As Sete Ferramentas da Qualidade – Diagrama de Ishikawa ou Causa e Efeito e Histograma – Vídeo Aula 3/5

6 Flares 6 Flares ×

Hoje vamos apresentar na terceira video aula da série As Sete Ferramentas da Qualidade o Diagrama de Ishikawa e também uma análise feita através de Histograma. Essas ferramentas foram muito utilizadas no período de reconstrução do Japão na década de 50 e trouxeram grandes benefícios para as empresas que as colocaram em prática.  Aproveite esse material gratuito para a sua empresa e obtenha também bons resultados em qualidade de produtos e processos.

Estamos apresentando as ferramentas seguindo um case – modelo, fictício, mas muito próximo da realidade vivida pelas empresas. Sugiro que sejam vistas as duas vídeo-aulas anteriores sobre Fluxogramas e sobre o Diagrama de Pareto e as Folhas de verificação para um entendimento completo das ferramentas e do case apresentado.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou ainda Espinha de Peixe, é uma ótima ferramenta para brainstormings de levantamento e análise de causas de problemas.  Através dele a equipe poderá direcionar os estudos na busca pelas causas raízes dos problemas.

As Sete Ferramentas da Qualidade – Diagrama de Ishikawa ou Causa e Efeito e Histograma – Vídeo Aula 3/5

Clique na imagem para fazer o download da vídeo-aula

O Histograma é utilizado para se obter melhor visualização de um conjunto de dados, a distribuição da variável analisada será melhor compreendida através dessa ferramenta.

Não perca tempo e aproveite para melhorar o desempenho da sua empresa, ou ainda melhorar o seu curriculo conhecendo essas ferramentas muito importantes para os resultados empresariais.

Além disso está disponível para download uma planilha em Excel com um modelo de Diagrama de Ishikawa para impressão em formato A3, com ele sua equipe poderá realizar brainstormings em busca de causas raízes de forma mais fácil.

Download da video aula e da planilha

Veja os posts já publicados sobre as Sete Ferramentas da Qualidade:

Fluxogramas

Diagrama de Pareto e as Folhas de verificação

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário