Início de ano é aquela época boa de férias, carnaval, diversão, descanso etc. Mas, infelizmente, não é só isso! É nesta época também que muita gente inicia uma faculdade, ou retorna das tão sonhadas férias para a sala de aula. E é sempre bom que você esteja preparado para entrar o novo ano letivo com o pé direito, focado nos estudos e pronto pra encarar as dificuldades do ano.

Este é você, indo para faculdade.

Por isso, trago hoje algumas dicas básicas para você começar bem a sua faculdade. E sem demagogias, pois sei bem como é a vida nas universidades. rs Vamos lá:

Esqueça as férias

A primeira dica é deixar para trás tudo que você viveu nas férias, os momentos de diversão de descanso e de cochilos no sofá no horário que deveria estar na faculdade. Comece as aulas pensando no que vem pela frente, não no que deixou em casa. Senão, é bem provável que você se pegue dormindo na mesa durante aquela aula de matemática financeira, de tanta preguiça que deu lembrar dos cochilos nas férias. Estar sempre alerta é a ordem na primeira semana de aula, até porque se você for calouro, já sabe né?

Esteja animado para as aulas

Eu sei que é muito difícil, mas é necessário. Você precisa entender que o novo ano letivo te reserva muitas surpresas, boas e não tão boas. Mas o ânimo em encarar isso tudo com vontade te ajuda a vencer os obstáculos e chegar ao final de mais um período com boas notas na bagagem. Por isso, ânimo! São só as aulas que estão começando, não é o fim do mundo não. Já passei por 4 anos de faculdade e sei como é complicado, mas acredite, se você for pra sala de aula desanimado, tudo será bem pior.

Saiba o que deve ser feito

Vá para a faculdade sabendo quais disciplinas terá no primeiro dia de aula e nos seguintes também. Caso não consiga saber antes, chegue alguns minutos antes do início da aula e procure se informar sobre sala de aula, andar, prédio, horários, professores etc. Evite o tumulto do primeiro dia em frente ao quadro de avisos, planeje-se e tenha uma primeira semana de aula bem mais tranquila.

Faça amizades

Aproveite o primeiro dia de aula para se enturmar com as pessoas da sua sala de aula. É importante que você construa um bom network desde o início do período letivo. Isto o deixará mais à vontade em sala e lhe ajudará na hora de realizar um trabalho em dupla ou em grupo. Além, claro, de facilitar na hora de pedir uma ajuda com a matéria X ou Y na hora do desespero que virá. E se você está voltando das férias, aproveite os primeiros dias pra colocar o papo em dia com os amigos, de preferência nos intervalos das aulas.

Conheça bem os professores

Aproveite a primeira semana de aula para conhecer também os seus professores. Analise seus comportamentos, opiniões, atitudes etc. Estas informações serão valiosas para que você saiba como lidar com eles durante todo o semestre. Assim, você garante um começo de ano bem mais tranquilo e com novas amizades com os professores. Na faculdade, diferentemente do ensino médio, eles costumam ser presença constante nas festas e bares durante o período. rs

Foto meramente ilustrativa. Ou não. 🙂

Dedique-se!

Faculdade não é só festa. Esta é uma verdade que, infelizmente, alguns alunos demoram alguns meses para descobrir. Por isso, comece o curso sabendo que muitos momentos difíceis virão. Você precisará fazer milhares de trabalhos, apresentações, resumos, resenhas e, no final de tudo, terá ainda que fazer uma monografia digna de nota 10. Por isso, antecipe-se ao sofrimento e dedique-se ao máximo à sua faculdade. Pode parecer bobagem, mas esta é a dica mais importante que podemos te dar.

É isso, pessoal. Estas foram algumas dicas básicas que farão com que você comece a faculdade com o pé direito. Muitas delas você já conhece, mas nunca é demais relembrar, não é mesmo? Coloque-as em prática e você verá como fazem toda a diferença.

Boa sorte e bom início de faculdade!

5 COMENTÁRIOS

  1. Dicas importantes essas! Gostei bastante. Irei começar na universidade de administração, e estou um pouco perdida. As dicas irão ajudar-me bastante. Beijos e ótimo blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here