Falar uma segunda língua, nos dias de hoje, é quase uma obrigatoriedade imposta pelas empresas que estão em busca de bons profissionais. Há alguns anos, falar inglês era um grande diferencial competitivo, mas hoje a coisa é um pouco diferente. Muitos processos de seleção para empregos e programas de trainee acabam por exigir que o candidato fale inglês quase que como a sua língua principal, aquela que você aprende desde pequeno.

O que sem dúvida alguma complica a vida de pessoas que ainda nem pensaram em iniciar um curso de idiomas. E quando a empresa exige o espanhol ou francês como “segunda” língua, além do inglês, o que fazer? Desespero na certa!

Por isso, você, enquanto estudante de administração, precisa se preparar para um mercado tão competitivo e exigente já no início da faculdade. Infelizmente, poucas são as pessoas que tem o privilégio de estudar uma segunda língua já no ensino médio, a grande maioria da população só tem contato com um segundo idioma bem mais tarde. Por isso, se você tiver alguma oportunidade, agarre com unhas e dentes e vá aprender um novo idioma. Ele é mais importante do que você imagina na carreira de Administrador.

E o idioma inglês é muito mais do que um simples diferencial competitivo no seu currículo, é também um grande aliado para que você expanda seus horizontes através de um intercâmbio, ou mesmo para auxiliá-lo em pesquisas pela internet, para conhecer pessoas novas  ao redor do mundo etc. Bem como para ajudá-lo nas tarefas em sua empresa, como em conversas com profissionais estrangeiros, apresentações para investidores de outros países, visitas a sedes internacionais e muitas outras situações em que o inglês pode auxiliar os profissionais de Administração.

Então, para sintetizar o que falamos até aqui, vamos a uma pequena lista dos benefícios de se estudar inglês para os administradores:

  • Vantagem competitiva no mercado de trabalho;
  • Possibilidade de trabalho em outros países;
  • Outra forma de se comunicar com novas pessoas;
  • Expansão dos horizontes com viagens e/ou um intercâmbio;
  • Alcance de melhores cargos e salários dentro da empresa;
  • Status profissional dentro da empresa;
  • Melhor desempenho em pesquisas acadêmicas na internet;
  • Aumento em sua gama de experiências através de filmes, músicas e teatro em inglês;
  • E muito mais.

A lista é extensa e pode variar de acordo com as suas ambições profissionais. O que gostaria de mostrar neste post é a importância de você estudar o inglês para alavancar a sua carreira como administrador, esteja você na faculdade, estagiando ou já formado, trabalhando. Nunca é tarde para aprender um novo idioma, mas se você começar mais cedo, melhor será o seu aprendizado e mais rápido poderá colher os frutos desta mudança no seu currículo. E se você tiver uma graninha extra sobrando aí, porque não ir passar uma temporada fora do país? O aprendizado do inglês em outro país é incomparável.

Dica extra

Mas tão importante quanto saber falar inglês fluentemente, é você dominar a língua portuguesa, nossa língua nativa, aquela que tanto maltratamos todos os dias com erros grotescos e absurdos. Você precisa dominar a fluência no português correto, independente de sua área de atuação. Senão, pode ser que aconteça com você a situação abaixo:

Isto é mais comum do que você imagina.

Brincadeiras a parte, o aprendizado de um novo idioma pode abrir muitas portas para todos, principalmente para os profissionais de administração, por isso, invista em você e na sua carreira, coloque em suas metas para 2012 iniciar um curso de inglês, ou mesmo voltar para aquele que você iniciou e depois abandonou.  Poupe um dinheirinho por mês e invista em um curso de qualidade. Você vai ver como isso fará diferença em sua vida pessoal e profissional. Fica a dica!

Quer compartilhar sua opinião? Deixe um comentário abaixo, participe!

25 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo.Quero muito voltar a fazer inglês, já larguei duas vezes por dar prioridade a outras coisas, parei no intermediário, gosto da língua e já perdi algumas oportunidades por falta de fluência.Assim que eu puder voltarei com força total.

    • Não deixe de retornar para o inglês, Cida! É realmente muito importante para os novos profissionais. Sempre que possível, dê uma lida em casa mesmo, em textos na internet, por exemplo. É uma forma de praticar o seu inglês e aprender cada vez mais, mesmo que fora de um cursinho.
      Grande abraço e sucesso!

  2. Realmente inglês é de suma importância não só para administradores. Mas para todos os profissionais que pretendem investir na carreira. Faço contabilidade e estou tentando conciliar o emprego com estágio, para poder pagar o curso de inglês e iniciar até no máximo em março desse ano. Confesso que não gosto muito de inglês. Mas é necessário. Esse post só reforçou essa meta para esse ano. Excelente artigo.

    • Olá Samuel, tudo bom?
      Fico muito feliz que nosso post tenha te animado a inciar o inglês. É meio chatinho no início, mas depois você pega o gosto e não quer mais parar. Espero que tenha muito êxito nessa jornada.
      Obrigado pela visita e participação.
      Grande abraço e volte sempre!

  3. Assim como muitos pretendo começar um curso de inglês esse ano,
    Desde o ano passado aprendo japonês sozinha com muita luta e continuo tentando aprender a cada dia um pouco mais. Com o inglês o jeito é um curso mesmo, aprender sozinha dois idiomas é muito peso pra min e também quero levar mais a sério ele por ser de grande necessidade no mercado.

