Fui convidado pelo Gustavo Periard para escrever sobre Qualidade na Gestão de Empresas aqui no Sobre Administração. Achei o convite interessante pois tenho uma identificação muito grande com essa área, na qual já trabalhei e que escrevo artigos em meu site pessoal.

Achamos interessante para os leitores abordar aqui um tema muito procurado pelas pessoas que trabalham ou vão trabalhar nesta área, que são as Sete Ferramentas da Qualidade.

Eu percebo que mesmo para pessoas que não sejam da área de Qualidade, o conhecimento dessas ferramentas pode trazer uma vantagem considerável, pois não há limites para a aplicação dessas ferramentas. Vamos apresentar aqui uma série de 5 posts sobre as sete ferramentas e como elas podem melhorar os resultados operacionais de uma organização, permitindo assim que a empresa atenda melhor os seus clientes, e consequentemente ganhe mais dinheiro. Em cada post apresentaremos uma vídeo-aula com a apresentação de todo o conteúdo discutido.

No ambiente empresarial a preocupação com a qualidade dos produtos e serviços tem se acentuado nos últimos 50 anos. Os clientes estão cada vez mais exigentes e informados sobre os produtos que adquirem. As leis de defesa do consumidor e as normas regulamentares avançam na mesma proporção. As sete ferramentas foram propostas por Ishikawa para se utilizar nos Círculos de Controle de Qualidade – CCQ (reuniões entre os funcionários de uma empresa para discutir melhorias da qualidade). Não foi Ishikawa quem desenvolveu todas elas, mas ele foi fundamental no incentivo da utilização dessas ferramentas para a melhoria do desempenho da organização.

As Sete Ferramentas propostas por Ishikawa para melhoria da qualidade são:

* Fluxograma
* Diagrama de Pareto
* Folhas de Verificação
* Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Ishikawa (ou Espinha de Peixe)
* Histograma
* Gráficos de Controle de Processos
* Diagrama de Correlação

Neste primeiro post vamos disponibilizar para download grátis uma vídeo-aula sobre como elaborar um fluxograma usando o software Visio 2007.

Esta vídeo-aula apresenta:

* A importância de um fluxograma;
* Como mapear um processo;
* Elaboração de um fluxograma no Visio 2007;
* Como fazer conclusões e análises sobre um processo mapeado;

Nosso objetivo ao final destas vídeo-aulas é que você possa entender a importância destas ferramentas e como utilizá-las na organização. Por isso, as apresentações das sete ferramentas seguem um modelo de consultoria fictícia, mas que está muito próximo da realidade. Tudo começa quando uma pequena fábrica de parafusos começa a receber muitas reclamações de seus clientes. Ela fornece para grandes distribuidores de materiais de construção de uma região metropolitana e por isso decide contratar uma equipe de consultoria para ajudá-la a entender as causas das reclamações e como agir frente a esses problemas.

É nesse cenário que as video-aulas são apresentadas, permitindo que você possa compreender as ferramentas e também como utilizá-las em uma situação cotidiana.

Qualquer dúvida ou sugestão sobre o tema estamos a disposição para maiores esclarecimentos. Deixe um comentário!

Para fazer o download da vídeo-aula, clique aqui.

No próximo post vamos apresentar o Diagrama de Pareto e as Folhas de Verificação. Até lá.

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here