Para abrir um negócio é preciso ter uma estratégia financeira muito bem montada, avaliando os custos possíveis, as previsões para investimentos, os gastos com material, equipamento, pessoal etc.

Mas talvez mais importante do que saber o quanto irá gastar, é saber como você irá conseguir todo este dinheiro em pouco tempo. Se você não está preparado para tomar empréstimos milionários, dependendo do tamanho do negócio que deseja iniciar, é importante que você comece a poupar desde já, a fim de investir no negócio dos seus sonhos de forma responsável e contínua.

A seguir listamos 5 passos que irão te ajudar a juntar dinheiro e abrir o seu próprio negócio em pouco tempo. Confira:

Passo 01: Organize-se financeiramente
Antes de tudo é preciso se organizar, colocar na ponta do lápis todas as receitas e, principalmente, as despesas e dívidas que você possui. Trace uma estratégia clara e objetiva para sanar estas dívidas, com prazos possíveis de serem atingidos.

Inicie um processo de poupar mais do que gastar o mais cedo possível. Procure diminuir os gastos supérfluos, controle seu lado gastador e poupe o máximo que puder por mês a fim de atingir sua meta antes do previsto.

No mercado, existem inúmeros aplicativos para computador e celular que podem te ajudar a organizar sua vida financeira, categorizando seus gastos, receitas e as previsões de economia mensal como a Mobills e o Meu Dinheiro. Utilize a tecnologia a seu favor.

Passo 02: Defina o montante necessário
Com sua vida financeira organizada, é hora de definir os detalhes do negócio que você pretende abrir. Escolha o seu nicho de atuação com cuidado, analise o mercado e defina o montante necessário para iniciar o seu negócio.

É muito importante ser realista e levar em consideração todo e qualquer tipo de gasto no curto, médio e longo prazo, para não ter surpresas desagradáveis no futuro. E é aqui que muitos empreendedores cometem seu maior erro, fazendo uma previsão errada dos gastos, gerando uma obrigação muito maior do que aquela que ele pode se comprometer.

Conheça uma planilha que irá ajudar você a calcular o dinheiro necessário para abrir a sua empresa clicando aqui.

Passo 03: Crie uma conta de investimentos
Nem só da poupança vive o homem. Quando o assunto é investimento, a grande maioria da população brasileira não conhece as opções disponíveis no mercado. Hoje já é possível investir seu dinheiro com retornos muito maiores que as oferecidas pela poupança tradicional, disponível no seu banco.

Por isso, procure uma empresa especializada em gestão de investimentos para te apresentar as opções que melhor se adéquam aos seus objetivos e que tenha um rendimento superior a inflação. A Start Investimentos, por exemplo, é uma gestora que oferece uma plataforma de investimentos em que os rendimentos são maiores que os da poupança e com o mesmo nível de risco, para pessoas de todos os níveis econômicos que não sabem como investir mas percebem que precisam investir melhor.

Na Start você pode aplicar e resgatar o seu dinheiro a qualquer momento, com uma rentabilidade muito acima da oferecida pela poupança, previdência privada, entre outros. Além disso, você não precisa entender sobre investimentos e nem precisa de tempo para investir, uma vez que a plataforma faz todo o serviço para você.

Passo 04: Mantenha-se na linha
Agora que você já possui uma conta de investimentos, é necessário manter sua frequência de depósitos sempre que possível, a fim de aumentar o montante e garantir que os juros trabalhem cada vez mais a seu favor.

Quanto mais você poupar e investir, mais rápido você será capaz de realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Mantenha-se sempre na linha, com seus objetivos em mente, criando formas de aumentar sua renda e diminuir suas despesas.

Passo 05: Continue juntando dinheiro
Mesmo após abrir o seu negócio, é necessário continuar economizando dinheiro não só para “girar” o negócio, como também para estar preparado para os momentos de crise, ou mesmo para realizar investimentos pontuais necessários ao crescimento do negócio.

Muitos empreendedores acabam por deixar de lado os investimentos em algum momento, principalmente quando o negócio está dando certo, voltando a gastar de forma desordenada etc. Não cometa este erro! Crie o hábito de economizar sempre para poupar e investir em seu negócio, mantendo-o em constante evolução.

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom! Concordo plenamente e acredito que o empreendedorismo aliado aos investimentos formam o melhor caminho para quem deseja conquistar uma vida livre em termos geográficos e de tempo. Valeu!

  2. No Empreendedorismo é necessário ter disciplina e uma reserva de dinheiro. No meu caso, eu saí do meu trabalho para trabalhar no meu negócio próprio. Ainda não atingi o patamar que eu desejo, mas, em breve, eu acredito que eu consiga. Agora… a flexibilidade de tempo é incrível. Enfim, eu estou adorando ser empreendedora.

  3. Olá , Bom Dia !!

    Não está dando certo para cadastrar no link que você sugeriu. E quanto as dicas , muito obrigado agregou muito para mim e minha futura empresa rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here