Por Gabriel Penna

O que você prioriza na carreira hoje? Remuneração, visibilidade, desafi o ou qualidade de vida? A resposta para essas perguntas começa, muitas vezes, pela cidade em que você decide morar. Hoje, trabalhar em um grande centro ainda pode trazer mais projeção profissional ou um salário melhor, mas sem dúvida esses benefícios vêm em detrimento da qualidade de vida. Para escolher o que faz mais sentido para você, é fundamental conhecer as oportunidades e as limitações que cada região oferece. Para ajudá-lo nessa análise, VOCÊ S/A apresenta a oitava edição da pesquisa exclusiva As 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira, coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). O levantamento avalia as cidades de acordo com três indicadores: educação, vigor econômico e serviços de saúde.

Leia também:

São Paulo se manteve em primeiro lugar no ranking geral pelo oitavo ano consecutivo. Mas o estudo também mostra a força de polos econômicos regionais e das cidades médias, que têm criado boas alternativas de carreira para profi ssionais qualifi cados. Setores como varejo, construção civil, tecnologia e petróleo e gás se destacam em meio à crise e criam oportunidades também fora dos grandes centros. Na região Sudeste, principalmente, as cidades médias têm ganhado cada vez mais importância e se consolidado como alternativa às líderes — porém, já saturadas — São Paulo (1a) e Rio de Janeiro (2a). Na região, o grande destaque é Barueri, que saltou da 16a posição em 2008 para o 4o lugar geral graças ao vigor econômico. Com uma economia diversificada, Barueri está localizada à beira da Rodovia Castelo Branco, a poucos minutos da capital paulista. A cidade, de 270 000 habitantes, é sede de diversas multinacionais e tem Produto Interno Bruto (PIB) maior que o das principais capitais do Nordeste. Com matriz na cidade, a americana Plastrom Sensormatic, especializada em segurança eletrônica para o varejo, contratou 100 funcionários no ano passado e ainda procura profissionais para postos de gestão e especialistas em vendas, assistência técnica e finanças. No Rio de Janeiro, Macaé (9a), com 190 000 habitantes, cresceu 600% na última década, movida pela indústria de petróleo e gás. Há oportunidades, principalmente, para engenheiros, técnicos e profissionais de áreas administrativas, como jurídico e financeiro. Cada contratação da Petrobras gera três empregos terceirizados”, diz Carlos Alberto Campos Monteiro, gerente de recursos humanos da estatal na cidade.

CENTRO-OESTE EM CONSTRUÇÃO

O destaque do Centro-Oeste mais uma vez é Brasília (8a), onde a geração de oportunidades é puxada pela indústria da construção civil. A previsão é que no ano que vem o mercado imobiliário da capital federal se torne o segundo maior do Brasil — atrás apenas de São Paulo —, embalado pela mais alta renda per capita do país, 37 600 reais, ante 12 600 reais da média brasileira. Há necessidade de engenheiros e de executivos experientes, pois muitas empresas estão investindo na profissionalização da gestão. O mesmo acontece em Anápolis (88a), em Goiás, onde fica o maior polo de fabricação de medicamentos genéricos do país. O núcleo conta com 34 empresas, que hoje buscam profi ssionais de contabilidade, finanças e governança corporativa. Os salários para executivos chegam a 15 000 reais. Outro polo importante é o do agronegócio, que tem registrado no Centro-Oeste as maiores taxas
de crescimento no país.

NORTE DE OLHO NA COPA
No Norte, o turismo se desenvolve e gera oportunidades em Manaus (22o). Muito admirada por suas belezas naturais, mas ainda pouco estruturada para receber visitantes, a Amazônia assiste a um boom de investimentos na rede hoteleira. Grandes grupos internacionais, como Accor, Blue Tree e Intercontinental, estão construindo novas unidades na região. A escolha de Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 promete acelerar essa expansão. Nos próximos dois anos, a previsão é de abertura de 1 500 vagas para cargos de níveis operacional e gerencial. No estado do Pará, o setor de papel e celulose, apesar da crise, gera oportunidades para jovens profi ssionais numa região carente de pessoal qualificado. “Temos que buscar no Sudeste gestores e engenheiros que entendam do nosso negócio”, diz o paulista Adalberto Biazotto, gerente de recursos humanos da Jari Celulose, do Grupo Orsa, um dos maiores produtores de papel e papelão ondulado do país.

SUL TECNOLÓGICO
Na região Sul, Curitiba (10a) e Florianópolis (14a) assistem à expansão da indústria de tecnologia, que atravessou bem a crise em razão da alta demanda do mercado interno. Na capital paranaense, a Positivo Informática, uma das principais fabricantes de computadores do país, ampliou sua produção após um início de ano difícil. “Curitiba tem qualidade de vida e está se transformando em um polo de oportunidades nesse mercado”, diz Alexandre Colnaghi, gerente de administração de vendas da empresa. Em Floripa, a estimativa é que o faturamento do setor aumente 20% este ano. Já em Porto Alegre (7a), líder do ranking no Sul, o varejo e a construção civil são os setores mais promissores. Mas há também oportunidades fora das capitais. A gaúcha Lojas Colombo, com unidades nos três estados, vem batendo recordes de vendas. “As contratações se mantêm na rede”, diz Rogério Souto, diretor comercial da empresa.

NORDESTE MOVIDO PELO CONSUMO
O aumento da renda e do consumo nas classes mais baixas estimula a indústria e o varejo no Nordeste. Isso vale para as principais capitais da região, como Recife (12a) e Salvador (15a). Na capital baiana, a estrutura de shopping centers cresceu 60% em dois anos, com ampliação e abertura de novos centros de compra. Com isso, aumentou a procura por profi ssionais com experiência gerencial. Em Pernambuco, o Porto de Suape atrai investimentos e cria vagas nos setores petroquímico e siderúrgico. Além das oportunidades de trabalho, as capitais do Nordeste têm menor custo de vida e os salários têm crescido e atraído executivos. Veja a seguir as oportunidades em cada região do país.

Entenda a pesquisa

Coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), a pesquisa analisa 127 cidades, considerando os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários à vista. Uma vez feita essa triagem, as cidades são avaliadas com base nos indicadores educação, vigor econômico e saúde. O item educação é o de maior peso na pesquisa e considera o número de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, além do número de graduados. São avaliados também o PIB municipal, divulgado pelo IBGE em 2006, e a infraestrutura de serviços de saúde.

100 melhores cidades para trabalhar

Crédito: Ilustrações Tato Araújo

Fonte: Revista Você S/A

E aí, você conhece ou mora em alguma dessas cidades? O que tem a nos contar? Realmente vale a pena trabalhar nelas? Comente! 😉

