Stress é a palavra de ordem no meio empresarial. O Presidente da empresa se estressa com o Diretor, que se estressa com o Chefe do Departamento, que se estressa com o subordinado, que por sua vez se estressa com a esposa em casa etc etc etc. Este círculo vicioso gerado pelo stress no trabalho pode acarretar sérias consequências ao trabalhador, uma delas é o burnout.
O Burnout (do inglês, to burn out, queimar por completo) é uma consequência grave do esgotamento pessoal no trabalho. É causado, geralmente, pela exaustão emocional, mental e física do empregado, quando exposto à situações de stress extremo. Alguns fatores importantes podem influenciar neste processo de cansaço mental, veja:
- Nível de stress elevado;
- Pressão excessiva por parte dos superiores;
- Dedicação excessiva ao trabalho (inclusive nos finais de semana);
- Avaliação negativa de si mesmo (no trabalho e na vida pessoal);
- Depressão.
Estes fatores combinados geram uma fórmula explosiva, que vai muito além do stress natural que todos temos no trabalho. É algo que beira à situação vegetativa, incontrolável, o esgotamento mental. A pessoa não tem vontade de fazer mais nada, perde o interesse rapidamente e não quer mais contribuir com nada, apenas continuar “vegetando”.
Este estado psicológico pode, também, ter conseqüências físicas, deixando seu corpo vulnerável a certas doenças, como gripes e resfriados. Por isso, é extremamente importante saber como lidar com este tipo de situação.
Alguns sintomas da síndrome de burnout são:
- Falta de motivação para suas atividades diárias (tudo é chato e desgastante);
- Cansaço o dia todo;
- Sentimento de que nada do que você faz é relevante;
- Falta de sensibilidade com a pessoas ao redor;
- Irritabilidade excessiva com coisas, pessoas e procedimentos;
Mas fique calmo, este estado psicológico não é irreversível. Existem diversas maneiras de se afastar deste mal. Abaixo, seguem algumas dicas dada pelo site Helpguide, no artigo Preventing Burnout – Signs, Symptoms, Causes and Coping Strategies, para ajudar as pessoas a prevenir o burnout, veja só:
- Comece o dia com um ritual relaxante - Levante da cama o mais cedo que puder, gaste no mínimo 15 minutos meditando, fazendo alongamentos suaves ou lendo algo que realmente te inspire;
- Adote hábitos saudáveis – Quando você se alimenta bem, faz atividades físicas regularmente e descansa, você ganha energia e resiliência para lidar com as dificuldades da vida;
- Estabeleça limites - Não se exceda. Aprenda a dizer “não” às solicitações do seu tempo. Se você achar difícil, lembre-se que dizer “não” lhe permite dizer “sim” para as coisas que você realmente quer fazer;
- Esqueça a tecnologia por um tempo – Dê um tempo a si mesmo para estar completamente desconectado. Deslige seu laptop, celular e pare de checar os e-mails recebidos;
- Alimente o seu lado criativo – Criatividade é um poderoso antídoto contra o burnout. Tente algo novo, comece um projeto divertido ou retome seu hobby favorito. Escolha atividades que não tenham nada a ver com seu trabalho;
- Aprenda a gerenciar o stress – Quando você está no caminho do burnout, você se sente desamparado. Mas você tem muito mais controle sobre o stress do que imagina. Aprender a gerenciar o stress pode lhe ajudar a reaver o seu equilíbrio.
Porém, o mais indicado é que as pessoas que sofrem deste mal procurem profissionais habilitados que os auxiliem a enfrentar este momento delicado em suas vidas. Ou, no caso de uma situação insustentável no trabalho, que estas pessoas comecem a repensar sua situação enquanto funcionários. Talvez, a melhor forma de se livrar desta situação seja mesmo a mudança de emprego.
No mais, recomendamos que você tenha uma vida saudável, com bons pensamentos, fazendo atividades que o alegre, mantendo um bom convívio com as pessoas que você ama e tendo um pouco de calma e paciência com as adversidades da vida. Pode apostar, isso já será um excelente começo!
Curta o Sobre Administração no Facebook e siga nossos posts no @SobreADM. :)























2 Comentários
Ivo Santiago
09/10/2010
Reinaldo
22/11/2010
Burnout – O esgotamento pessoal no trabalho « Opinião
09/10/2010
No trackbacks yet.