Falar uma segunda língua, nos dias de hoje, é quase uma obrigatoriedade imposta pelas empresas que estão em busca de bons profissionais. Há alguns anos, falar inglês era um grande diferencial competitivo, mas hoje a coisa é um pouco diferente. Muitos processos de seleção para empregos e programas de trainee acabam por exigir que o candidato fale inglês quase que como a sua língua principal, aquela que você aprende desde pequeno.
O que sem dúvida alguma complica a vida de pessoas que ainda nem pensaram em iniciar um curso de idiomas. E quando a empresa exige o espanhol ou francês como “segunda” língua, além do inglês, o que fazer? Desespero na certa!
Por isso, você, enquanto estudante de administração, precisa se preparar para um mercado tão competitivo e exigente já no início da faculdade. Infelizmente, poucas são as pessoas que tem o privilégio de estudar uma segunda língua já no ensino médio, a grande maioria da população só tem contato com um segundo idioma bem mais tarde. Por isso, se você tiver alguma oportunidade, agarre com unhas e dentes e vá aprender um novo idioma. Ele é mais importante do que você imagina na carreira de Administrador.
E o idioma inglês é muito mais do que um simples diferencial competitivo no seu currículo, é também um grande aliado para que você expanda seus horizontes através de um intercâmbio, ou mesmo para auxiliá-lo em pesquisas pela internet, para conhecer pessoas novas ao redor do mundo etc. Bem como para ajudá-lo nas tarefas em sua empresa, como em conversas com profissionais estrangeiros, apresentações para investidores de outros países, visitas a sedes internacionais e muitas outras situações em que o inglês pode auxiliar os profissionais de Administração.
Então, para sintetizar o que falamos até aqui, vamos a uma pequena lista dos benefícios de se estudar inglês para os administradores:
- Vantagem competitiva no mercado de trabalho;
- Possibilidade de trabalho em outros países;
- Outra forma de se comunicar com novas pessoas;
- Expansão dos horizontes com viagens e/ou um intercâmbio;
- Alcance de melhores cargos e salários dentro da empresa;
- Status profissional dentro da empresa;
- Melhor desempenho em pesquisas acadêmicas na internet;
- Aumento em sua gama de experiências através de filmes, músicas e teatro em inglês;
- E muito mais.
A lista é extensa e pode variar de acordo com as suas ambições profissionais. O que gostaria de mostrar neste post é a importância de você estudar o inglês para alavancar a sua carreira como administrador, esteja você na faculdade, estagiando ou já formado, trabalhando. Nunca é tarde para aprender um novo idioma, mas se você começar mais cedo, melhor será o seu aprendizado e mais rápido poderá colher os frutos desta mudança no seu currículo. E se você tiver uma graninha extra sobrando aí, porque não ir passar uma temporada fora do país? O aprendizado do inglês em outro país é incomparável.
Dica extra
Mas tão importante quanto saber falar inglês fluentemente, é você dominar a língua portuguesa, nossa língua nativa, aquela que tanto maltratamos todos os dias com erros grotescos e absurdos. Você precisa dominar a fluência no português correto, independente de sua área de atuação. Senão, pode ser que aconteça com você a situação abaixo:

Brincadeiras a parte, o aprendizado de um novo idioma pode abrir muitas portas para todos, principalmente para os profissionais de administração, por isso, invista em você e na sua carreira, coloque em suas metas para 2012 iniciar um curso de inglês, ou mesmo voltar para aquele que você iniciou e depois abandonou. Poupe um dinheirinho por mês e invista em um curso de qualidade. Você vai ver como isso fará diferença em sua vida pessoal e profissional. Fica a dica!
Quer compartilhar sua opinião? Deixe um comentário abaixo, participe!
Excelente artigo.Quero muito voltar a fazer inglês, já larguei duas vezes por dar prioridade a outras coisas, parei no intermediário, gosto da língua e já perdi algumas oportunidades por falta de fluência.Assim que eu puder voltarei com força total.
Não deixe de retornar para o inglês, Cida! É realmente muito importante para os novos profissionais. Sempre que possível, dê uma lida em casa mesmo, em textos na internet, por exemplo. É uma forma de praticar o seu inglês e aprender cada vez mais, mesmo que fora de um cursinho.
Grande abraço e sucesso!
Adoro essas reportagem, são de fundamental importância para todos os estudantes de administração.
Muito obrigado, francineide!
Realmente inglês é de suma importância não só para administradores. Mas para todos os profissionais que pretendem investir na carreira. Faço contabilidade e estou tentando conciliar o emprego com estágio, para poder pagar o curso de inglês e iniciar até no máximo em março desse ano. Confesso que não gosto muito de inglês. Mas é necessário. Esse post só reforçou essa meta para esse ano. Excelente artigo.
Olá Samuel, tudo bom?
Fico muito feliz que nosso post tenha te animado a inciar o inglês. É meio chatinho no início, mas depois você pega o gosto e não quer mais parar. Espero que tenha muito êxito nessa jornada.
Obrigado pela visita e participação.
Grande abraço e volte sempre!
Assim como muitos pretendo começar um curso de inglês esse ano,
Desde o ano passado aprendo japonês sozinha com muita luta e continuo tentando aprender a cada dia um pouco mais. Com o inglês o jeito é um curso mesmo, aprender sozinha dois idiomas é muito peso pra min e também quero levar mais a sério ele por ser de grande necessidade no mercado.
Muito boa reportagem…percebo que estou no caminho certo para realização deste grande sonho/objetivo: ser uma administradora, e por que não ampliar meus horizontes e me lançar em um intercâmbio?!
Seria uma ótima coisa a se fazer, Vandréia. O intercâmbio é muito importante para a formação de um profissional. Se tiver oportunidade, faça!
Obrigado pela visita. Um abraço.
Vandreia se puder entre em contato comigo por favor via WhatsApp
+17327978231
Parabéns Gustavo, por mais um excelente artigo. Aprender outro idioma, além de todos os benefícios mencionados, ajuda a menter o cérebro em atividade independentemente da idade. Tenho 47 anos e estou estudando inglês.
Que ótimo, Ricardo! Realmente, aprender inglês é um grande exercício para a mente. Admirável sua iniciativa, espero que tenha um ótimo desempenho no inglês. Boa sorte em seus estudos e obrigado pela visita.
Um abraço!
Muito bom esta matéria, acabei de fazer minha matricula no curso de inglês, sei que é um grande investimento tanto na carreira quanto na vida pessoal!!!
Excelente iniciativa, Saulo. O inglês é fundamental nos dias de hoje. parabéns!
Creio que seja importante sim falar outra língua, mas não podemos nos enganar com as exigências de empresas. Mutas vezes exige-se um inglês avançado ou fluente, aí quando você consegue o emprego você só vê o inglês corporatês (aquele que alguns que se dizem administradores usam ao invés de usar a palavra correspondente em português), isso é muito chato.
Sou administrador formado, e certa vez na faculdade questionei isso a alguns professores e eles me disseram que “o mercado é assim mesmo, é um modelo que temos que nos adaptar”.
Me pergunto: Quem, senão os acadêmicos, estão mais aptos para propor mudanças de pensamento e de paradigmas ultrapassados??? acho que devemos sim aprender o ingles, o frances, o alemão, enfim, mas não devemos substituir a nossa lingua Portuguesa por nenhuma outra. Ou mudamos o mercado ou ele nos muda. Eu prefiro a primeira opção.