CIDADES

PONTOS FORTES

1
São Paulo (SP) Serviços, com 82 700 estabelecimentos, é o forte da cidade
2
Rio de Janeiro (RJ) Cresce o turismo de negócio: quatro em cada dez visitantes vão a trabalho
3
Belo Horizonte (MG) Quase 70% dos trabalhadores da cidade têm carteira assinada
4
Recife (PE) Melhor cidade no NE: pólo médico, tecnológico e de consultorias
5
Brasília (DF) Briga por professores qualificados aquece o setor de educação local
6
Porto Alegre (RS) Considerada pela ONU a metrópole da qualidade de vida no Brasil
7
Curitiba (PR) Um dos melhores índices de área verde por habitante no país: 51 m2
8
Belém (PA) As melhores oportunidades estão nas indústrias madeireira e mineradora
9
Macaé (RJ) A Petrobras é a principal empregadora, com 8 800 funcionários diretos
10
Fortaleza (CE) Turismo e comércio são as atividades fortes na cidade
11
Salvador (BA) Recepção, hospedagem e lazer de turistas puxam a economia local
12
Manaus (AM) Há vagas para executivos no pólo industrial de eletroeletrônicos
13
Vitória (ES) A Vale do Rio Doce está lá: foco na pelotização e exportação de minério de ferro
14
Campinas (SP) Melhor cidade do interior paulista: pólo tecnológico chama atenção
15
S. J. Campos (SP) A Embraer é a maior empregadora, com mais de 11 000 funcionários
16
Cubatão (SP) Engenheiros do setor petroquímico têm o melhor salário da cidade
17
Goiânia (GO) Agronegócio em alta: quem entende de exportação é bem-vindo
18
Campos (RJ) Importante ligação viária com outras cidades do pólo petroquímico
19
Betim (MG) Tem a fábrica da Fiat e o novo centro de logística das Casas Bahia
20
Florianópolis (SC) Além das belas praias, destaca-se como centro regional no comércio
21
Natal (RN) 20 km de praias: turismo é a principal atividade econômica na cidade
22
Barueri (SP) Tem atraído empresas à base de incentivo fiscal
23
João Pessoa (PB) Serviço público, comércio e turismo puxam a economia local
24
Ribeirão Preto (SP) Está na região que é a maior produtora mundial de açúcar e álcool
25
São Carlos (SP) Mais de cem empresas tecnológicas: de automação a química fina
26
Cabo Frio (RJ) Turismo e indústria petrolífera são os maiores empregadores
27
Maceió (AL) Tem 800 000 habitantes e recebe um número equivalente de turistas
28
Niterói (RJ) Demanda por mão-de-obra qualificada graças ao novo boom do petróleo
29
São Luís (MA) Patrimônio histórico e cultural da humanidade: turismo em alta
30
São Caetano (SP) A General Motors é a maior empregadora, com 8 500 funcionários
31
São Bernardo (SP) Tem um parque industrial consolidado, com 1 300 empresas
32
Uberlândia (MG) É a terceira cidade em arrecadação de tributos em Minas Gerais
33
Cuiabá (MT) A economia local é baseada no comércio e em serviços
34
Volta Redonda (RJ) É a sede da maior usina siderúrgica da América Latina, a CSN
35
Piracicaba (SP) Em 2004, foi o 15o município no ranking nacional de exportações
36
Jundiaí (SP) Maior produtora de frutas do país, está no centro do mercado consumidor
37
Canoas (RS) Um dos maiores parques industriais e o segundo PIB gaúcho
38
S. J. Pinhais (PR) Cidade atrativa para executivos, é a sede de O Boticário e da Renault
39
Resende (RJ) Demanda mão-de-obra qualificada em logística e infra-estrutura
40
Teresina (PI) Tem um pólo para receber empresas com baixo potencial poluidor
41
Londrina (PR) Tem 13 000 empresas de serviços e metade da mão-de-obra no setor
42
Maringá (PR) É um importante corredor de importação e exportação
43
Americana (SP) Tem 1 700 indústrias em setores diversificados, do têxtil à alimentação
44
Duque de Caxias (RJ) Abriga a segunda refinaria do país e cresce no rastro do petróleo
45
Caxias do Sul (RS) Uma empresa do setor hortifruti para cada 14 habitantes
46
Taubaté (SP) Indústria de autopeças deu impulso à economia da cidade
47
Araraquara (SP) Sedia a Cutrale, maior empresa produtora de suco de laranja do país
48
Santo André (SP) Comércio e serviços empregam mais de 65% da população
49
Aracaju (SE) Sol o ano inteiro e patrimônio histórico preservado atraem os turistas
50
Santos (SP) Maior porto do Hemisfério Sul em movimentação de carga e infra-estrutura
51
Jacareí (SP) Tem empresas como Ambev, Kaiser, Latasa e Rohm and Haas
52
Uberaba (MG) Pólo químico com 24 empresas e grande centro médico
53
Guarulhos (SP) 90 000 empregos estão na indústria de transformação
54
Rio Grande (RS) A refinaria de petróleo Ipiranga é a empresa mais importante
55
Campo Grande (MS) Uma das cidades com maior renda per capita do país: 5 904 reais
56
Foz do Iguaçu (PR) Sedia uma das maiores hidrelétricas do mundo, Itaipu
57
Joinville (SC) Seu parque fabril emprega 58 000 funcionários
58
Juiz de Fora (MG) A expectativa de vida supera a média nacional: acima dos 73 anos
59
Mogi das Cruzes (SP) Maior produtora de orquídeas da América Latina
60
Ipatinga (MG) A maior oferta de empregos está nas 4 305 empresas do comércio
61
Blumenau (SC) A indústria têxtil e o pólo de computação são os destaques
62
Bento Gonçalves (RS) Sede da melhor empresa para trabalhar do país, a Todeschini
63
Palmas (TO) Localização estratégica: liga os Estados mais distantes do N, NE e CO
64
Bauru (SP) No ano passado, foram abertas mais de 2 400 empresas por lá
65
Rio Claro (SP) A Brascabos é a maior empregadora da cidade
66
Ponta Grossa (PR) Tem fábricas de variados setores, como Kaiser, Sadia e Tetrapack
67
S. J. Rio Preto (SP) Destaque para o setor de medicina de alta complexidade
68
Chapecó (SC) Pólo de empresas exportadoras de suínos, aves e derivados
69
Sorocaba (SP) Gerou 8 000 empregos em 2004, um aumento de 8,4%
70
Sertãozinho (SP) Centro agroindustrial, tem cinco usinas de açúcar e álcool
71
Limeira (SP) As indústrias da cidade empregam cerca de 22 000 pessoas
72
Serra (ES) Tem a melhor logística do Estado e concentra 62% do PIB capixaba
73
Diadema (SP) O forte é o setor de serviços, com 12 300 empresas
74
Suzano (SP) Sede de empresas do porte da Suzano, Aventis, Kimberly e Clariant
75
Pelotas (RS) Maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do país
76
Itajaí (SC) Pesca forte e uma complexa rede de processamento de frutos do mar
77
Cascavel (PR) A principal cultura da cidade é a soja, que representa 50% da produção local
78
Porto Velho (RO) A indústria extrativa de minério, como ouro e cassiterita, é o forte
79
Várzea Grande (MT) Segundo maior município do Estado, focado em tecnologia
80
Boa Vista (RR) Setores agropecuário e comércio são os que mais empregam
81
Novo Hamburgo (RS) Responde por 80% das exportações de calçados do país
82
Passo Fundo (RS) Comércio é o foco da cidade: são quase 6 000 estabelecimentos
83
Osasco (SP) Os centros de distribuição da Ponto Frio e da Coca-Cola estão lá
84
Contagem (MG) Destaque para o parque industrial, com quase 2 500 empresas
85
Rio Branco (AC) É a maior cidade do Acre, com mais da metade da população total
86
São Leopoldo (RS) Sede da Unisinos, com 30 000 alunos é a maior do interior gaúcho
87
Marília (SP) Sedia grandes empresas na produção de alimentos, como a Marilan
88
Dourados (MS) Comércio é o forte: a cidade ganha este ano seu primeiro shopping
89
Macapá (AP) A vocação da cidade, banhada pelo Rio Amazonas, é o comércio
90
Pres. Prudente (SP) Está na região que mais exporta carne bovina no país
91
Taboão da Serra (SP) O setor moveleiro é o grande destaque do município
92
Petrópolis (RJ) Turismo e indústria têxtil são o forte da cidade
93
Pouso Alegre (MG) Fama de cidade próspera e PIB 45,36% maior que a média nacional
94
Santa Maria (RS) Qualidade de vida e educação no interior do Estado
95
Nova Friburgo (RJ) Novas instituições de ensino e de pesquisa estão renovando a cidade
96
Criciúma (SC) Conhecida pela produção cerâmica e a força na agricultura
97
Campina Grande (PB) Cidade high-tech, exporta software para vários países
98
Anápolis (GO) Tem o maior pólo industrial de medicamentos genéricos do Brasil
99
Guarapuava (PR) A economia da cidade está baseada no setor madeireiro
100
Ilhéus (BA) Depois da crise do cacau, renasceu no turismo e no pólo tecnológico

149 COMENTÁRIOS

  1. Moro em Belo Horizonte que é a 6ª do ranking e concordo com a posição pois, entre as grandes capitais, até que a qualidade de vida por aqui é boa e não tem a violência do Rio de Janeiro e os megacongestionamentos de São Paulo. O que falta aqui é opções em termos de Cultura, Gastronomia dentre outras coisas que ainda estão restritas ao famoso eixo Rio-São Paulo bem como a famosa limpeza de Curitiba. No mais, como uma das cidades sede da Copa do Mundo e com um quadro político atuante a cidade está em uma franca melhoria.

    • Reinaldo e outros mineiros preciso sua ajuda. Sou uruguaio tou indo para Bh a fazer pos graduacao o ano próximo. Sou advogado e professor de espanhol, gostaria voce me ajudasse com algumas dicas da sua cidade em terminos de emprego para um professor de espanhol avalado pelo cervantes. Esteve alguns dias na cidade mas muito pouco e tou nervoso pq minha intencao primaria era ir para Ctba mas nao deu certo. Vou só por dois anos depois me volto a Montevideo.

      Obrigado

      Jorge

      Meu mail é guiaalegre@hotmail.com

    • Oi Reinaldo, tenho 22 anos moro em Leopoldina/MG sou formada em Ciências Contábeis, terminei em dezembro e ainda não tenho o CRC/MG, tenho 3 anos e meio de experiência de financeiro e contábil pelo tempo que trabalhei em uma concessionária de veículos comerciais Mercedes-Benz. Será que tenho boas chance de arrumar um bom emprego em Belo Horizonte/MG, nesta area.

  2. Oi Reinaldo, como vai?

    Com certeza uma cidade com as qualidades de BH é sim boa pra trabalhar! Acredito que só tenha a melhorar daqui pra frente, né?!

    As oportunidades de trabalho são grandes? Aqui no Rio tá meio complicado… aguardando melhoras! rs

    Abraço

  3. @Gustavo, bom dia!
    Sou Contador aqui em BH e tenho clientes dos mais variados setores e, se pessoa quer trabalhar encontra emprego sim por aqui tanto qualificados como profissões com curso superior e técnico até a simples recepcionista. Creio que até pessoas com baixas qualificações se encaixam, pois a tem obras em boa parte da cidade e sempre tem uma ou outra empresa abrindo aqui e alí.
    Como você é do Rio, ia estranhar, no entanto a diferença entre as capitais, pois o Rio é o Rio, poucas cidades no mundo são tão bonitas.

  4. O problema é que ser só bonita não basta! A cidade precisa de cuidar das pessos também. Imagino que estas 100 da lista se destacaram um pouco mais que as outras, mas não estão 100% preparadas para tudo.

     

  5. RESIDI EM SP. ATÉ FINAL DE 2006, ONDE O QUE ME LEVOU A SAIR DA CAPITAL FOI A INSEGURANÇA E UMA CONCORRENCIA MUITO GRANDE O QUE DESVALORIZOU MUITO MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO, FIZ UMA ALTERNATIVA DE VIDA RESIDINDO NO LITORAL NORTE DE SP, FOI BOM NO ASPECTO QUALIDADE DE VIDA, MÁS EM RELAÇÃO A TRABALHO NOTA ZERO, HJ ESTOU NO RIO DE JANEIRO – ONDE FECHEI UM CONTRATO DE TRABALHO OTIMO POR UMA MUTINACIONAL FRANCEZA, ESPERO ME ESTABELECER AQUI POIS AQUI TEM MUITO INVESTIMENTO POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL, ONDE TEM MUITA OPORTUNIDADE, TIRANDO A SEGURANÇA QUE AINDA É UMA ASSOMBRAÇÃO PARA MUITOS

    • Olá Dario, com certeza esta é uma das vantagens de se viver nas capitais. As oportunidades aparecem com maior intensidade, é onde as grandes empresas se instalam. Porém, acredito que de uns tempos pra cá isto tem se invertido um pouco, já que as cidades interioranas estão concedendo maiores incentivos fiscais para estas empresas.
      Mas parece que a segurança é mesmo o grande problema das capitais. É algo que parece não ter uma solução imediata, infelizmente!

  6. Nasci e vivi parte de minha vida em Santos, litoral de SP. Saí de lá por motivo profissional: poucas oportunidades na minha área (recursos humanos), na época. É uma cidade fantástica, com alta qualidade de vida, mas ainda carece de oportunidades em determinadas áreas profissionais.

    Atualmente moro em SP (capital), mas trabalho no Brasil todo, pois atuo com palestras e treinamentos. Conheço cerca de 90% das cidades apontadas na pesquisa e atesto que cada uma tem suas qualidades e vantagens.

    Adoro São Paulo, pois é o grande polo de negócios da américa latina, tudo passa por aqui. Porém, há fatores sociais e de segurança que realmente tornam viver por aqui um grande desafio.

    Parabéns pela qualidade do blog (informações e visual).

    Abraço, Rogerio Martins

    • Olá Rogério, tudo bom? É um prazer tê-lo por aqui.

      Sem dúvidas estas cidades citadas na pesquisa tem seus “encantos” para os trabalhadores de lá, mas como você disse existem questões determinantes para se decidir morar ou não nelas. Por isso, muitas vezes acabamos por abandonar nossas cidades e buscar oportunidades em outras mais distantes, como você fez. Felizmente teve a sorte de se destacar e poder trabalhar em todo o país. Isto é algo que é mérito seu e não da cidade onde nasceu ou trabalhou. Ótima iniciativa.

