A importância do estágio para os estudantes

1
441 Flares 441 Flares ×

O estágio é um processo de aprendizagem muito utilizado pelas universidades e empresas nos dias de hoje. Ele permite que os alunos, dos mais diversos cursos universitários, vivenciem experiências profissionais indispensáveis para o desenvolvimento de sua carreira.

Através do estágio, o aluno poderá encontrar o conteúdo teórico que aprendeu na faculdade, aplicado na prática. Poderá comparar o planejamento e a execução de tarefas, procedimentos, reuniões, convenções, processos de produção etc. Cada tipo de empresa poderá ofertar uma série de novas experiências para os alunos.

Saiba mais:

Durante este período de experimentação e vivenciação, o estudante poderá também conviver com profissionais gabaritados, com anos de experiência em seus serviços, cheios de conselhos para dar aos mais novos. Poderá também participar de atividades corriqueiras do dia a dia da profissão que escolheu, vivenciando situações em que poderá vislumbrar seu futuro como profissional da área.

A importância do estágio para os estudantes

O estágio funciona como um verdadeiro complemento ao aprendizado de sala de aula, proporcionando uma nova abordagem ao conhecimento que foi passado pelo professor através de provas, trabalhos, seminários etc. Assim, a retenção dos ensinamentos por parte do aluno é muito maior, uma vez que ele vê tudo acontecendo na prática, nas mais diversas situações. É muito comum ao estagiário lembrar em sala de aula daquilo que realiza no estágio e vice-versa.

Enfim, são inúmeros e indiscutíveis os benefícios e vantagens de se fazer um estágio durante a graduação. Você adquire experiência, conhece novos profissionais, vivencia situações de trabalho de sua futura profissão e, ainda, recebe uma bolsa-auxílio para isso. É através do estágio, também, que o aluno pode conseguir seu primeiro emprego na profissão em que escolheu. Não raro, os estagiários são efetivados em suas funções antes mesmo do fim da faculdade.

Por isso, é importante que o aluno se dedique ao máximo ao estágio, cumpra suas funções com comprometimento e responsabilidade e adquira o máximo de experiência que puder. Tenho certeza que ao final do estágio, você será um profissional muito mais bem preparado para o mercado de trabalho, com grandes chances de ter sucesso na carreira.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário