O uso de jogos para a aprendizagem não é novo, mas é uma metodologia em ascensão, especialmente no âmbito de negócios. A maioria deles através de situações fictícias ensina lições reais que são totalmente aplicáveis à vida real. Mesmo o jogo de plataforma mais simples requer tomada de decisões, uma situação que muitas vezes determina o sucesso ou fracasso do jogador e da partida.

O mercado oferece infinitas possibilidades, aqui se apresentam algumas das mais representativas:

Tetris

É um jogo criado por um programador russo, em 1985, que se tornou um fenômeno na década de 90, atingindo vendas de mais de 34 milhões de cópias. O Tetris consiste em pegar as peças de diferentes formas que aparecem aleatoriamente e organizá-las para obter linhas. Uma vez que a linha é formada, os pontos são alcançados e a velocidade do jogo aumenta.

Em alguns estudos, foi provado que este jogo de quebra-cabeça é capaz de aumentar a capacidade cerebral de uma pessoa. Em outros casos, há aqueles que argumentam que o Tetris ensina a pensar positivamente, uma vez que uma peça aparece, se move e gira, para transformá-la em algo positivo.

O jogo tem uma aceitação mundial inesgotável, tanto que atualmente está disponível para consoles e chegou a ter versões para PC, tablet e telefones celulares. Outros títulos a citar, relacionados ao desenvolvimento cognitivo do ser humano podem ser: Brain Age, Flash Focus ou Sudoku.

Plants vs Zombies

Este jogo desenvolvido e lançado em 2009, exige do usuário o cultivo de plantas defensivas para manter os zumbis longe da sua casa. Pode ser tomado como uma proposta que exige do jogador, o uso das capacidades de previsão e planejamento estratégico em tempo real.

Ambas habilidades são essenciais na vida profissional e pessoal de qualquer ser humano. É muito útil reconhecer quando é necessário dar um passo à frente na vida e nos negócios, e encontrar assim o caminho para atingir os objetivos estabelecidos.

Jogos de Casino

Dentro da categoria dos jogos de fortuna e azar, jogar poker online é um exercício útil para pôr em funcionamento nossas habilidades mentais e reduzir a deterioração cognitiva que vem, por exemplo, com o envelhecimento. Ao mesmo tempo, as regras do pôquer estabelecem um marco de ação que pode ser muito útil em outras áreas que precisam de negociação.

Por outro lado, desenvolver a percepção do que acontece no ambiente da mesa de jogo, ensina ao cérebro a calcular as diferentes probabilidades de tomar uma decisão específica.

Assassin’s Creed ou Call Of Duty

Se diz que alguns jogos eletrônicos de ação melhoram as habilidades sensório-motoras das pessoas, ou seja, seus reflexos, espaço perceptivo e coordenação. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto e outro pela Universidad de Deakin em Melbourne descobriram que a aprendizagem dessas habilidades era superior em gamers. Vantagem que ajudaria a eles no futuro, a ter um melhor desempenho em tarefas técnicas ou de precisão de movimentos. Ao mesmo tempo, também são desenvolvidas a visão aguda e atenção aos detalhes.

Cubo de Rubik

Armar o cubo mágico não só fornece um passatempo, também ajuda ao desenvolvimento intelectual das pessoas trabalhando diretamente com o cérebro. Se diz que, como o xadrez, melhora a psicomotricidade, a intuição e a memória.

O desafio é perceber a realidade, apreciar as cores, as direções e as relações espaciais, uma questão muito útil para aqueles que se movimentam no mundo da matemática ou das finanças.

O cubo de Rubik é um quebra-cabeça tridimensional inventado por um professor húngaro em 1974. Suas faces são divididas em quadrados da mesma cor, que se articulam e podem mudar de posição. O cálculo da venda deste brinquedo no mundo todo, se aproxima aos 350 milhões de até hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here