Cadeia de valor – O que é e pra que serve?

488 Flares 488 Flares ×

Definição do Wikipédia:

A cadeia de valor designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado.”

Mas a cadeia de valor envolve muito mais aspectos gerenciais do que se imagina. Sei que não se pode tratar todos separadamente, então para um melhor entendimento vou sintetizar sua abordagem, características e fatores críticos de sucesso em conjunto.

A cadeia de valor de Porter é utilizada para um enfoque mais eficiente e amplo, exógeno à empresa. É constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor.

O objetivo deste modelo é identificar os principais fluxos de processos dentro de uma organização. O modelo é essencialmente um fluxograma de processos específicos de alto nível, interligados para mostrar fluxos de processo, os quais podem ainda ser divididos em subprocessos e suas atividades de apoio.

Como identificar as atividades que geram valor?

Uma forma eficiente de identificar tais atividades é analisar, que quanto mais pessoas e áreas funcionais participarem de um processo, ou quanto mais níveis de aprovação existirem, maior a probabilidade de ele conter alta proporção de trabalhos que não agregam valor. Em muitos casos, os processos administrativos e de apoio têm mais atividades que não agregam valor do que os processos diretamente ligados à fabricação de um produto ou de prestação de um serviço a um cliente. Quanto mais demorados os processos, maior a probabilidade deles conterem etapas que não agregam nenhum valor.

Quais os elementos que formam a cadeia de valor?

Atividades Primárias: É possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer indústria, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. (Para saber mais veja figura abaixo).

Atividades de Apoio: Como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infra-estrutura. (Para saber mais veja figura abaixo).

Cadeia de valor   O que é e pra que serve?

Elos dentro da cadeia de valores

Apesar das atividades de valor serem pontos fundamentalmente importantes para a identificação da cadeia de valor de uma empresa para uma determinada indústria, elas não são independentes, mas, interdependentes. Como afirma Porter, as atividades de valor estão relacionadas por meio de elos dentro da cadeia de valores, ou seja, são relações entre o modo como uma atividade de valor é executada e o custo ou o desempenho de uma outra. Os elos são numerosos, e alguns são comuns a várias empresas. Os elos mais óbvios são aqueles entre atividades de apoio e atividades primárias.

Um correto gerenciamento de uma cadeia de valor, na maioria das vezes, se torna um diferencial competitivo, na medida em que colabora para a melhoria da rentabilidade do empreendimento, por meio da identificação e eliminação de atividades que não adicionam valor ao produto. Assim sendo, trabalhar uma estratégia de produção considerando como parâmetro a cadeia de valor pode se configurar na diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento, uma vez que leva em consideração todas as etapas do processo produtivo.

29 COMENTÁRIOS

    • Olá Agnes.

      Obrigado pelo elogio ao texto, fico feliz que tenha gostado.
      Será uma honra ser citado em sua monografia, agradeço mais uma vez.
      Se puder encaminhar o trabalho quando estiver finalizado seria um prazer conhecê-lo.
      Volte sempre que precisar. Um grande abraço!

  1. Prezado Gustavo,

    Gostaria de ter uma informação associada à cadeia de valor. Ao tratarmos da análise de uma indústria a cadeia de Porter é clara. No entanto, como ajustá-la para o desenvolvimento e a implantação de uma empresa que venderá os serviços de um sistema informatizado que operará em plataforma WEB?

  2. Prezado Gustavo,

    Como o conceito de Porter funcionaria para uma empresa de serviços oferecidos pela Internet? Sem produto concreto, mas apenas produtos virtuais?

    Grato se puder me responder.

    • Prezado Ricardo,
      Observei sua pergunta e, por fazer parte dos meus estudos acadêmicos atuais, arrisco a responder que ao utilizar a Cadeia de Valor em um serviço oferecido pela Internet vocÊ poderá agregar valor se usar uma ferramenta que facilite o acesso do usuário a sua plataforma web, visto que, a eficiência organizacional é a chave para provocar o seu cliente a adquirir um produto da sua empresa.

        • Ola, permita dar o meu pitaco, a cadeia de valor, está intimamente ligada as nescessidades do cliente com esta citada neste artigo ( muito bom por sinal ) sendo assim para seu projeto vc deve identificar esse fator mapeando os requesitos que vao atender aos usuarios.