      Muito obrigado pela visita e pelo elogio.
      Volte quando quiser. 🙂
      Grande abraço!

    • Rogério, estou residindo no interior de S.P – Pres. Prudente, onde aqui nao temos campo de atuação na área de Segurança do Trabalho. A região é muito engessada e na pesquisa está em 90ª. lugar. Sou formada em R.H pela Metodista de SP e assim que terminar a pós em Gestão Integrada no Senac, temos a intenção de mudarmos para a capital (SP). Gostaria de uma opinião sua sobre a questão. O meu esposo já morou muitos anos na capital e estamos sempre visitando a cidade para trabalho e cursos.
      Estávamos com uma empresa de prestação de serviços na área da segurança do trabalho, incluindo tbem brigada de incendio, cipa, 1º.socorros e outros, mas como estava muito fraco de trabalho, hoje estamos trabalhando em uma empresa de segurança patrimonial.

      Grata da atenção, um abraço:

      Luciana Palmiro Rabello
      Téc. Segurança do Trabalho
      Pós em G.I (cursando)
      Gestora em R.H
      Instrutora de transito
      (18) 9124-0165

  7. Não intendo como Novo Hamburgo está na lista
    Uma cidade onde a violência aumenta a cada ano, onde não se tem mais segurança de sair para a rua.
    E vigor economico é outra coisa que não existe mais aqui, aliás, o problema da cidade é viver o passado, nos anos 90 era uma das mais importante economicamente no Brasil graças ao sapato(é a capital do sapato), só que com o trabalho escravo da China( e com a facilidade que nosso governo da para produtos chineses entrarem no país) a cidade quebrou, o que mais se vê é empresas saindo, ou reduzindo a jornada de trabalho.
    É uma cidade que vive de passado que não tem perspectiva para o futuro.

    • Olá Rafael, tudo certo?

      A situação de Novo Hamburgo é bem parecida com a da minha cidade. Não sei como ela está tão bem posicionada. As condições de vida e as opções de emprego por aqui estão bem difíceis. Mas como não sabemos os critérios da pesquisa, não podemos ter certeza dos motivos por escolherem nossas cidades, né?!

      vlw a visita!
      Abraço

  8. Sou de BH e acho ótima esta cidade. Tem a violência como toda cidade grande, mas é bem menor que RJ e SP. No fim das contas, é uma cidade tranquila. É uma cidade bem construída e bem arborizada, com muitas praças, uma cidade realmente bonita e bem cuidada, perde só para Curitiba. O Rio é uma cidade feia num cenário bonito. Quanto a Cultura, Reinaldo, vc está por fora, há muitas peças de teatro, lógico que não são com os atores da Globo, mas com os daqui, que eu acho bem melhor. Temos inúmeros bares que tocam música ao vivo d etodos os estilos, mas se destacam aqueles com as bandas de garagem, famosas aki em BH pela qualidade. Gastronomia temos restaurantes de diversas nacionalidades, é só procurar, pois não são divulgados, sem contar os milhares de butecos espalhados pela cidade que servem variados tira-gostos e tem até o festival. Por falar em festival, durante todo o ano tem festivais em BH, tem que se manter atualizado, e muito deles são de graça. BH é ótima para morar, mas quanto a trabalho este quesito é realment difícil, pois a imigração acentuada, de Paulistas, Cariocas e principalmente de pessoas do interior de MG estão inchando a cidade e os problemas aparecendo, como o transito e a falta de emprego. Aki o mercado de trabalho está supersaturado, só consegue emprego quem já muda pra cá empregado. Quem procura não acha, ou acha coisa instável. Muitos Belo Horizontinos estão mudando de cidade por causa de emprego.

    • Oi CJ, tudo bom?

      Este é um problema cada vez mais comum, né?! Os “êxodos” que sempre incham algumas cidades e esvaziam outras. Assim, por mais que BH tenha todos os benefícios que você citou, se não tiver um mercado de trabalho interessante acaba sendo difícil viver na cidade e até mesmo desfrutar de certas coisas, uma vez que não tem emprego e nem salário pra isso.

      Espero que tudo melhore por aí. 😉
      Abraço!

  9. otima matéria, apenas recomendo ao autor. apurar melhor as fontes, pois moro em pelotas, uma das cidades da lista, trabalho em uma empresa de renome no estado e ganho muito mal sobre condições inadequadas de serviço.
    com o perdão da palavra “parece que o comeram merda ao colocar esta cidade na lista”

    • Olá Sigfried, tudo bom?

      Acredito que a análise da revista Você/SA tenha levado em conta muitos fatores que não citou na matéria, por isso o seu espanto. Mas com certeza uma ou outra cidade não merecia estar na lista.

      Obrigado pela visita!

  10. Olá a todos. Bom! eu não concordo muito com a pesquisa, pelos critérios que ela adotou dando mais peso para as oportunidades de especialização do que para o dinamismo da economia. Já que o foco da pesquisa é Mercado de trabalho, deveriam dar o maior peso para o Dinamismo da Economia.

  11. Moro em Bálsamo à 20km de São José do Rio Preto, a 32º da lista,Bálsamo é uma das 10 melhores cidades do noroeste paulista, junto da lista em 1º lugar fica São José do Rio Preto, que é a 7º cidade mais desenvolvida do Brasil.A nossa região é espetacular, e São José do Rio Preto então, é um polo de emprego extraordinário.O IDH da nossa microrregião é muito elevado(0,818) Bálsamo tem um IDH de 0,811 e Rio Preto 0,834, concordo com a lista.

    • Olá Leonardo!
      É bom ver a opinião de alguém que concorda com a lista. Realmente sua região parece ser bem desenvolvida sim. Ouço falar muito bem das oportunidades de emprego daí. Isso mostra que a lista pode ter errado em alguns lugares, mas também acertou em outros.

      Abraç.

      • é isso ai Gustavo, o que é certo tem que ser exposto, tambem fico contente em saber que há pessoas que concordam com os indices das regioes principalmente a nossa.qualquer dia desses, faça uma visita para nossa regiao, ai voçe vai comprovar o que eu escrevi.Bálsamo hoje, tem aproximadamente 8227 habitantes, pequena no tamanho, mas grande na qualidade, ocupa a posicao de 355 no ranking de desenvolvimento do Brasil(ao todo sao 5564 municipios)ou seja, esta na frente de 5209 cidades, muitas delas capitais.Na regiao, esta na frente de cidades maiores como Tanabi(516) Neves Paulista(366)Poloni(578)Mirassolandia(1403) e Nipoa(1580).Sao José do Rio Preto é o grande destaque da regiao assim como ja tinha dito, ocupa a 7 posiçao,.Nao sei se voce sabe esta lista das dez melhores mas em todo caso eu vou te passar:1 lugar-Indaiatuba,2-Sao Caetano do Sul,3-Jaguariuna,4-Barueri,5-Santana de Parnaíba,6-Bauru,7-Sao José do Rio Preto,8-Araraquara,9-Atibaia e 10-Gaviao Peixoto, todas no nosso estado de Sao Paulo.Viu como tamanho nao tem nada haver, se fosse assim, a cidade de Sao Paulo,com 11 milhoes de habitantes estaria em 1 lugar e nao Indaiatuba com 183.000.Abraços!!!!!

  12. Olá, moro em Pouso Alegre / MG, 89ª no ranking, e realmente acho que a pesquisa reflete a realidade, conheço as principais capitais, citadas na pesquisa, e se compararmos o custo de vida / salários, as cidades de menor porte se destacariam mais ainda, vejo que em minha cidade ainda falta muito, para que eu realmente a considere um dos melhores lugares do pais para se trabalhar e viver, falta programas culturais, espaços para laser…entre outras necessidades que Maslow identificou…..rsrs…mas não trocaria um salário de 100 aqui por um de 500 em BH.

    Abraços…

  13. Olá, moro em Santo André / SP, 31ª no ranking, e realmente acho que a pesquisa reflete a realidade. Trabalho na área financeira e contabilidade e vejo que na cidade de Santo André essa area é um pouco enxuta pelo o fato do forte na região ser Industria, mas mesmo assim é uma boa cidade pra se morar, então gostaria de saber um pouco de Teresina como se comporta na area financeira e contabilidade, por que tenho um plano de ir morar em Teresina?

    atenciosamente,

    Valdo Moreira.

    Abraços…

  14. bom dia …

    bem interessante a pesquisa,acho que a colocação de jacareí é justa,mas é notável o vigor econômico da cidade e as possibilidades de melhora são evidentes e com certeza haverá uma melhor colocação no ranking muito em breve.

  15. Olaa nao concordo com o ranking de Macaé RJ ja morrei la quase 2 anos, a saude e pessima, os estudos piores ainda, trabalho se for Homem pião ou engenheiros, fora isso nao tem nenhum emprego bom lá, a cidade e minuscula e cheio de corrupiçao.

  16. Nasci em Recife e moro, aqui em termos de emprego, tem em varias áreas, mais voltado para área de Gestão, sou formado em administração de empresas e marketing, e tenho encontrado dificuldades no mercado,não sei porque fato, mais… além da cidade ser quente demais, dependendo da regiao, metro aqui para população de baixa renda anda espremido, o unico hospítal de trauma vive lotado, temos bons conceitos de na àrea de saúde porém, não funciona tão bem, discordo com a colocação de Recife (12ª)pois ela ainda tem politicos descansados, e lula gastou alguns milhoes pra construir um parque com nome da mae dele, na praia de boa viagem , em vez de investir em outras coisas que precisamos, abrisse poucos concursos publicos, as oportunidades mesmo que seja em suape, não dar certo para os daqui, pois caro demais para poder fazer um curso para atuar no porto, ou as vezes tem funções que nem existem cursos aqui e somente RJ, é isso meu caro, e comente algo sua a luza de seu conhecimento, pois estou procurando uma cidade que tenha qualidade de vida, seja fria, e que posa atuar bem na minha área de adm. de empresas e Marketing, e pra lhe ser sincero, penso em ir pro exterior, onde ao menos ralamos , mais ganhamos em euros e mais frio calro, abraços…

    • Alex, concordo com sua opinião sobre a nossa estrutura, que é ruim realmente, mas concordo que Recife tal ocupação: lembre-se que ela está neste ponto não por Recife em si, mas pelos investimentos no Pólo de Suape. E com relação a isso, o Governo do Estado vem investindo muito na estrutura. E os investimentos que Suape vem proporcionando naturalmente trarão investimento, por parte do Poder Público, na nossa estrutura de estradas, hospitais e outros. Boa sorte!

  17. olá,sou de campo grande – ms, mas eu moro no sul do piauí a 5 anos, aqui a região vem se destacando pelas oportunidades criadas pela agricultura.e muito solo fertil e vasto.
    eu nunca tive oportunidade de crescer na minha região, mas aqui montamos uma empresa de torno e solda para atender os lavoureiros, e graças a Deus temos tudo pra chegar onde desejamos.
    eu sei q aqui esta longe de aparecer na lista, mas fiquei com vontade de deixar meu comentario sobre essa região maravilhosa.

    • Olá Miriã.
      Acredito que você está no caminho certo para prosperar. Se a região não ajuda muito é preciso buscar alternativas para se dar bem. Vocês identificaram o nicho de mercado e invetiram nele. Jogada de mestre que com certeza renderá ainda mais frutos. Assim você contribuirá para o crescimento de sua região. Parabéns!
      Um abraço

  18. Bom dia a todos!

    Parabéns Gustavo pelo blog e pelas informações úteis que ele nos passa, esta pesquisa é muito interessante, moro e trabalho aqui em Camaçari – Bahia, mas já trabalhei no Rio de Janeiro e Região Amazônica. Bom ler os comentários e saber do interesse sobre o Tema, atualmente penso em mudar de cidade, pelo menos por uns tempo, e pensei muito em São Caetano do Sul devido á indicadores como qualidade de vida, IDH, cidade segura etc.. qual a sua opinião sobre esta possivel mudança?

    felicidades e novamente parabéns pelo espaço!

    Celso Nascimento

    Camaçari – Bahia

  19. A J U D A ! ! !

    Boa tarde.

    Sou mineiro, porém desejo muito sair da cidade onde moro.
    Por motivos pessoais preciso de uma cidade para poder trabalhar, mas obtento também estabilidade.
    Eu quero mesmo é passar em concurso público, porém este é um investimento de médio a longo prazo, claro que não vou desistir de concurso, pois sei que é o melhor para mim, mas preciso de um lugar para poder morar e trabalhar o mais rápido possível.

    O meu caso é o seguinte:
    Tenho somente nível médio e experiência (2 anos) em comércio.

    Eu saindo da minha cidade levarei mais 3 pessoas comigo, então serei eu um adulto duas crianças. Estou querendo cidades localizadas nas regiões sul (SC) e/ou no estado de Minas Gerais.

    Eu sei que o melhor é fazer um curso e tal.
    Mas como falei, se fosse para esperar eu faria (estudaria) concurso, porém não posso mais esperar.
    Preciso mesmo de um novo lugar para viver o mais rápido possivel, mas um lugar no qual possa residir e trabalhar dando estabildiade e sustento para nós 4.

    Desde já agradeço pela atenção.
    Vlw pessoal.

  20. Olá Celson, tudo certo?

    Que ótimo que está gostando do nosso conteúdo, fico feliz.
    Olha, não conheço as duas cidades que citou, mas como você mesmo disse, São Caetano do Sul está bem posicionada em alguns ranking, né? Talvez, se você tiver uma boa proposta de emprego, poderia sim pensar nesta mudança. Acredito que lá existam grandes oportunidades também, o que pode atrapalhar são mesmo as condições de sua mudança, ascpetos como família etc devem sempre ser considerado.
    Desejo sorte na sua escolha!

    Grande abraço!

  21. Moro atualmente em São Paulo (sou estudante), mas sou natural de Ribeirão Preto-SP. Apesar de não saber como andam as oportunidades por lá, devo dizer que concordo com a 17ª posição! A cidade oferece boa qualidade de vida, infra-estrutura e um excelente campus da USP e outras universidades que formam profissionais e investem na pesquisa que ajudam a modernizar a região. Acredito que a oferta em alguns setores é ainda tímida, em virtude do enforque ser no agronegócio, mas há muito potencial a ser explorado, espero que haja um cuidado especial visando um crescimento e maior diversidade econômica pois pretendo voltar para lá!! Parabéns pela pesquisa e comentários, concordo em vários pontos, me pareceu coerente no geral. Abraços

  22. Olá, moro em SP-Capital há 5 anos e trabalhava no ramo de Terceirização de Mão de Obra, más em 2006 fui demitido e decidir abrir meu próprio negócio no ramos do comércio ( BarRestaurante ) más acabei arrendando e hj tenho uma renda de R$ 5.000,00, más não consigo ter um bom padrão de vida por aqui com este valor, o custo de vida é muito alto: aluguel, lazer, escolas, alimentação, etc… sem contar com a violência, pessoas frias, estresse, trânsito, poluição, tudo que uma grande metrópoli possui, neste caso pretendo me mudar para o interior ou região sul, para montar um négócio ( contabilidade ou prestação de serviços em RH ) que cidade vcs sugeriam. o único motivo que me segura ainda por aqui é o fato de minha esposa ter passado em concurso para o Detran com salário de R$ 1.200,00 mês. e ela resiste em mudar..

    • Olá Agnaldo, tudo bom?
      Acredito que você deva fazer uma pesquisa de cidades em conjunto com sua esposa. Pois a decisão de se mudar é bastante séria e exige planejamentos. No seu caso, acredito que uma cidade com um custo de vida mais baixo seja o ideal, uma vez que sua renda é alta para o padrão de várias cidades, mas não o de São Paulo. É possível que você encontre este padrão menor até mesmo no interior de São Paulo, o que seria ideal para conciliar com o trabalho de sua esposa.
      Espero ter acrescentado. Muito obrigado pela participação!
      Grande abraço!

      • Olá Gustavo, muito obrigado pela resposta, e tenho a mesma visão que vc, a minha renda realmente não é nada aqui em SP, ex no meu Bairro a renda familiar média é de R$ 15.000,00. acredito que esta renda em cidades menores será uma boa renda e podendo até poupar uma parte. para acumular capital e abrir outro negócio no futuro. pq vc que é Administrador deve saber..que uma vez sendo empreendedor..não consigo mais ser empregado. já tentei várias vezes…Abços…

  23. eu nao concordo que sao paulo seja a primeira cidade.

    e todos sabem o porque, temos bons empregos e bons salarios em uma cidade 90% do tempo com transito terminal e poluicao a flor da pele.

    Fabio

  24. Moro em Aracatuba interior de São Paulo e tenho certeza de que estaremos nesta lista em sua proxima publicação
    Sou formada em Ciencias Contabeis Matematica E atualmente faço
    Logística area que oarticularmente estou amando
    contato noirgarcia@hotmail.com

    Sucesso a todos nós e parabéns pelo site.

  25. Boa tarde!

    Moro em Balneário Camrboriú, a 10km de Itajaí e 82km de Florianópolis. Esta região é realmente muito promissora, de ótima qualidade de vida e oportunidades àqueles que estão preparados. Sou natural do interior do RS, de onde vim em busca de novas oportunidades e desafios, e visualizei nesta região a possibilidade de melhores oportunidades profissionais e principalmente educacionais. A diversidade de pessoas que aqui residem também contribuem ao seu desenvolvimento, pois caracterizam-se em sua maioria, como empreendedoras.

    • Olá Nilvane, tudo bom?
      Sempre ouvi falar muito bem de sua cidade. Agora com seu relato, vejo que não é apenas pelo turismo que a cidade é bem vista.
      A diversidade de pessoas empreendedoras sempre é um diferencial para o município, faz com que a cidade cresça ainda mais rápido, se bem geridos.
      Obrigado por compartilhar, participe sempre! 😉

      Um abraço.

  26. olha eu estava olhando este site no tentando encontrar uma cidade que podesse me socorrer eu pressiso estudar e trabalhar tenho 25 anos sou casada nas nao tenho como manter a casa com 500 reais. minha cidade é petrolina aquela do vale do sao fransisco o polo da irrigacao todo mundo fala das exportacoes da fruticultura irrigada. mas na realidade essa cidade so enrriguese quem vem de fora .sabe duvido voce encomtrar algum dono de fazenda de uva petrolinense,sao os japoneses americanos etc, o que adianta morar na cidade polo da irrigacao enao ter enprego ou ssinplismente deixar de estudar para ser piao,sabe eu estudo eu quero se alguma coisa mais nao adianta pelo visto procurar as melhores cidades para se thabalhar pois a realidade e outra;

  27. Estou fazendo um trabalho de faculdade e gostaria de saber qual o critério utilizado para chegar ao resultado das melhores empresas para se trabalhar, que tipo de perguntas são feitas nesse questionário e se esse questionário é aplicado para toda a empresa, ou somente um grupo.

    Grata

    Simone

  28. Moro em Contagem(MG)[98ª colocada] e achei estranha esta colocação. Contagem faz parte da chamada "grandeBH" e como tal não tem vida própria. Tem 600.000 habitantes e se comporta como uma cidade- dormitório.Pra vc ter uma idéia, nao temos nem mesmo um terminal rodoviário.Nem um hospital de qualidade. Se quiser um, tem que ir pra BH. Somos uma espécie de "periferia" de Belo Horizonte".A qualidade de vida aqui é igual em todo o Brasil. Somente para aqueles que tem dinheiro.

    • Ana realmente tem cidades que estao muito defasadas, como e o caso de Sao paulo ficar em primeiro lugar,nao estou ridicularizando ela mas sim falando minha opiniao e de outros,moro em pernambuco aqui atualmente tem crescido muito os investimentos na educaçao, infra estrutura,comunicaçao,polo digital,polo medico Recife portos e petroliferas. sim voltando a sao paulo, antigamente quando uma pessoa ia do pernambuco pra sp conseguia empregos realmente bons, mas nao e o caso hoje todos os nordestinos estao voltando para sua terra , sim por causa do emprego que nao da lucro, e tambem sem falar da poluicao da cidade, e congestionamentos uma pessoa passa quase 3 horas por dia nos congestionamentos e muito questionavel. Desculpa se falei demais…

  29. Moro em Bauru estado SP, a cidade tem uma boa qualidade de vida, pois possui toda a infra-estrutura de uma grande cidade, tendo otimos restaurantes, bares e baladas…Mas nao concordo com minha cidade aparecer na lista, pois tem uma renda muito baixa, porque a cidade nao tem industria. Aqui se sustenta pelo comercio, mas nao da manter 400,000 so pelo comercio…Erraram Feio…..Ainda aparece na frente de Marilia…ABsurdo!!!

    • Paulo, acredito que Bauru tenha um potencial muito superior a Marília pois conta com ensino superior de qualidade e boa malha rodoviária, veja os dados:

      Bauru
      PIB 5.294,91 milhões (R$ 15.232,73 per capita)
      Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS: Grupo 1 – Municípios com nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais

      Marília
      PIB 2.811,84 milhões (R$12.891,66 per capita)
      Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS: Grupo 3 – Municípios com nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores nas demais dimensões
      http://www.seade.gov.br/produtos/iprs/pdf/oiprs.p
      http://www.saopaulo.sp.gov.br

    • Bauru
      PIB 5.294,91 milhões (R$ 15.232,73 per capita)
      Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS: Grupo 1 – Municípios com nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais

      Marília
      PIB 2.811,84 milhões (R$12.891,66 per capita)
      Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS: Grupo 3 – Municípios com nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores nas demais dimensões

      http://www.saopaulo.sp.gov.br

  30. Moro em Santos e poss dizer que é um lugar horrível para trabalhar, não é a toa que gasto 4 hrs por dia subindo e descendo serra para trabalhar em São Paulo, gasto quase R$500,00 reais de passagem e ainda sim está valendo a pena, pois paga-se muito pouco e aqui ou voc~e trabalha no comércio, ou no porto ou você é um profissional liberal que talvez seja o melhor remunerado entre esses três.
    Alta concentração de idosos e poucos investimentos em cultura e lazer fazem com que voc~e tenha somente praia que sempre estão impróprias para banho além de ter muito trombadinha roubando as pessoas, e o pior, não tem espaço físico para crescer, paga-se em média 4x menos o salario que se paga em São Paulo, só o sossego que ainda faz valer a pena viver aqui.

  31. Olá, Gustavo.
    Parabéns pela matéria, acho que colocação da cidade que moro, está corretamente. Moro em Presidente Pte(49º), infelizmente está região é qse impossível ter um plano de carreira, sou formada em Adm e faço pós em gestão empresaria com MBA, mas é uma região difícil, que não dão valor na qualificação de um bom profissional, por isso, estou pretendendo me mudar para Curtiba, acho que é uma região mto rica.
    Obrigada, adorei a matéria..

    • Olá Michele, obrigado pelo comentário.
      Infelizmente, a mudança, muitas vezes, é a solução para se conseguir um emprego melhor.
      Faça seu planejamento com cuidado e preste atenção aos indicadores da nova cidade para não ter supresas depois.
      Boa sorte em sua mudança. Sucesso!
      Grande abraço!

  32. Maringá (30ª), acho ótima colocação, …até poderia merecer mais, levando em conta sua qualidade de vida no contexto geral, onde desde sua fundação se preserva o verde,… atualmente há 27 metros quadrados de verde por habitantes,…minha cidade Itapetininga SP nem de longe tem tanto verde e as poucas arvores que sobram, ainda derrubam de forma arcaica e imbecil, e olha que minha cidade é considerada "Terra das Escolas", sendo assim …Parbéns Maringá!!!!!!!!!!!!

  33. moro em juiz de fora a 46 anos e a 27 anos em uma única empresa (uma das maiores) e já foi melhor.hoje existem vagas na cidade mas salarios de mil reais,para complicar as empresas não deixam os funcionários antigos se aposentarem,dando um documento com valores de insalubri baixos.acho que juiz de fora está virando terra de empresários bandidos,e o pior,a justiça e ninguem resolve.que deus olhe por todos.

  34. Boa, moro em São Bernardo do Campo, sou comerciante ( compra e venda de veiculos semi novos), tenho interesse em me mudar e mudar minha loja para Indaiatuba, voçês tem algo para me informar em relação ao comércio de Indaiatuba, se possivel em específico no meu ramo, muito obrigado, Boa sorte.

  35. Amigos, Uma pesquisa que coloca RJ e SP como cidades do topo da lista não pode ser séria!

    Quem depende de trasporte urbano para trabalhar nestas cidades vive um inferno diário, a saúde é um terror, segurança sem comentários…

    Realmente acredito que isso seja uma piada!

    Joinville em Santa Catarina tem escolas "Públicas" de qualidade, a saúde é de primeiro mundo é o segundo polo metal-mecânico do Brasil e está em 50º.

    Isso deve ter sido feito por estágiários insatisfeitos…

    Sinceramente!!!!

    Marcio.

  36. Caro Gustavo, acho que erraram feio na colocação de Natal/RN (26ª). O Rio Grande do Norte não possui industrias, tudo vem de fora, ou seja, o comércio depende exclusivamente do fornecimento de outros estados.
    Os preços aqui aplicados são iguais aos de São Paulo. Na área de serviços, se vive basicamente do turismo, e longe de qualquer ISO ( objeto não identificado ainda por aqui).
    O estado é um dos maiores produtores de frutas do país e, maior exportador, inclusive da melância quadrada que vai na maioria para o Japão. Outras frutas como melão, côco e caju/castanha, abastecem o mercado interno e também, na maioria, são exportadas. É também um dos maiores produtores de bonés do país, sendo a cidade de Caíco, sede das fábricas (micro e pequeno porte).
    A média de salário aqui é de R$ 600,00 e, 1.000,00, para os mais qualificados.
    Sendo uma das sedes da copa de 2014, pode ser opção de investimento, aos menos avisados.
    Vê se concerta isso aí pois, podem te culpar de propaganda enganosa.
    Em tempo…, é uma das melhores cidades para se passear…, entendeu, …passear. Inclusive os melhores pontos turisticos não ficam em Natal, e sim em Extremoz (Dunas de Genipapú), em Parnamirim ( O maior cajueiro do mundo), Barreira do Inferno (lançamento de foguetes-FAB), praias como Cotovelo, Pirangi, Búzios.
    Pipa é um lindo ponto turistico, localizado à 82 kms da capital.
    Meu intuito é somente a título de informação, e não crítico, certo!?!?

    • Olá PORCACCIONE, tudo bom?
      Como dito no post, este ranking foi elaborado pela Revista Você/SA, com base em alguns estudos realizados. Nós aqui do blog apenas veiculamos tal pesquisa, justamente para promover a discussão em torno do resultado desta.
      Sua colaboração foi muito importante. Pudemos observar que Natal ainda tem algumas deficiências, como você mesmo mencionou.
      Obrigado por sua participação, volte sempre que puder.

      Grande abraço!

  37. Por ser uma cidade Capital em desenvolvimento Campo Grande pode ser muito Bom para se viver e trabalhar,a 1hora e 20 de avião de São Paulo e Curitiba e Brasilia.A grande população de uma cidade muitas vezes diminui a qualidade de Vida,Campo Grande conta hoje com 770mil habitantes.No momento a construção civil é uma das areas que mais empregam,quem tem capacitação tem muito serviço aqui,novos shopings e conjuntos residenciais sendo construídos na cidade.Capital com ar de interior assim é Campo Grande.No clima tem calor, mas no geral tem temperatura amena,até com frio de próximo de zero grau em alguns dia de inverno.O agronegocio é o forte da região.ano passado foi a décima oitava cidade do país em consumo,superando ricas cidades do interior de são paulo como ribeirão preto.

  38. Oi pessoal vivo em Manaus, aqui é uma verdadeira guerra de informação, o descaso esta por todo lado, a população a mercê de gente gananciosa e corrupta que se acha corruptamente correta, entende,os terminais de ônibus uma feira camelo por todo lado, as ruas um viaduto de crateras e buracos, os ônibus um cacos velhos quebrados e individuos que diariamente cai entre suas ferragens, e por todos os lados que se olha ferrugem, as escolas além de sujas, quentes e sem ventilação em muitas delas as drogas são vendidas livremente nas calçadas em frente, e o mais grave é o lixo jogado nos rios e igarapés por toda a extensão, e o rio Negro sendo assoreado diariamente pelo consumismo o descaso e o lixo, ou seja, virou um lixão da população de Manaus tudo é jogado nele, como ele já e NEGRO não da pra se ter a idéia real de sua poluição. Esta cidade certamente não deveria receber a COPA DO MUNDO, ou tem que construir uma nova cidade pra que isto aconteça. O que temos de bom são as pessoas cordatas e mansas, adoram dançar e beber e dirigir, nunca reclamam de nada, não é incrível? A educação é péssima, a saúde inexiste, emprego um terço é camelo, outros são os ESCRAVIÁRIOS do DISTRITO INDUSTRIAL que levam tudo pra CHINA, CORREIA E JAPÃO, EUA, e nada fica no Município só o lixo das industrias, e a partir de 40 anos aqui não se consegue emprego de jeito nenhum e as mulheres é que mais sofrem, espero que com a nova Presidenta esta situação melhore pra todos nos homens e mulheres dignas que aqui vivem.

  39. olá gustavo!!bem interessante seu blog…

    gostaria que com seu conhecimento,podesse dar o seu ponto de vista sobre a cidade de Rio Grande,que fica há uns 350km de porto alegre Rio Grande do Sul.

    eu e meu marido moramos em alvorada cidade de porto alegre,pois bem estamos a fim de dar uma mudança geral em nossa vida,pois aqui é meio complicado financeiramente,ele trabalha no ramo da construçaô civil,aqui até tem bastante setor dessa aréa,mais o valor é bem esmagado,e há poucos dias ficamos sabendo que em rio grande existem muito mais serviço nessa aréa e falta profissionais,mais naô sabemos mais nada sobre a regiô,tenho um casal de filhos,e estamos

    querendo investir pro nosso futuro…

    aguardo seu parecer anciosa,abraços….

  40. Lista interessante…
    Eu não moro em nenhuma dessas cidades, sou de Cordeirópolis – SP, cidade vizinha da 70ª colocada, Limeira.