[…] e estrutura psicológica para assumir responsabilidades exigidas pelo mercado. Fluência em língua estrangeira e domínio de informática também já não são mais diferenciais como outrora. Para os […]
[…] idioma no dia-a-dia do cargo, ter este diferencial no currículo é muito importante.Leia também: A importância do inglês para os Administradores.Os técnicos podem trabalhar em áreas de apoio ao planejamento estratégico, análise de […]
Bem, eu estudo inglês há 3 anos e confesso que já abriu portas na minha vida. Não tem pra onde correr. meu irmão cursa ADM pública e estuda Espanhol há 2 anos, pois ele sempre gostou muito do idioma. Mas ele já fala em começar um curso de inglês urgente. É bom demais. Se Deus quiser terminando o de inglês vou começar o de francês. Sei que não é fácil, pois exige muito esforço tanto financeiro quanto intelectual.Força gente!!!!
Olá Débora, tudo bom? Você tem razão, é muito importante se especializar em um segundo ou terceiro idioma. Quanto mais preparado estiver o profissional, melhor será para ele e sua carreira. Boa sorte nos estudos! Um abraço e sucesso!
Ola. Estou acabando o primeiro ano de Administração, porem estou avançado devido a fazer muitas matérias por semestre, e estudo inglês a apenas dois anos, mas graças a filmes, séries, musicas eu tive a oportunidade de fazer a prova de nivelamento e ‘pular’ 3 livros (são 6 no curso que faço). Hoje em dia, estaria no inicio no final do 5º livro, mas mudei meu foco e passei a fazer o curso de inglês com foco nos exames de TOEFL, TOEIC, FCE entre outros. Eu me considero o ‘fluente brasileiro’ no inglês, pois a verdadeira fluência só se adquire com convívio diário com a língua. A partir do ano que vem, irei iniciar curso de Mandarim. Sempre tive curiosidade e é um diferencial. Porém, as exigências das grandes empresas são inglês e espanhol. Isso irá me obrigar a estudar espanhol, língua que nao gosto, antes de estudar francês que quero realmente aprender.
O estudo da Língua Inglesa é muito importante uma vez que queremos ser bons profissionais; sabemos, como profissional poderemos actuar em mercados internacionais aí urge a necessidade do seu uso por um lado. Por outro, por ser a primeira língua mais falada no mundo…
Eu estou no 1º semestre de Administração e não possuo bons conhecimentos em Inglês. Estou tendo muita dificuldade para acompanhar algumas disciplinas, porque os profs pedem trabalhos referentes a artigos em inglês, como por exemplo casos de Harvard na disciplina de Fundamentos de Administração. Como eu trabalho durante o dia e à noite faço faculdade, tenho dificuldade em encontrar um curso de inglês aos sábados, o que está comprometendo o seguimento do meu curso.
Pelo fato dos meus pais serem estrangeiros e falarem espanhol eu pude aprender com eles um pouco sobre o idioma, mas não diria que tenho fluência.
Preciso voltar urgentemente para o inglês.
Esse post me mostrou que estou fazendo a coisa certa, Estou saindo do nível intermediário no final de 2013 e vou passar para o avançado
Como a língua inglesa me faz falta atualmente, por não ter concluindo três cursos pagos por empresas multinacionais, agora tenho que correr atrás para poder atingir os objetivos da minha vida e uma delas é aprender o dialeto do qual é o inglês!!!… Minha pretensão é de ser um Analista de importação (comércio exterior) e para esse objetivo ser conquistado com certeza precisarei desse idioma do qual é o inglês, mas com muito esforço e antes de concluir a graduação em administração iniciarei esse curso.
Depois do Inglês qual a língua mais importante?Eu acredito que o Espanhol pode ser entendido pois tem muitas semelhanças com o Português.
Oi Gustavo! Tenho uma dúvida… Tenho inglês fluente, estou aprendendo espanhol e ano que vem vou para a China para aprender Chinês. Me formei em Adm no final do ano passado e agora, antes de ir para a China, quero fazer uma pós-graduação mas não sei ao certo em que área. Quero que complemente o meu conhecimento em idiomas e pensei em Logística Internacional, Comércio Exterior e TI. Sabes me dizer quais áreas da Adm que são tendência e que onde eu teria um currículo competitivo sendo poliglota? Obrigada