          Esse é uma processos continuo sempre identicando e atualizando requesitos dos usuarios

  3. Gustavo, muito bom o seu texto. só uma dúvida, posso então dizer que cadeia de valor é tudo aquilo que agrego ao meu produto de forma que possa possibilitar uma maior crediblidade e fidelidade.

    • Olá Emerson, tudo bom?
      Acredito que esta sua idéia esteja correta. É tudo aquilo que proporciona condições de seu produto satisfazer seus clientes. É uma interligação de fatores importantes para a qualidade de seu produto.

  4. Muito bom o texto, consegui compreender mais do que na aula da faculdade.

    Parabéns.

    Gostaria de saber se a teoria de cadeia de valor também tem como ser enquadrada em uma empresa pública (ex.: uma prefeitura)?

    • Olá Alessandra, tudo bom?

      Muito obrigado pelas palavras, fico feliz que meu texto tenha sido tão esclarecedor.
      Acredito que a idéia de cadeia de valor possa ser aplicada em qualquer ambiente, uma vez que tem a ver com os fatores que influenciam na qualidade do produto, e no caso de uma prefeitura, o serviço prestado aos munícipes.
      Obrigado pela visita!
      Um abraço

  5. Ola Gustavo!!!
    Estudei essa materia na faculdade e agora tenho um trabalho que estuda o papel do lider servidor dentro da cadeia de valor…
    Você saberia algo para me auxiliar???
    Obrigada

  6. Olá tudo bem? gostei muito do seu artigo tenho um trabalho para apresentar sobre cadeia de valor e minha parte será falar sobre as atividades primárias e de apoio gostaria de saber o que de relevante deveria eu apresentar aos meus colegas de curso que não sabem nada do assunto? obg.

  7. Vou prestar concurso público na minha área de formação, Administração. Dentre os tópicos de estudo a cadeia de valor é uma delas, em livros é muito ampla e se perde o conceito básico. Seu texto foi muito importante por sintetizar de maneira muito clara o objetivo do estudo. Muito obrigada.

  8. Tenho prova de Gestao Empresarial, e a cadeia de valor é uma das matérias. Sua explicação serviu de apoio para meus estudos. Obrigada!

  9. Está muito bem explicado!
    Eu gostaria de saber onde tirou os conceitos sobre cadeia de Valor (a parte do wikipedia) para poder utilizar a sua citaçao para um trabalho! obrigado

  10. Olá, Gustavo!
    Estou fazendo um trabalho na disciplina Gestão de Processos Organizacionais e preciso definir o diagrama da cadeia de valor para um restaurante de comida a quilo.
    Você poderia me dar algumas dicas?

    Desde já, obrigada!

    Fátima Cerqueira

  11. Olá Gustavo, uma pergunta importante: será que podemos relacionar a teoria de M. Porter com o debate sobre a responsabilidade social das empresas, em especial o monitoramento da cadeira de fornecedores?

  12. Boa tarde, uma pegunta então a cadeia de valor é requesito essencial básico para adquerir um ERP(Sistema de Planejamento Empresarial.)

  13. Gustavo, parabéns. Excelente trabalho! Leitura clara e direta.
    Bem, sou pesquisadora do CNPq e junto com uma equipe trabalhamos em um projeto de ecoindustrialismo em Fortaleza, CE. A minha atual pesquisa é descobrir como as aquisiçõe de uma empresa de modo geral (Porter) se relaciona com estes indicadores sociais abaixo: (um a um)
    Corrupção política / desemprego / violência / saúde / fome / habitação / desigualdade racial /concentração de renda / educação / infra-estrutura / migração interna / acesso à água / condições degradantes de trabalho e poluição. Será que poderia me ajudar? Agradeço desde ja.

  14. Caro Gustavo, Adorei as suas explicações sobre a matéria de cadeia de valores. Vai me ajudar bastante na prova de Estratégia Empresarial. Muito grato…

  15. Caro Gustavo, eu posso dizer que as atividades primarias são as primeiras realizadas na criação do produto

Deixe um comentário