  41. OLá pessoal,

    Sou nascido e criado Em BRASÍLIA-DF, e digo com toda tanquilidade, é uma farsa a oitava posição para Brasila-DF. Aqui é muito caro pra se viver, os transportes são péssimos e os mais caros do país ( de 3,00 a 4,00), vc paga numa quitinete minúscula de 600 a 700 pilas, mais condômínio, agua, iptu, luz etc….os comércios são setorizados o que complica, as pessoas te atendem mal, só vale se estiver bem vestido, o ar é seco demais, as pessoas são frias, meio grosseiras e mal-educadas, AQUI CONHEÇO MUITA GENTE QUE MOAR MAIS DE 30 ANOS E NÃO TEM NENHUMA AMIZADE FORTE VERDADEIRA, eles negam por vergonha, mas se vc conversar mais profundamente, eles ( nós) somos muito carentes, são pessoas muito falsas as que conheci e extremamente interesseiras ( há execeções, mas são execeções, e as execeções sofrem muito aqui!). Ainda por cima, eles tem um ar de se acharem superiores……mas é uma cidade muito violenta ( considerada a terceira em assaltos, e assassinatos), tem uma entorno e cidades satélites (tipos bairros), com extrema pobreza, extrema mesmo! Brasília ( prefiro falar DF é mais amplo) só se sustenta por causa das enormes verbas que o restante do Brasil manda pra elels, pra eles aplicarem a amis na educação, saúde, segurança etc por ser capital, sem isto Brasília, seria terra de horror…….há bastantes verde na área central dos turistas ( plano piloto), mas no restante, é tudo bem parecido com os bairros pobres da zona leste de são paulo, ou seja, casinha, caixotes, muito lixo, nada pra fazer, muita igreja, buteco e só…….BRASÍLIA-DF SÓ É BOM PROS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ABONADOS DE LÁ, QUE SE FAVORECEM DA POLÍTICA SUJA, NO RESTANTE É ILUSÃO, E MUITO TRABALHO E SOFRIMENTO

    E diversão não existe, e tudo muito, mas muito caro, e sem carro desiste ( aqui tudo é longe),
    bem me desculpe a franqueza, mas esta é a realidade d maioria do povo daqui! Mas pelo que vi no restante do país, a coisa tb não tá muito boa…tamos perdido, que oxálá nos proteja e perdoe

    • Michel,

      Você tem plena razão quanto à pobreza do entorno e cidades satélites, mas Brasília (Plano Piloto) é a Ilha da Fantasia; quem consegue ter um bom salário e morar lá concorda comigo. Já morei em várias cidades do Brasil e posso dizer que com certeza todo brasileiro deveria poder morar no Plano Piloto ou melhor, toda cidade do Brasil deveria ser como o Plano Piloto…. Criminalidade baixíssima, policiais educados, hospitais (poucos é verdade) mas muito bem aparelhados (o Sarah Kubistchek é de um padrão de excelência digno de Einstein e Sírio Libanês); infra estrutura sem igual.
      Gastronomia, cultura, educação… não é uma São Paulo, BH ou Rio nestes quesitos, mas não faz feio.
      A renda média do morador do Plano Piloto realmente é mais elevada do que a maioria das cidades do país, ms cidades com renda maior muitas vezes oferecem bem menos; por que a distribuição de renda é pior.
      Agora falando na boa, Brasília hoje não é mais uma cidade “Cabide” (de empregos), tem uma industria pequena mas ativa, comércio vigoroso, setor de serviços excelente, é o paraíso dos profissionais liberais. Acho até que, se levarmos em conta apenas o Plano Piloto, Brasília deveria até estar em colocação melhor.

  42. Não entendo porque Pelotas/RS está na lista. Sou técnico eletrônico e precisei mudar para Caxias do Sul/RS, onde encontrei outra realidade. Altos salários e qualidade de vida.
    Em Pelotas só está bem quem é funcionario público federal, o resto está catando moedinhas…

  43. eu moro em ponta grossa e la e um otimo lugar mesmo concordo com a lista perfeitamente
    pq sei que la a bom mas tb tem seu defeitos
    e curitiba entao amo essa cidade
    ela merece fica em 10
    e muito abrigado pq essa lista

  44. Pessoal, acabei de crer, nem todo raking é confiável, esse por exemplo é uma grande furada ou pelo menos cometeu uma. Eu atualmente moro em Uberlândia com alguns parentes, vim pra cá porque gosto muito da cidade, sou funcionário público estadual, mas sou da região de Juiz de Fora e nos ultimos 10 anos passei cinco anos aproximadamente em JF e 5 aqui e por experiência própria e por acompanhar meuis tios e primos digo com 100% de certeza Uberlândia dá de mil a zero em JF em qualquer aspecto, tanto na questão de conseguir emprego, de salário e de custo de vida, só na questão de segurança que JF é mais tranquila. Esse raking é ridículo ( Udi vs JF), em JF não tem praticamente nada de industria, lá praticamente vc tem que arrumar emprego em comércio, salários baixíssimos, alugueis super caros. Meus tios sempre viveram no aperto em JF, como diz o ditado, só amassando barro. Aqui em Uberlandia a um pouco mais de um ano, todos estão trabalhando, compraram uma casa boa, carro, moto, tv por assinatura, net, tv de LCD grande, vivem muito bem. Vc vai no distrito industrial aqui e é um monte de industrias, vc vai em JF parece piada, 1 industria grande que fecha não fecha ( Mercedes) e o resto de pequeno porte, mesmo assim poucas. e um outro tio meu que também veio pra cá? o tanto que o cara já trocou de emprego não tá no gibi, vai fazer isso em JF pra ver. GEnte, na boa, gostei muito da época que morei em JF pela traquilidade e amizades, mas não dá pra comparar as duas, aqui a cidade é limpa, plana, bairros com casas só no reboco é um ou dois, já JF parece cheio de favelas, morros infestados de casas só no reboco, povo mais pobre. Bem é só pesquisar , vejam dados do IBGE 2010, Uberlandia tem 0 27 pib do Brasil, JF não aparece nem entre as 50. Eu vivi nas duas cidades e não dá pra comparar mesmo. link ibge. http://georgelins.com/2009/11/22/pib-as-50-maiore

    • Sou natural de Uberlândia,e realmente e uma ótima cidade para se morar.Na área de trabalho depende da sua área de atuação.No geral o salário da cidade e ruim.Dica:Análise outras cidades antes de escolher Uberlândia para morar e trabalhar.Espero ter ajudado.

  45. Boa tarde,
    Sou de português e estou a pensar em mudar-me para o Brasil pois apesar de ser um país que sempre me apaixonei, tenho muitos amigos brasileiros aqui em Portugal.
    O curioso é que tanto pelo que me falaram, li e vi, estou a pensar muito sério em ir para Passos, Minas Gerais.
    O meu problema é o seguinte:
    1º) Educação Média Técnica Profissional em Administração e Gestão Pública;
    2º) Bastante Experiência como Administrativo, Encarregado de Logística, Vendas e Logística.
    O que me preocupa é se existe facilidade em encontrar trabalho, habitação e o custo médio de vida já que 1€ = 2.32059Reais.

    Gostaria de uma opinião muito sincera e talvez alguma informação sobre tipo de empresas existentes.

    Obrigado e muitos parabéns pelo bom trabalho

  46. ola,gostaria de saber sobre a cidade de sa jose dos pinhais pr,pois estou querendo ir embora para la,queria que alguem que conhece a cidade me falasse sobre ela se tem bastante emprego e o custo de vida como moradia.tenho 40 anos e tenho curso de mecanica pos medio.obrigado pela ajuda.aguardo comentarios.

  47. Moro na cidade de Cabo de santo Agostinho-PE, cidade onde fica localizada uma grande parte do Porto de Suape (juntamente com ipojuca) onde estao sendo erguidos grandes empreendimentos, como a Refinaria da Petrobras, um polo petroquimico, o terceiro estaleiro naval, a fabrica da fiat, a maior siderurgica da america latina, o cone logistico e etc.. sem contar que temos um litoral maravilhoso com belas praias, e espero que nos proximos rankings apareça minha cidade. valeu

    • o cabo é cidade dormitório. somente a peãozada que fica por lá. os executivos, engenheiros e todo mundo que ganha bem mora em recife ou jaboatão.

  48. Sou de Pouso Alegre (MG), a 89ª do ranking. A cidade aqui cresce assustadoramente e sem um plano diretor. Recentemente a prefeitura fechou um contrato pra trazer a XCMG, indústria chinesa de máquinas pesadas. É o maior investimento da China no país e vai render 5mil empregos diretos e indiretos. E essa semana confirmou um shopping center com uma área de 150 mil m2…

  49. Bem eu resido em Teresina, e digo que a cidade está numa fase de crescimento acelerado, mas ainda se paga muito mal, apenas 2% da população movimenta os bens de alto valor, o resto sobrevive com 1 salário minimo . . .

  50. E Palmas_PR quando vai figurar na lista, pois é uma cidade com mais de 129 anos de emancipação, é uma cidade antiga, que tem história no Estado do Paraná. É mãe e avó da região Sudoeste, tem 50000habitantes, está crescendo, tem eólicas, IFPR, Hidrelétricas pequenas a ser construído, e os 5s.
    Obrigado!!!

  51. Moro em Taubaté-SP, a cidade, eu não diria que é ruim, pelo contrário, estou numa das melhores regiões do país, uma cidade desenvolvida mas, ainda, não caótica, mas deixa a desejar em vários aspectos, principalmente em infraestrutura, principalmente com ruas e avenidas que já não comportam mais o tráfico crescente, quem quiser vir dificilmente se dará mal, é claro que ninguém joga emprego na sua porta, mas quem procura sempre acha!

  52. Caro Gustavo, gostaria de comentar sobre Gravataí-RS, cidade com cerca de 180.000 habitantes, com local exemplar em questão de logística, acesso a RS-118, 116, pode pegar a 101, free-way, a poucos km de Guaíba  cidade portuária, Gravataí também está 40 m acima do lençol freático, não é a toa que a GM e Pirelli se instalaram aqui, por mais que seja interessante a isenção de impostos, acho que estas questões abordadas anteriormente são mais relevante do que a própria isenção, ranking, com todo respeito possível, completamente desestruturado, infelizmente o país todo olha somente para RJ e SP, RS em não mais do que 15 anos vai ser a maior economia do país, já somos a maior se tratando de agronegócio, nos aguarde.

    Abraço.

  53. Moro em Serra no ES, temos uma das duas maiores Siderurgicas do País a ARCELOR MITTAL e a VALE. Um terminal industrial em expansão o TIMS. Empresas de Vidros, Azulejos, Plasticos. Atualmente vivemos um crescimento imobiliário, nossa infraestrutura é a melhor da região da Grande Vitoria, o município de Serra possui belas praias, porém pecamos na divulgação dos atrativos da cidade, somos uma das poucas cidades capixabas que com características urbanas e do campo. 

