8 Filmes essenciais para sua vida profissional

por Marcella München*

O cinema não é apenas uma fonte de distração e de diversão para as pessoas. Na verdade, através do cinema é possível aprender sobre uma série de coisas e também ampliar os horizontes quando o assunto é a vida profissional.

Aliar o cinema às reflexões sobre a sua carreira profissional é uma boa forma de incentivar as pessoas a pensar sobre os rumos do seu trabalho. Por isso, hoje preparamos uma lista com algumas opções de filmes com histórias interessantes para motivar o pensamento sobre as funções que são desempenhadas no trabalho!

Confira a seguir uma lista com os filmes que aliam diversão e reflexão sobre trabalho:

1. Coach Carter – Treino Para a Vida

O primeiro filme é “Coach Carter – Treino Para a Vida”. Esse é um filme baseado em fatos reais e de perseverança e da conquista do respeito. Ken Carter (Samuel L. Jackson), é um treinador de basquete que começa a treinar o time de um colégio. Contudo, ele coloca no mesmo nível de importância o desenvolvimento esportivo do time e seu desempenho nos estudos, não agradando aos pais e à Direção.

Assistindo ao filme é possível perceber como pode ser difícil conquistar o respeito das pessoas que estão ao redor e que podem achar que o trabalho que se desempenha não é relevante o suficiente ou que deveria ser realizado de outro jeito. Contudo, é aqui que entra a perseverança.

2. A Grande Virada

O segundo filme é o “A Grande Virada” que conta a trajetória de Bobby Walker, vivido por Ben Affleck. Ele tem uma vida bem estruturada, inclusive financeiramente, e isso muda quando ele perde o emprego pela diminuição de pessoal pela qual passa a empresa na qual ele trabalhava.

Walker e seus dois amigos demitidos precisam pensar em como estruturar suas vidas, e essa é uma atitude importante na vida profissional: a capacidade de se reerguer e de superar crises. Muitas vezes, é possível ampliar os horizontes a partir de uma crise e a procura por novas opções pode ser um momento de busca por si mesmo e pelos seus objetivos.

3. Um Domingo Qualquer

O terceiro filme é “Um Domingo Qualquer”. O enredo fala sobre o futebol americano e o grande lucro que ele proporciona anualmente. Contudo, o filme mostra uma visão dos bastidores e isso é importante na vida profissional: não se focar nas aparências, mas na essência das pessoas e das empresas com as quais se quer fechar uma parceria. É preciso conhecer a fundo onde se investe tempo e energia.

4. O Sorriso de Monalisa

O quarto filme da lista é o “O Sorriso de Monalisa”. O filme conta a trajetória de Katharine Watson (Julia Roberts), professora contratada para dar aulas de Artes em um colégio. Porém, ela não concorda com o conservadorismo imposto e começa uma luta contra ele. Na vida profissional pode ser que as pessoas se deparem com situações parecidas. Dessa forma, é necessário um esforço para mudar as coisas que incomodam.

5. Forrest Gump – O contador de histórias

O próximo item é o famoso “Forrest Gump – O contador de histórias”. Nele, um rapaz com um QI considerado baixo, conta a história dos Estados Unidos nos últimos 40 anos, marcando presença em momentos essenciais. Contudo, ele não esquece o amor da sua infância. Na vida profissional não se pode subestimar ninguém, como podem ter feito com Gump pelo seu baixo QI. As pessoas surpreendem e isso deve ser explorado.

6. Ritmo Total

O sexto item é “Ritmo Total”. No filme, um jovem negro ganha uma bolsa de estudos para uma faculdade de Atlanta, onde as bandas de marcha têm muito prestígio. Contudo, o ex-baterista das marchas passa a buscar fatos obscuros da vida desse jovem.

Na vida profissional as pessoas podem se incomodar com o sucesso das outras e buscar formas de atrapalhar e criar problemas, sendo preciso estar preparado para lidar com esse tipo de situação. Além disso, quem toma decisões e ações corretas diminui as brechas para que as pessoas insatisfeitas alcancem sucesso.

7. Sociedade dos Poetas Mortos

O próximo item é o “Sociedade dos Poetas Mortos”. O filme fala de um professor de Literatura que revoluciona a forma de ensinar e de lidar com os alunos: incentivando-os a refletir, o que incomoda a direção da escola. Na vida profissional pode haver a necessidade de revolucionar o trabalho ou a forma de desenvolvê-lo, sendo preciso ter em mente que algumas pessoas podem ficar insatisfeitas.

8. À Procura da Felicidade

O último filme é “À Procura da Felicidade”. No filme, Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que passa por problemas financeiros. Quando sua mulher decide deixá-lo, ele passa a cuidar sozinho do seu filho. Apesar de ser estagiário em uma corretora, a situação piora quando eles são despejados. Mesmo assim, Gardner não desiste de alcançar o objetivo de melhorar a sua vida e a de seu filho, além de passar a ele valores de honestidade.

Além da perseverança em meio aos problemas, esse filme traz um valor muito importante: a permanência na honestidade mesmo quando a situação é a pior possível. Mesmo passando por tanta privação, Gardner não deixa de ser honesto ou de acreditar que as coisas darão certo e de passar isso ao filho e não se corromper é uma coisa muito importante na vida profissional.

*Marcella München é uma futura publicitária de 25 anos, que estuda Comunicação Social na Universidade Anhembi Morumbi. Ela já cursou 2 anos de Jornalismo na mesma instituição, mas hoje a paixão por escrever se tornou um hobby que pratica nas horas vagas. Caso queiram entrar em contato com ela, basta mandarem um e-mail para: marcellamunchen@gmail.com.