As competências desenvolvidas na faculdade de Administração

Começo de ano é sempre assim: fim da correria dos vestibulares, muitos alunos aprovados se preparando para o início das aulas e, principalmente, muitos futuros administradores entrando nas universidades, não é mesmo? Mas e agora, o que esperar da faculdade de Administração?

Infelizmente, muitos estudantes chegam ao curso de Administração sem saber o que esperar dele, quais competências vão aprender, quais as principais matérias que irão estudar, quais experiências irão vivenciar etc. Por isso, para auxiliar os milhares de estudantes de administração que estão um pouco perdidos neste começo de faculdade, iniciaremos hoje um especial com diversas dicas e observações minhas sobre a vida universitária da cadeira de administração. O que aprendemos, como nos comportamos, o que devemos esperar e muito mais vem por aí, fiquem ligados!

E hoje, para iniciarmos os trabalhos, vou mostrar algumas das competências básicas que você, estudante, vai adquirir durante o curso superior de administração, entre as centenas de trabalhos, artigos, estágios e trabalho de conclusão de curso que terão que desenvolver. Confira:

Comunicação: Desenvolver habilidades de comunicação interpessoal e de criação de sistemas que permitam a comunicação sem ruídos fazem parte desta matéria dentro do curso. Geralmente é oferecida no começo do curso e muitos alunos não dão o valor necessário a ela (muitas vezes ela é vinculada como se fosse uma aula da disciplina de língua portuguesa), porém é uma das competências mais importante que um gestor deve possuir. A comunicação rica e sem ruídos é uma força incrível dentro das organizações, você precisa aprender a dominá-la.

Liderança e motivação: Motivar é criar nos outros algumas necessidades, e uma liderança correta é aquela onde seus colaboradores possuem grande motivações dentro de suas tarefas. E o curso de Administração irá oferecer a você diversos estudos de perfis de liderança e ferramentas de motivação,  para que você analise e estude cada um deles, podendo então se adaptar a ferramentas e perfis que condizem com sua própria personalidade.

Responsabilidade: Na sala de aula de um curso de Administração, o aluno aprenderá que a responsabilidade adquirida durante sua vida vai além do simples fazer o que se espera dele. É preciso aprender também que a responsabilidade de assumir as consequencias das falhas das suas decisões é competência importante de um gestor, uma vez que o líder delega as ações, nunca as responsabilidades.

Organização: Aqui a organização vai muito além de uma mesa arrumada ou de uma agenda bem organizada, você vai ter que saber organizar o seu tempo e ajudar seus colaboradores nesta tarefa, além de organizar da melhor forma possível todo o universo que rodeia suas atividades. Competência esta que será utilizada tanto na sua vida acadêmica como em sua trajetória profissional, por isso, aprenda a ser organizado. Na hora de planejar ações ou desenvolver um Plano de Negócios, o gestor precisa ser muito organizado em suas tarefas.

Visão: O gestor deve desenvolver a habilidade de enxergar a empresa toda como um grande sistema interligado, ele deve ser capaz de avaliar as causas e efeitos de diversos fatores, enxergando-os como forças internas e externas ecoando dentro de todos os sistemas da empresa. Por isso, é importante que você desenvolva sua capacidade de vislumbrar situações e cenários ainda durante a faculdade.

Adaptabilidade: A administração vai lhe ensinar a ser maleável e dinâmico, os cenários onde as organizações estão inseridas são mutáveis, e cabe ao gestor se adaptar constantemente a eles, procurando minimizar os riscos inerentes e potencializar as oportunidades. Com as atividades do curso de Administração você perceberá como isto é verdade e como é preciso desenvolver uma personalidade que se adapte a situações diferentes, com flexibilidade de pensamentos e opiniões, por exemplo.

Bom, é isto pessoal. Assim encerro hoje a parte sobre as competências que os estudantes de administração desenvolvem na universidade. No próximo post falaremos sobre o que esperar das principais matérias ensinada na graduação, então até a próxima. Deixem seus comentários abaixo, participem!