  54. Moro em Joinville SC, você deve estar pensando que eu moro num sítio, cercada por vacas, ovelhas e gados… a parte das vacas é verdade (Joinville tem várias belas mulheres, mas a maioria delas não se dá o respeito) mas Joinville é a maior e mais populosa (mais de meio milhão de habitantes segundo o SENSO) cidade de Santa Catarina e a terceira do sul do país, o terceiro maior polo industrial do sul do BRASIL e 
    R$ 13.2 bilhões foi o número do nosso PIB em 2008 (PIB per capta de 2008 R$ 26 865,04).Joinville possui ainda, aeroporto, a festa das flores, o Festival de Dança de Joinville – reconhecido como o maior do mundo em seu gênero (consta no Guiness Book), uma filial da Escola do Teatro Bolshoi, única fora da Rússia – sendo que a sede localiza-se em Moscou. Daqui viaja-se fácil e rapidamente para São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Jaraguá do Sul entre outros… A baixa criminalidade permite aos moradores do bairro Centro ir e vir caminhando para as principais baladas. Um dos maiores polos industriais, se não o maior, difícil não conseguir um bom emprego na área metal-mecânica. Uma cidade muito linda, a pouco mais de meia hora, de carro, chega-se as mais belas praias do sul. Descordo a posição no ranking. Temos pessoas de vários estados, SP, PR, RS, MG, RJ que mudaram para Joinville porque passaram por aqui, amaram a cidade e vivem nela há anos até os dias atuais. O custo de vida também é baixo. A mãe do meu marido se surpreende com os valores do supermercado, ela é de SP. Bom, fica a dica. Só uma questão: Diversão aqui é meio fora de cogitação, tem bons lugares, porém mal gerenciados. Então melhor ir para as praias se quiser curtição. O povinho aqui é “meio” ruim de volante também rs

    • vc tem toda razão AMO JOINVILLE, morava no piauí em teresina, cidade podre… mas hoje finalmente encontrei o lugar certo para viver e trabalhar que foi aqui em Joinville… não sei como será no futuro, mas ficarei aqui por um bom tempo… acredito que porto alegre será meu foco.. curitiba está ficando bem violento, com isso, fora de cogitação… abraços

    • Olá anônima, em relação as mulheres. Bem, aqui em Goiânia, está bem difícil ficar casada, as mulheres dão em cima dos maridos das outras destruindo os casamentos e as famílias. Os homens daqui já não valem muito, estão mal acostumados, ter várias mulheres ao mesmo tempo é normal. ou vc aceita ou fica sozinha e solteira. Essa é a realidade. Emprego aqui, só de 1500,00.
      Tenho muito vontade de mudar para uma outra realidade.

  55. Moro em Joinville SC, você deve estar pensando que eu moro num sítio, cercada por vacas, ovelhas e gados… a parte das vacas é verdade (Joinville tem várias belas mulheres, mas a maioria delas não se dá o respeito) mas Joinville é a maior e mais populosa (mais de meio milhão de habitantes segundo o SENSO) cidade de Santa Catarina e a terceira do sul do país, o terceiro maior polo industrial do sul do BRASIL e 
    R$ 13.2 bilhões foi o número do nosso PIB em 2008 (PIB per capta de 2008 R$ 26 865,04).Joinville possui ainda, aeroporto, a festa das flores, o Festival de Dança de Joinville – reconhecido como o maior do mundo em seu gênero (consta no Guiness Book), uma filial da Escola do Teatro Bolshoi, única fora da Rússia – sendo que a sede localiza-se em Moscou. Daqui viaja-se fácil e rapidamente para São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Jaraguá do Sul entre outros… A baixa criminalidade permite aos moradores do bairro Centro ir e vir caminhando para as principais baladas. Um dos maiores polos industriais, se não o maior, difícil não conseguir um bom emprego na área metal-mecânica. Uma cidade muito linda, a pouco mais de meia hora, de carro, chega-se as mais belas praias do sul. Descordo a posição no ranking. Temos pessoas de vários estados, SP, PR, RS, MG, RJ que mudaram para Joinville porque passaram por aqui, amaram a cidade e vivem nela há anos até os dias atuais. O custo de vida também é baixo. A mãe do meu marido se surpreende com os valores do supermercado, ela é de SP. Bom, fica a dica. Só uma questão: Diversão aqui é meio fora de cogitação, tem bons lugares, porém mal gerenciados. Então melhor ir para as praias se quiser curtição. O povinho aqui é “meio” ruim de volante também rs

  56. Prezados, gostaria de uma ajuda de quem mora e trabalha em Vitoria, preciso de algumas informações sobre tamnaho do varejo da cidade, movimentação, renda principal.
    Agradeço quem puder contribuir.
    Hamilton Mele Jr

  57. Teresina no Piauí é realmente muito boa para se morar e principalmente para se trabalhar, mas principalmente, para as pessoas que vem de fora, pois os da terra nem tanto. Mas o Piauí tem grande potencial para desenvolver e os investidores estrangeiros já viram isso e estão aproveitando. Nós Piauienses, infelizmente, não enxergamos e nem aproveitamos isso. Fico impressionada com a quantidade de hotéis todos lotados com hóspedes, na sua maioria, composta de trabalhadores e altos executivos aqui em Teresina, contudo, a violência tem crescido de forma assustadora, como acontece em toda cidade grande. Beijos a todos, e sinceramente, apesar de tudo, não sei qual os critérios que foram levados em conta para a pesquisa, mas achei aquém a colocação de Joinville/SC, para mim uma das melhores cidades para se viver no País, e Fortaleza mereceria uma colocação um pouquinho pior. Mas, se a pesquisa levou em conta apenas o “emprego”, deve de está certa.

  58. ATUALMENTE MORO EM SERTÃOZINHO SP, TENHO 43 ANOS DE IDADE,JÁ MOREI EM VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS E NUNCA VI CIDADE MELHOR PARA TRABALHAR E MORAR MELHOR QUE SERTÃOZINHO AQUI TUDO É ÓTIMO.

  59. ANTES DE MAIS NADA GOSTARIA DE PARABENIZAR A TODOS QUE SE PREOCUPA COM SUA CIDADE SEU ESTADO E PAIS ,POIS SÓ ASSIM SOMOS UMA NAÇAO , MORO EM BAURU SP E ACREDITO QUE MUITOS ESTÃO FELIZES POIS TEMOS SIM GRANDES INDUSTRIAS , VC DEVE TER EM SEU VEICULO AJAX, TUDOR, CRAAL, ENTRE OUTRAS , TB DE PLASTICOS DIGO UTENSILIO DE USO DOMESTICO, TILIBRA CADERNOS, ENTRE MUITAS QUE TEM E ALGUMAS QUE QUEREM INVESTIR AQUI , SÓ QUE A BUROGRACIA DEMORA E ALGUMAS DESISTE , MAS PARA SE VIVER BEM PRECISAMOS DE SAUDE, AGUA ENCANADA, CIDADE LIMPA ENTAO DIGO AQUI É BOM MAS PODE MELHORAR MUITO MESMO , ALIAS AGORA EM 2012 DOIS ENORMES SHOPPING SERÁ INALGURADO ABRAÇOS A TODOS

  60. Ola gostaria de saber se em vitoria tem bons empregos e tmbm gostaria de saber qual estado que tem mais campo de trabalho para quem é tecnico ambiental , pois eu sou formado nessa area se vc puder me ajudar ficarei muito grato pela sua ajuda desdea ja te agradeço

  61. ola tudo bem?eu sou formado em tecncico ambiental e gostaria de saber qual cidade que é tem emprego pra esa profissao ficarei grato por alguma informação desde ja..obrigado

  62. Morro em Joinville. Cidade muito bonita que está numa região que mais vai crescer no País nos próximos anos. Sua região possui dos portos (Poderá ter o terceiro), ferrovias e futuramente vai ter um complexo intermoldal ( aeroporto internacional e de carga). A cidade também possui belas mulheres, que ao contrário do disse a tal de “anônima”,ma grande maioria se dão ao respeito.
    PS: Essa “anômina” que comentou aqui, deve ser uma baranga que veio para cá, dai viu as mulheres daqui e ficou com inveja… Ruim de volante deve ser ela, pois quando uma pessoa julga, é que o mal está com ela.

  63. Santa Maria, RS (46ª no ranking) é uma cidade realmente boa para morar. Universidades, base aérea, comércio “bem servido”. Só faltava um parque, um lugar bom para ir passear

  64. Olá sou de Campinas estou na 11ª cidade melhor para trabalhar o problema aqui é violencia…..Sou Formado em Administração e em Gestor e Auditor da Qualidade e estou começando agora na área da Qualidade e queria saber em MG essa área da Qualidade esta boa para trabalhar?

    Abraço a todos
    Paulo Henrique S. Faria

  65. Olá bom dia, nõa concordo com a pesquisa, moro em Parauapebas no Pará para quem não conheçe é on de fica a mina de ferro e mangânes de Carajás aqui nunca falta emprego, e nem se quer foi citada, Belém e outras cidades que já estão inchadas estão em colocações ate que boas ai no ranking, creio que essa pesquisa foi mal elaborada.

  66. APENAS DUAS CIDADES DO INTERIOR DO NORDESTE? TA FALTANDO FEIRA DE SANTANA , QUE É A MAIOR CIDADE DO INTERIOR. ISSO PROVA QUE POPULAÇÃO GRANDE NÃO QUER DIZER DESENVOLVIMENTO.

  67. Q conversa mais fiada. João Pessoa na frente de Campina Grande. Campina tem um polo tecnologico, industrial e universitario ; e João Pessoa tem bosta nenhuma (e pagam uns salarios horriveis). Sou mil vezes Campina q João Pessoa.

  68. Eu trabalhei um ano em Jundiaí/SP, a cidade é muito boa, porém o povo não é amistoso o transporte publico deixa muito a desejar, moradia fixa ou temporária é muito ruim e cara, sem contar que qualquer produto que precise tem que vir de São Paulo, Também trabalhei em Diadema/SP a cidade é ótima boa infraestrutura, tem tudo por perto fácil acesso a diversas rodovias pela Imigrantes sem contar que tem um grande seguimento industrial e diversificado.

    • Eu moro em Jundiaí SP , uma cidade ótima estando entre duas metrópoles São Paulo , Campinas . Sendo uma Nacional e outra Regional .
      Mas o que acontece que a cidade é um alvo para quem pensa morar em uma cidade que é alvo de Industrias , de Infraestruturas boas , Rodovias ;

  69. Parabéns pela matéria que aponta Juiz de Fora entre as 100 melhores cidades para trabalhar.
    Resido e atuo profissionalmente nesta cidade e posso confirmar que, em diversos aspectos, Juiz de Fora vive um momento favorável aos negócios.
    É ainda uma cidade com razoável qualidade de vida.
    Rafael Andes Baptista

    • Infelizmente discordo de você. Juiz de Fora deixa muito a desejar. Essa cidade não cresce em nenhum aspecto. O nível de renda é muito baixo, a qualidade de vida não é a ideal e não há grande oportunidade de crescimento. A nível de concursos públicos então, nem se fala. É o caos ! Há boas empresas para se trabalhar sim, mas são casos isolados. Muito isolado. Juiz de Fora não merece a 33ª colocação !!!!

