A importância de um bom relacionamento empresa-funcionário

Cada vez mais o relacionamento empresa-funcionário se torna importante no ambiente empresarial. Não só porque a organização tem este tipo de “obrigação” de cuidar de seus colaboradores, mas porque elas entenderam que mantendo um bom relacionamento com seus funcionários, eles trabalham melhor e mais comprometidos com os objetivos da empresa.

Há quem diga que manter um bom relacionamento com os funcionários só dá certo em empresas de pequeno porte, com poucos funcionários etc. Mas o que vemos nos dias de hoje é um movimento das grandes empresas em direção à uma relação mais estreita com seus funcionários, através de programas internos de relacionamento, como atividades executadas em conjunto em um evento interno, por exemplo.

Um belo e inovador exemplo desta preocupação de empresas de grande porte com seus colaboradores é o caso da Natura, empresa de origem brasileira atuante na América Latina e Europa, que criou um programa muito interessante para manter um vínculo maior com seus funcionários. Trata-se do Wiki-Histórias,  uma comunidade construída pelas lembranças de funcionários e ex-funcionários da Natura.

Este projeto visa coletar histórias de diferentes épocas, contadas pelos próprios funcionários da Natura nestes 40 anos de existência. Esta iniciativa será complementada, ainda, com um livro sobre a trajetória da empresa, reunindo os relatos de colaboradores de todas as partes do Brasil. Uma bela forma de reconhecer a importância daqueles que fizeram e fazem parte da história da empresa, não? Bem legal.

Uma das coisas legais deste projeto é a possibilidade de qualquer pessoa poder ler estas histórias e comentá-las, aumentando a interação entre a empresa e seus clientes, além dos funcionários, claro. Criando uma grande rede em torno das histórias contadas por seus colaboradores em todos estes anos de dedicação à empresa.

Esta, sem dúvidas é uma iniciativa que servirá de exemplo para muitas empresas que buscam uma interação maior com seus colaboradores, fazendo-os relembrar boas histórias que viveram na organização, aproximando-os de seus colegas de trabalho, gerentes, gestores etc. Para saber mais sobre o Natura Wiki-Histórias, acesse o site. É um projeto que vale à pena incentivar e participar!

E você, conhece outros programas que estreitam as relações entre empresas e funcionários? Conte pra nós, comente!