  4. Muito boa reportagem…percebo que estou no caminho certo para realização deste grande sonho/objetivo: ser uma administradora, e por que não ampliar meus horizontes e me lançar em um intercâmbio?!

  5. Parabéns Gustavo, por mais um excelente artigo. Aprender outro idioma, além de todos os benefícios mencionados, ajuda a menter o cérebro em atividade independentemente da idade. Tenho 47 anos e estou estudando inglês.

    • Que ótimo, Ricardo! Realmente, aprender inglês é um grande exercício para a mente. Admirável sua iniciativa, espero que tenha um ótimo desempenho no inglês. Boa sorte em seus estudos e obrigado pela visita.
      Um abraço!

  6. Muito bom esta matéria, acabei de fazer minha matricula no curso de inglês, sei que é um grande investimento tanto na carreira quanto na vida pessoal!!!

  7. Creio que seja importante sim falar outra língua, mas não podemos nos enganar com as exigências de empresas. Mutas vezes exige-se um inglês avançado ou fluente, aí quando você consegue o emprego você só vê o inglês corporatês (aquele que alguns que se dizem administradores usam ao invés de usar a palavra correspondente em português), isso é muito chato.
    Sou administrador formado, e certa vez na faculdade questionei isso a alguns professores e eles me disseram que “o mercado é assim mesmo, é um modelo que temos que nos adaptar”.
    Me pergunto: Quem, senão os acadêmicos, estão mais aptos para propor mudanças de pensamento e de paradigmas ultrapassados??? acho que devemos sim aprender o ingles, o frances, o alemão, enfim, mas não devemos substituir a nossa lingua Portuguesa por nenhuma outra. Ou mudamos o mercado ou ele nos muda. Eu prefiro a primeira opção.

  8. Bem, eu estudo inglês há 3 anos e confesso que já abriu portas na minha vida. Não tem pra onde correr. meu irmão cursa ADM pública e estuda Espanhol há 2 anos, pois ele sempre gostou muito do idioma. Mas ele já fala em começar um curso de inglês urgente. É bom demais. Se Deus quiser terminando o de inglês vou começar o de francês. Sei que não é fácil, pois exige muito esforço tanto financeiro quanto intelectual.Força gente!!!!

    • Olá Débora, tudo bom? Você tem razão, é muito importante se especializar em um segundo ou terceiro idioma. Quanto mais preparado estiver o profissional, melhor será para ele e sua carreira. Boa sorte nos estudos! Um abraço e sucesso!

  9. Ola. Estou acabando o primeiro ano de Administração, porem estou avançado devido a fazer muitas matérias por semestre, e estudo inglês a apenas dois anos, mas graças a filmes, séries, musicas eu tive a oportunidade de fazer a prova de nivelamento e ‘pular’ 3 livros (são 6 no curso que faço). Hoje em dia, estaria no inicio no final do 5º livro, mas mudei meu foco e passei a fazer o curso de inglês com foco nos exames de TOEFL, TOEIC, FCE entre outros. Eu me considero o ‘fluente brasileiro’ no inglês, pois a verdadeira fluência só se adquire com convívio diário com a língua. A partir do ano que vem, irei iniciar curso de Mandarim. Sempre tive curiosidade e é um diferencial. Porém, as exigências das grandes empresas são inglês e espanhol. Isso irá me obrigar a estudar espanhol, língua que nao gosto, antes de estudar francês que quero realmente aprender.

  10. O estudo da Língua Inglesa é muito importante uma vez que queremos ser bons profissionais; sabemos, como profissional poderemos actuar em mercados internacionais aí urge a necessidade do seu uso por um lado. Por outro, por ser a primeira língua mais falada no mundo…

  11. Eu estou no 1º semestre de Administração e não possuo bons conhecimentos em Inglês. Estou tendo muita dificuldade para acompanhar algumas disciplinas, porque os profs pedem trabalhos referentes a artigos em inglês, como por exemplo casos de Harvard na disciplina de Fundamentos de Administração. Como eu trabalho durante o dia e à noite faço faculdade, tenho dificuldade em encontrar um curso de inglês aos sábados, o que está comprometendo o seguimento do meu curso.

    Pelo fato dos meus pais serem estrangeiros e falarem espanhol eu pude aprender com eles um pouco sobre o idioma, mas não diria que tenho fluência.

    Preciso voltar urgentemente para o inglês.

  12. Esse post me mostrou que estou fazendo a coisa certa, Estou saindo do nível intermediário no final de 2013 e vou passar para o avançado

  13. Como a língua inglesa me faz falta atualmente, por não ter concluindo três cursos pagos por empresas multinacionais, agora tenho que correr atrás para poder atingir os objetivos da minha vida e uma delas é aprender o dialeto do qual é o inglês!!!… Minha pretensão é de ser um Analista de importação (comércio exterior) e para esse objetivo ser conquistado com certeza precisarei desse idioma do qual é o inglês, mas com muito esforço e antes de concluir a graduação em administração iniciarei esse curso.

  14. Depois do Inglês qual a língua mais importante?Eu acredito que o Espanhol pode ser entendido pois tem muitas semelhanças com o Português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here