A importância do inglês para os administradores

Falar uma segunda língua, nos dias de hoje, é quase uma obrigatoriedade imposta pelas empresas que estão em busca de bons profissionais. Há alguns anos, falar inglês era um grande diferencial competitivo, mas hoje a coisa é um pouco diferente. Muitos processos de seleção para empregos e programas de trainee acabam por exigir que o candidato fale inglês quase que como a sua língua principal, aquela que você aprende desde pequeno.

O que sem dúvida alguma complica a vida de pessoas que ainda nem pensaram em iniciar um curso de idiomas. E quando a empresa exige o espanhol ou francês como “segunda” língua, além do inglês, o que fazer? Desespero na certa!

Por isso, você, enquanto estudante de administração, precisa se preparar para um mercado tão competitivo e exigente já no início da faculdade. Infelizmente, poucas são as pessoas que tem o privilégio de estudar uma segunda língua já no ensino médio, a grande maioria da população só tem contato com um segundo idioma bem mais tarde. Por isso, se você tiver alguma oportunidade, agarre com unhas e dentes e vá aprender um novo idioma. Ele é mais importante do que você imagina na carreira de Administrador.

E o idioma inglês é muito mais do que um simples diferencial competitivo no seu currículo, é também um grande aliado para que você expanda seus horizontes através de um intercâmbio, ou mesmo para auxiliá-lo em pesquisas pela internet, para conhecer pessoas novas  ao redor do mundo etc. Bem como para ajudá-lo nas tarefas em sua empresa, como em conversas com profissionais estrangeiros, apresentações para investidores de outros países, visitas a sedes internacionais e muitas outras situações em que o inglês pode auxiliar os profissionais de Administração.

Então, para sintetizar o que falamos até aqui, vamos a uma pequena lista dos benefícios de se estudar inglês para os administradores:

  • Vantagem competitiva no mercado de trabalho;
  • Possibilidade de trabalho em outros países;
  • Outra forma de se comunicar com novas pessoas;
  • Expansão dos horizontes com viagens e/ou um intercâmbio;
  • Alcance de melhores cargos e salários dentro da empresa;
  • Status profissional dentro da empresa;
  • Melhor desempenho em pesquisas acadêmicas na internet;
  • Aumento em sua gama de experiências através de filmes, músicas e teatro em inglês;
  • E muito mais.

A lista é extensa e pode variar de acordo com as suas ambições profissionais. O que gostaria de mostrar neste post é a importância de você estudar o inglês para alavancar a sua carreira como administrador, esteja você na faculdade, estagiando ou já formado, trabalhando. Nunca é tarde para aprender um novo idioma, mas se você começar mais cedo, melhor será o seu aprendizado e mais rápido poderá colher os frutos desta mudança no seu currículo. E se você tiver uma graninha extra sobrando aí, porque não ir passar uma temporada fora do país? O aprendizado do inglês em outro país é incomparável.

Dica extra

Mas tão importante quanto saber falar inglês fluentemente, é você dominar a língua portuguesa, nossa língua nativa, aquela que tanto maltratamos todos os dias com erros grotescos e absurdos. Você precisa dominar a fluência no português correto, independente de sua área de atuação. Senão, pode ser que aconteça com você a situação abaixo:

Isto é mais comum do que você imagina.

Brincadeiras a parte, o aprendizado de um novo idioma pode abrir muitas portas para todos, principalmente para os profissionais de administração, por isso, invista em você e na sua carreira, coloque em suas metas para 2012 iniciar um curso de inglês, ou mesmo voltar para aquele que você iniciou e depois abandonou.  Poupe um dinheirinho por mês e invista em um curso de qualidade. Você vai ver como isso fará diferença em sua vida pessoal e profissional. Fica a dica!

Quer compartilhar sua opinião? Deixe um comentário abaixo, participe!