Avaliação 360 graus – O que é e como funciona

14
817 Flares 817 Flares ×

A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais dos colaboradores. É uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas.

Avaliação 360 graus

Na avaliação 360º, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.

Avaliação 360 graus   O que é e como funciona

Tal avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método de avaliação de desempenho é o mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa.

O resultado final da Avaliação 360 graus deverá apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário. Oferecendo dados para a elaboração de um plano de ação em relação às melhorias individuais e, também, da organização.

Os resultados desta avaliação são confidenciais. O colaborador terá acesso apenas ao resultado final da avaliação, porém não saberá quem o avaliou.

Desta forma, o avaliado utiliza os feedbacks recebidos na avaliação para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança percebidos como essenciais pela empresa em que trabalha.

A  implantação da avaliação de desempenho 360 graus, através de sua visão geral dos stakeholders ao redor do funcionário,  facilita a identificação de qualidades do colaborador que muitas vezes não são destacadas pelos seus pares de trabalho, bem como as necessidades de melhoria pouco discutidas por seus superiores, por exemplo.

E após implementar as ações de melhoria individuais e coletivas, a equipe se fortalece, os indivíduos trabalham melhor e a empresa ganha colaboradores com desempenho acima do esperado. Todos ganham muito quando se avaliam os colaboradores desta forma.

14 COMENTÁRIOS

  1. O que vcs acham sobre vincular o bonus que a empresa oferece anualmente a avaliacao 360? Pergunto isso pois na empresa que eu trabalho uma das metas do bonus é definida pela nota da avaliacao 360. O que vcs pensam sobre isso?

    • Olá Marlon, tudo bom?
      Acho que pode ser sim uma idéia interessante. Assim, você premiaria os funcionários com melhor desempenho nas avaliações. Deve-se tomar cuidado, porém, com a forma como isto é comunicado aos funcionários e como todo o processo é conduzido, para que seja transparente e imparcial, a fim de não gerar questionamentos e conflitos entre eles. Procure a melhor forma de realizar esta mudança na premiação para evitar conflitos futuros e maximizar o comprometimento e desempenho de sua equipe.
      Muito obrigado pela visita.
      Grande abraço!

  2. Em qualquer tipo de avaliação é muito importante que o avaliador tenha conhecimento total da sua área de negócios e percepção das competências dos avaliados. Tenha uma visão sistêmica da empresa, no caso de gestores, estes devem ter atitudes que sejam referências para os avalidos. O avaliador tem que definir quais são os padrôes e referências que irão servir como balizadores. O empregado tem que saber o que a empresa espera que ele produza, ficando pactuado o que ela considera um produto acima de suas expectativas, ou seja,quando a empresa considera que o empregado está superando suas expectativas. Ela tem que definir o que é bom, muito bom e o excelente, para que o empregado possa ter um norte.
    Da Silva
    Adm.

  3. A minha preocupação sobre atrelar bonus a avalição 360 é porque as pessoas avaliariam uma as outras muito bem apenas para não prejudicar o dinheiro que as pessoas receberão como bonus. O que vcs pensam sobre isso ?

  4. Saudações cordiais
    no âmbito de um trabalho para a cadeira de recursos humanos, necessitava de questionários de avaliação a 360 graus, alguém me pode dar uma ajuda?
    obrigado

  5. Quem já trabalhou em empresa privada sabe que não é bem assim. Os níveis mais altos da organização (geralmente funcionários antigos na grande maioria) gerentes, supervisores inibem os novos talentos e geralmente o crescimento é para QI quem indica. Só consegui crescimento e paz no serviço público.

  6. Ambas as ferramentas são ótimas, porém a grande conquista é quando se trata de Empresa familiar, e mesmo quando tudo está ótimo em uma determinada avaliação, tem que haver algum tipo de intromissão por parte daqueles que muitas das vezes não conhece as ferramentas e acha que é “perder de tempo” em avaliar. A grande estratégia para o Gestor de RH nesse momento é ter muito jogo de cintura, ser dinâmico e não perder o foco.

Deixe um comentário