* por Dalmir Sant’Anna

Você observou que há profissionais, que esqueceram que no próximo dia 10 de agosto é comemorado o Dia dos Pais? Parou para refletir, no quanto os profissionais de vendas que fazem parte da sua equipe, estão treinados para receber filhos indecisos em comprar? Já analisou o quanto o comércio está preparado para este dia? E qual a importância desta data, para novas estratégias de argumentações e aumento no volume das vendas?

O Dia dos Pais tem origem há mais de 4.000 anos, na antiga Babilônia, quando um jovem chamado Elmesu Moldeu esculpiu em argila, um cartão desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai. No Brasil, a data foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering, sendo festejada pela primeira vez, em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Com base neste conceito histórico, observe que é possível preparar uma campanha, capacitando a equipe de vendas para oferecer sugestões atrativas ao público alvo e trabalhar paralelamente, a oportunidade de agregar valor oferecendo diferenciais competitivos para atrair novos clientes.

DSC05191  - Gravatas - era louca pra fotografar essa loja!!! foi escondido mas consegui!!! by Ana_Cotta.

• O profissional de vendas capacitado oferecerá sugestões – Preparar sua equipe de vendas para o público comprador é fundamental para expansão do volume de vendas, levando em consideração que grande parte das compras é realizada por mulheres e filhos, preocupados com a aquisição da melhor opção de presente. O profissional de vendas capacitado oferecerá sugestões de produtos conforme o poder aquisitivo de cada cliente, bem como, fortalecerá o compromisso de apresentar alternativas de sugestões, levando em consideração que todo homem tem uma característica, gosto, hábito, personalidade e costume particular conforme a idade, regionalismo e área de atuação profissional. Para contribuir com a capacitação da equipe de vendas, faça uma reunião apresentando as estratégias que serão utilizadas (decoração, vitrine, mostruários, catálogos, parceiros, campanha promocional), bem como, apresente a relevância destas mudanças para esta data comemorativa tendo como objetivo, criar um tema com o uso de personagens históricos, aspectos do relacionamento familiar e imagens emotivas de harmonia entre pais e filhos.

• Trabalhar para complementar o presente escolhido – A preparação da equipe de vendas, para esta data significativa, deve contar com a preocupação em agregar valor ao presente que o cliente está adquirindo, disponibilizando significativos diferenciais competitivos. É fundamental desta maneira, lembrar de oferecer junto ao presente, cartões comemorativos a esta data, outras peças de roupa, acessórios que complementem o presente escolhido, como flores, vinho ou bombons. Entretanto, caso sua empresa não disponibilize deste diferencial, uma alternativa interessante é buscar parceiros comerciais, como por exemplo, uma floricultura ou papelaria, que poderão ser excelentes alternativas para agregar valor, mostrando ao seu cliente que além do produto, sua equipe de vendas está proporcionando que este presente seja ainda mais grandioso.

As duas dicas apresentadas acima necessitam estar interligadas a diversidades de estoques e o compromisso de entrega, com ênfase em encantar cada cliente através do diferencial no atendimento e na preparação da equipe de vendas. Há empresários que para criar um clima de descontração no ambiente de trabalho no Dia dos Pais, estarão substituindo o uniforme por camisas de times de futebol, com o objetivo de criar uma aproximação com o público alvo. Realize uma reunião e enfatize a relevância de enaltecer a abordagem a conhecer as reais necessidades do cliente, bem como, o perfil do homem que estará recebendo o presente, permitindo viabilizar a geração do fechamento da venda através de informações seguras e confiáveis.

* Dalmir Sant’Anna – Palestrante Mágico®, autor do livro “Menos pode ser Mais” (editora Odorizzi), mágico profissional, pós-graduado em Gestão de Pessoas e bacharel em Comunicação Social. Especialista e pesquisador na área de Gestão com Pessoas. Visite o site: www.dalmir.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here