por Marcella München*

O cinema não é apenas uma fonte de distração e de diversão para as pessoas. Na verdade, através do cinema é possível aprender sobre uma série de coisas e também ampliar os horizontes quando o assunto é a vida profissional.

Aliar o cinema às reflexões sobre a sua carreira profissional é uma boa forma de incentivar as pessoas a pensar sobre os rumos do seu trabalho. Por isso, hoje preparamos uma lista com algumas opções de filmes com histórias interessantes para motivar o pensamento sobre as funções que são desempenhadas no trabalho!

Confira a seguir uma lista com os filmes que aliam diversão e reflexão sobre trabalho:

1. Coach Carter – Treino Para a Vida

O primeiro filme é “Coach Carter – Treino Para a Vida”. Esse é um filme baseado em fatos reais e de perseverança e da conquista do respeito. Ken Carter (Samuel L. Jackson), é um treinador de basquete que começa a treinar o time de um colégio. Contudo, ele coloca no mesmo nível de importância o desenvolvimento esportivo do time e seu desempenho nos estudos, não agradando aos pais e à Direção.

Assistindo ao filme é possível perceber como pode ser difícil conquistar o respeito das pessoas que estão ao redor e que podem achar que o trabalho que se desempenha não é relevante o suficiente ou que deveria ser realizado de outro jeito. Contudo, é aqui que entra a perseverança.

2. A Grande Virada

O segundo filme é o “A Grande Virada” que conta a trajetória de Bobby Walker, vivido por Ben Affleck. Ele tem uma vida bem estruturada, inclusive financeiramente, e isso muda quando ele perde o emprego pela diminuição de pessoal pela qual passa a empresa na qual ele trabalhava.

Walker e seus dois amigos demitidos precisam pensar em como estruturar suas vidas, e essa é uma atitude importante na vida profissional: a capacidade de se reerguer e de superar crises. Muitas vezes, é possível ampliar os horizontes a partir de uma crise e a procura por novas opções pode ser um momento de busca por si mesmo e pelos seus objetivos.

3. Um Domingo Qualquer

O terceiro filme é “Um Domingo Qualquer”. O enredo fala sobre o futebol americano e o grande lucro que ele proporciona anualmente. Contudo, o filme mostra uma visão dos bastidores e isso é importante na vida profissional: não se focar nas aparências, mas na essência das pessoas e das empresas com as quais se quer fechar uma parceria. É preciso conhecer a fundo onde se investe tempo e energia.

4. O Sorriso de Monalisa

O quarto filme da lista é o “O Sorriso de Monalisa”. O filme conta a trajetória de Katharine Watson (Julia Roberts), professora contratada para dar aulas de Artes em um colégio. Porém, ela não concorda com o conservadorismo imposto e começa uma luta contra ele. Na vida profissional pode ser que as pessoas se deparem com situações parecidas. Dessa forma, é necessário um esforço para mudar as coisas que incomodam.

5. Forrest Gump – O contador de histórias

O próximo item é o famoso “Forrest Gump – O contador de histórias”. Nele, um rapaz com um QI considerado baixo, conta a história dos Estados Unidos nos últimos 40 anos, marcando presença em momentos essenciais. Contudo, ele não esquece o amor da sua infância. Na vida profissional não se pode subestimar ninguém, como podem ter feito com Gump pelo seu baixo QI. As pessoas surpreendem e isso deve ser explorado.

6. Ritmo Total

O sexto item é “Ritmo Total”. No filme, um jovem negro ganha uma bolsa de estudos para uma faculdade de Atlanta, onde as bandas de marcha têm muito prestígio. Contudo, o ex-baterista das marchas passa a buscar fatos obscuros da vida desse jovem.

Na vida profissional as pessoas podem se incomodar com o sucesso das outras e buscar formas de atrapalhar e criar problemas, sendo preciso estar preparado para lidar com esse tipo de situação. Além disso, quem toma decisões e ações corretas diminui as brechas para que as pessoas insatisfeitas alcancem sucesso.

7. Sociedade dos Poetas Mortos

O próximo item é o “Sociedade dos Poetas Mortos”. O filme fala de um professor de Literatura que revoluciona a forma de ensinar e de lidar com os alunos: incentivando-os a refletir, o que incomoda a direção da escola. Na vida profissional pode haver a necessidade de revolucionar o trabalho ou a forma de desenvolvê-lo, sendo preciso ter em mente que algumas pessoas podem ficar insatisfeitas.

8. À Procura da Felicidade

O último filme é “À Procura da Felicidade”. No filme, Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que passa por problemas financeiros. Quando sua mulher decide deixá-lo, ele passa a cuidar sozinho do seu filho. Apesar de ser estagiário em uma corretora, a situação piora quando eles são despejados. Mesmo assim, Gardner não desiste de alcançar o objetivo de melhorar a sua vida e a de seu filho, além de passar a ele valores de honestidade.

Além da perseverança em meio aos problemas, esse filme traz um valor muito importante: a permanência na honestidade mesmo quando a situação é a pior possível. Mesmo passando por tanta privação, Gardner não deixa de ser honesto ou de acreditar que as coisas darão certo e de passar isso ao filho e não se corromper é uma coisa muito importante na vida profissional.

*Marcella München é uma futura publicitária de 25 anos, que estuda Comunicação Social na Universidade Anhembi Morumbi. Ela já cursou 2 anos de Jornalismo na mesma instituição, mas hoje a paixão por escrever se tornou um hobby que pratica nas horas vagas. Caso queiram entrar em contato com ela, basta mandarem um e-mail para: marcellamunchen@gmail.com.

4 COMENTÁRIOS

  1. O melhor de todos na minha humilde opinião com certeza é o à procura da felicidade…No final quando ele recebe a noticia de contratação sempre me dá arrepio..rsrs
    Acho que é um filme que inspira qualquer um a lutar até conseguir seus objetivos…

    Gostaria de incluir nessa lista o filme “Erin Brockovich” (Julia Roberts)…Mãe solteira, sem formação, que decide entrar num caso contra uma empresa pela contaminação das águas de uma região que afetou as pessoas moradoras do local..Ela luta tanto que acaba se tornando advogada depois…Muito bom!

  2. Uma bela seleção, realmente.
    Entretanto, há alguns outros bons filmes que trazem temas e situações que podem servir de aprendizado em nossa vida profissional.
    Filmes como o divertido “Presente de Grego”, o tenso “Hotel Ruanda” e a até “O Diabo veste Prada” são bons exemplos.

  3. “À procura da felicidade” é um filme que consegue, ao mesmo tempo, motivar e emocionar. O filme é coroado com a cena em que ele é contratado, contém a emoção e sai da sala com ar vencedor, não sobre os outros competidores, mas sobre si mesmo e todas as dificuldades que passou para construir sua vitória. Muito bom o artigo. Eu incluiria nesta lista o filme “Homens de honra”, também emocionante e motivador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here