5 dicas importantes para quem está começando a empreender

8
62 Flares 62 Flares ×

5 dicas importantes para quem está começando a empreenderVocê quer abrir seu próprio negócio? Então saiba que você vai entrar em um novo mundo de possibilidades e desafios, onde muitas pessoas também querem ser empreendedoras e geralmente o são. Uma pesquisa recente mostrou que o Brasil é o país com o maior número de empreendedores do mundo, pena que a maior partes destas novas empresas acabam falindo com o tempo. Fruto de escolhas mal feitas e despreparo dos empreendedores.

Mas então quais são as ações que podem fazer com que você saia deste trágico destino e faça com que sua empresa se sobressaia no mercado? Bom, acredito que cada empreendedor que já passou por isto tenha uma resposta diferente. Podem falar sobre a parte técnica; a importância de saber como criar um plano de negócios, de ficar de olho no fluxo de caixa, de desenvolver uma boa política de compras e pagamentos, ou de ter ferramentas de CRM, etc. Porém, hoje vou falar um pouco das características humanas que considero importantes para o sucesso da empresa:

Fique de olho nas oportunidades e não as deixe escapar: A história nos mostrou que muitas pessoas perderam boas chances de fazer excelentes investimentos em novos negócios por não acreditarem em novas idéias, então fique de olho e tente entender bem uma nova idéia antes de descartá-la. A percepção aguçada para novos negócios é uma grande qualidade do investidor de sucesso.

Olhe mais para si mesmo: Muitas vezes nós mesmos somos a grande oportunidade de negócio que procuramos. Nossas vivências, experiências, conhecimentos, nossa personalidade, tudo isto pode proporcionar um diferencial competitivo ao negócio. Se você é educado e lida bem com pessoas, poderá desenvolver uma boa equipe de vendas, se é analítico com certeza poderá ter uma boa consultoria, por isso veja sempre você mesmo como uma ferramenta importante em seu negócio. O auto conhecimento também é fundamental na hora de empreender.

Faça o que realmente gosta: Quando tiver sua empresa, algo será inevitável, o trabalho duro. É um erro a pessoa que inicia um novo negócio achar que vai trabalhar pouco. Ela, provavelmente, vai trabalhar o dobro do que se fosse contratada, porém nada motiva mais o empreendedor do que se sentir bem com seu trabalho, fazendo algo prazeroso. Então, se você gosta muito de motos, por exemplo, pode pensar em ter um negócio voltado para esta área, o entusiasmo vai proporcionar um gás extra para estar sempre se qualificando, se informando e fazendo o melhor em seu trabalho.

Melhorar algo que já é bom: A Apple lança uma nova versão do Iphone atrás da outra, e isto não é por acaso. Em um mercado em que a tecnologia evolui muito rápido, obrigando revisões constantes dos produtos, a principal razão deste aperfeiçoamento é não permitir que os concorrentes façam um produto similar mas com características funcionais superiores. O interessante é que as empresas não tentam criar barreiras para novos entrantes no mercado. Por isso, tente ver boas idéias que não estão sendo usadas com todo vigor e procure aperfeiçoar e transformar esta idéia em algo ainda melhor.

Sucesso é algo que vem com o tempo: Possivelmente, você não terá lucro antes dos 2 anos de vida de um novo negócio, poderá quebrar neste período ou então pode demorar uns 5 a 10 anos para dobrar o tamanho da empresa. Quase tudo relativo aos negócios leva tempo, então seja paciente e fique de olho no seu planejamento, a impaciência e a imprudência podem ser fatais ao seu negócio.

Gostaram das dicas? Então agora é com vocês! Deixem aqui dicas para quem esta começando, bem como as características que acham essenciais para a construção de um negócio de sucesso. Participem!

8 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do artigo Cláudio. Gostaria de acrescentar que hoje no empreendedorismo é fundamental a inovação. Tanto na criaçao de um novo bem ou serviço como na diferenciaçao deste.

  2. Obrigado pelo comentário luis. Realmente o foco na inovação é um dos caminhos que levam a diferenciação nos novos negocios, e principalmente a perpetuação do mesmo, exemplos como o da 3M é um exemplo disto.

  3. A inovação define muitos caminhos que as empresas tomam. A diferenciação em produtos e serviços, sem dúvidas, passa por este processo de buscar novas soluções para problemas antigos.

    Obrigado pelos comentários.

  4. olar,muito legal cara,tenho 23 anos e pretendo cursar administraçâo de empresas, para usar esses conhecimentos em minha loja de motopeças. sou criativo, procuro senpre inovar e me diferençiar da concorrencia, atendendo bem os clientes, e oferecendo uma grande variedade, para ele ter opçôes. acho quê este curso pode me ajudar a melhorar meus serviços.

    • Com certeza George! A administração vai possibilitar você a ver sua empresa com outros olhos, alem de te dar embasamento para ações que possibilitem sua empresa a crescer. E qualquer duvida sempre visite o sobre administração!

  5. Parabens! muito boa as dicas. sou microempresario e preciso mesmo de ler coisas desse tipo até mesmo porqe acabei de abrir minha empresa.

  6. Olá. Fui desligado da empresa onde trabalhava e neste tempo surgiu uma oportunidade de comprar uma cafeteria. A idéia me animou, mas não sei por onde começar, o que perguntar, quais as informações importantes que devo receber para poder tomar a decisão. Lendo esta matéria achei que poderia obter ajuda com vocês… Obrigado.

Deixe um comentário