  70. Moro em Campinas sp, e não tenho do que reclamar sobre emprego da cidade,alem de ter ótima qualidade de vida,só o transito meio caótico semelhante ao de São Paulo sp,e de prefeitos que só pensão em roubar.

  71. Moro em Belo Horizonte, esta cidade de uns dez anos prá cá, está um horror, cidade sem lei mesmo, daqui a pouco não vai haver mais caixa eletronicos pois a bandidagem explode todo dia um caixa eletronico no estado de minas, e governador não faz nada para melhorar a segurança,e depois diz que o estado tem a melhor segurança do país, só rindo e muito, não venham morar aqui nesse inferno!

    • Acredito que não seja somente em algumas cidades do Brasil, a bandidadgem está em todas as cidades infelizmente, e o Governo não faz nada e ainda furta os recursos que teriam que ser usados para este fim.

  72. Morei 10 anos em Goiânia, e acho que a cidade deveria estar em outro ranking, pois não há emprego e a politica de remuneração muito fora das pesquisas de mercado nacional. O sistema de transporte coletivo é saturado e sem inovações. O trânsito da cidade é simplesmente horrível, e os indices de crimes cresceram assustadoramente nos ultimos 5 anos. A cidade é linda, porém única opção de lazer são inúmeros botecos espalhados pela cidade. Quem usufrui das estruturas de qualidade de vida são somente a classe A que possuem terras, plantações de soja e cabeças de gado no interior de estado. Não há uma classe intermediária.Rico é rico mesmo e pobre nessa cidade tá lascado.

    • Morou em Goiânia quanto tempo???A quanto tempo?
      Querido a pesquisa foi feita por uma revista conceituada e a partir de dados coletados de uma amostragem e não em cima de uma opnião infeliz oriunda de uma experiência frustada de um único cidadão.Aposto que nem leu toda a matéria antes de comentar,é daqueles que agem segundo sua própria ignorância, perdendo assim a oportunidade de passar desapercebido.
      Certos comemtários são melhores colocados e levados em consideração quando feitos com embasamento real.
      Tenho 32 anos moro em Goiânia desde o meu nascimento e proporcionalmente falando, em matéria de problemas sociais não supera e nem esta abaixo que qualquer outra capital brasileira, nem tão pouco de sua cidade.
      Não é de hoje que todos os domingos no jornal existem mais de 800 vagas em todas as áreas e os mesmos anuncios se repetem por dias devido a falta de interessados ou exesso de vagas. Quanto a salários, tem atendente de call center ganhando R$ 850,00 e mais beneficios como ticket, vale transporte, plano de saúde e jornada de 30 horas semanais. Se isso não é bom, não sei o que é.
      Quanto a qualidade de vida, indiscutível, não é possivel que milhares de pesquisas estão erradas e você correto.
      Amigo da próxima vez veja os fatos, como dizem aqui no “goiás”, quem fala demais, da bom dia a cavalo!

  73. moro em sao paulo a 12 anos, eu acho que esta cidade nao deveria estar em 1 lugar pois em relaçao ao transporte publico ela deixa muito a desejar nao e dos piores mas tambem nao e dos melhores e o indice de violencia e muito alta emprego nao ta muito bom ja teve melhor ;procuro uma cidade do norte e nordeste para me morar.

  74. faltaram colocar santa cruz do capibaribe PE,é uma cidade que cresce muito rápido e em quase todas as ruas tem placas dizendo, precisa de trabalhadores principalmente na área de confecções,coram e venham conferir

  75. Pois eu moro em Juiz de Fora tem 11 anos e não vejo a hora de sumir daqui! A cidade não cresce, vieram pouquíssimas indústrias pra ca nos últimos anos. A maior empregadora da cidade é a prefeitura que paga uma miséria de salário através de terceirizadas para os seus funcionários. Cidade universitária que já está com o mercado de trabalho saturado. Quem forma aqui dificilmente será bem empregado.

    • Concordo completamente. Juiz de Fora é caríssima e os salários daqui são absurdamente baixos. Agradeço à cidade por ter permitido que eu me formasse aqui, mas, assim que terminar, quero desaparecer e não voltar nunca mais. E a quantidade de favelas é algo assustador, e olhe que a cidade tem apenas 600 mil habitantes. Subdesenvolvimento total.

  76. Moro há 37 anos em Londrina e fiquei admirado na posição em que a cidade se encontrava (na época)! Londrina proporciona uma ótima qualidade de vida, porém a economia é gerada pelo comércio e tb é considerada uma cidade universitária. Se não fosse por questões políticas, se tornaria uma cidade muito mais industrializada! Possuímos excelentes Escolas e Faculdades, mas em questão salarial, mesmo àqueles que tem uma Pós-Graduação/MBA, são poucos que conseguem um salário dígno! Na área da Saúde somos referência! Em geral o Londrinense é receptivo, mas peca com a educação no trânsito!

  77. Moro em Goiania ha 5 anos e sou recem-formada. A qualidade de vida é ótima, porém trabalho para recem formados é um caos, nao tem. Nao vejo a hora de sumir daqui.

  78. Boa tarde a todos,

    Visitem, encantem-se, e lembrem sempre dela como um sonho que traz uma lembrança apaixonante: Aracaju.

  79. Rio Grande no RS está entre as 100 primeiras. Ela esta situada na parte pobre do estado, o extremo sul. Trabalho há com toda certeza, com o polo naval que se instalou na cidade, da para ver o boom de gente chegando, mas infelizmente a cidade deixa muito a desejar no quesito desenvolvimento e qualidade de vida. Para passar um ano a dois tudo bem, mas ficar morando aqui nem pensar. E para quem não se acostuma com o frio, pense dez vezes antes de vir, tem um inverno super rigoroso e ventos fortes e gélidos.

  80. Claro que cada um cada um ,mas se vc tiver um bom emprego com um ótimo salário,todo lugar se torna melhor para morar.

  81. Excelente artigo uma visão dos próprios Brasileiros, das melhores cidades para trabalhar,tendo em conta a remuneração, visibilidade e a qualidade de vida.
    Interessante para quem vive do outro lado do atlântico.

  82. Chapecó – SC até tem emprego a vontade mas ganhar bem está longe disso. Para um recem formado está cada vez pior de arranjar emprego pois está se tornando uma cidade universitaria. O salário é baixo e pra aumenta-lo só se o piso da categoria aumentar, caso contrario não vai pra frente. Sem falar que o setor imobiliario está altamente inflacionado.

  83. vitoria e.s. é uma cidade mais ou menos trabalho tem principalmente na area de petroleo que vai se tornaro futuro da cidade mas se for baiano pelo amor de deus nao vem nao ,,,essas porras naogosta de trabalhar e tem milhoesss de baianos

    • Os baianos não interessados em ir para aí não, relaxa. A Bahia, que tem economia maior e mais dinâmica que a do seu Estado, tem mais a oferecer. Na verdade, você até deveria imigrar pra lá, se quiser achar um emprego mais fácil…

  84. Olá gostaria de saber mais sobre cidades de custo de vida baixa e ótimo crescimento profissional no estado do rio grande do sul..Obrigada pela atenção.

  85. O transito de Belo Horizonte esta cada dia pior. O transporte publico é pífio e a falta de respeito pelas leis de transito por aqui e absurda. Povo aqui dirige mal demais!

  86. Belém-Pa,a cidade das mangueiras, da chuva, de políticos altamente corruptos, a volência aumenta a cada dia, e quanto ao mercado de trabalho, se restringe praticamente ao comércio, sendo que se trabalha muito e o salário aquela coisa…rrrs, as pessoas aqui são bem guerreiras, é admirável a força de vontade do povo, enfrentam horas de engarrafamento para se chegar ao local de trabalho em transportes impróprios para uso, o povo brasileiro é um povo que não desiste nunca de seus propósitos, porque a luta para termos uma vida digna é muito grande!

  87. Moro em SP, sou corretora de imóvel, e pretendo sair da cidade .
    Procuro uma cidade melhor para se viver,q esteja começando, e q esteja no auge setor imobiliário.

    Att Rosy

  88. Moro em Utinga-Bahia infelizmente aqui e péssimo pra trabalhar a corrupção impede quer a cidade se desenvolva.

  89. sao paulo é ´bem melhor pra trabalhar ! porem o lado ruim é q a vida e meio estressante por causa do transito em compensação vale a pena ir pra la pra viver, ano q vem estarei de volta la, pois voltei p nordeste e estou sem emprego.

  90. São Paulo é uma ótima cidade para trabalho, pois tem emprego para todos os gostos ainda, e com formação é possível se consegui excelente remunerações, porém tem problemas de todas as metrópoles, o serviço de metro eu considero excelente, mas deveria ser expandido, o trasporte publico por meio de ônibus se adaptou a imensidão da cidade e poderia ser melhorado, assim não haveria tanta lotação, quanto a educação tem opções dos cursos que se desejar, apesar da concorrência nas universidade publicas ser elevada, mas estão havendo inciativas como os institutos federais de educação e o SISU do governo federal, outro problema é a segurança, infelizmente um problema grave que precisa de solução além do transito intenso ou seja tranquilidade das pequenas cidades aqui é muito raro.

  91. Ponta Grossa vive um excelente momento enquanto o país perde investimentos, as indústrias procuram a cidade oferecendo muitas oportunidades de carreira para quem esta preparado com formação técnica adequada.

  92. Marilia sp ..deveria estar em ultimo lugar !! media salario 1000 reais custo de vida alta , má adminitsração publica . e outros fatores …quer ganhar dinheiro nao venha para marilia sp …péssima para negocios e empredendorismo !

  93. Olha amigo voce esqueceu de incluir monte alto-sp, a cidade está dando um salto gigantesco em crescimento, ameaçando até sua cidade vizinha Jaboticabal, vamos ser justo nessa sua tabela, tem lugares patéticos que estão na tabela. Abraços e fica essa dica

  94. Franca é uma cidade maravilhosa, nasci aqui e fui criando também, clima extremamente agradável, cidade limpa e em desenvolvimento. Claro, a cidade tem os problemas de todas outras, mas mesmo assim a saúde, segurança, educação poderiam ser PIORES como em outras regiões que conheço. Com mais de 350 mil habitantes a cidade oferece muitas oportunidades de emprego, pena que a remuneração profissional não é tão boa, por ser um polo industrial calçadista.

  95. Moro em lages e estou saindo daqui por falta de emprego ,tenho duas cidades em vista ,Criciuma ou são José …Mas estou indecisa ..Qual das duasé melhor pra crescimento profissional ?

DEIXE UMA RESPOSTA