Se você ainda não ouviu falar sobre as “Cleantechs“, saiba que logo logo este termo se tornará cada vez mais comum no mundo dos negócios, pois a tendência é que as empresas sejam mais cobradas sobre a redução dos seus impactos no meio ambiente e também pela sua contribuição positiva para a sociedade.

Cleantech

E o que são as cleantechs?

Cleantech é o termo que define empresas que usam tecnologias que produzem um produto, serviço ou processo sem gerar um impacto negativo ao meio ambiente.

A categoria cleantech está relacionada às empresas que usam tecnologia limpa, tecnologia verde, e se relaciona com práticas ambientalmente sustentáveis. Também são conhecidas como as “startups verdes”.

Para uma empresa ou tecnologia ser considerada uma Cleantech é necessário que ela atenda alguns parâmetros específicos, como:

  • Que a tecnologia priorize o uso de materiais e energia de fontes renováveis como o vento, a luz e o calor do sol, a força do mar, etc..
  • É necessário que exista uma redução significativa de recursos naturais não renováveis como carvão, gás e petróleo.
  • Que tenha ainda um plano muito bem elaborado para redução ou eliminação de rejeitos.

As Cleantechs podem ser divididas em oito categorias:

1 – Energia limpa: Eólica, solar, energia dos oceanos, nuclear e hídrica.

2 – Armazenamento de energia: sistema de armazenamento químico, sistema de armazenamento térmico, sistema de armazenamento mecânico e sistema de armazenamento elétrico.

3 – Eficiência: redes inteligentes, arquitetura verde, cogeração, semicondutores e sistema de consumo colaborativos.

4 – Transporte: veículos, gestão de tráfego, infraestrutura e carregamento.

5 – Ar e meio ambiente: reaproveitamento de resíduos, monitoramento e conformidade.

6 – Indústria limpa: inovação em materiais, inovação em design, embalagem ecológica.

7 – Água: produção, tratamento, distribuição, eficiência no uso da água, monitoramento e conformidade.

8 – Agricultura: cultivo, agricultura em ambiente controlado, criação de animais.

Cleantechs no Brasil

E como é o cenário das Cleantechs no Brasil?

De acordo com o infográfico produzido pelo time do site de roleta online Betway Cassino, o país conta atualmente com 136 empresas classificadas como cleantechs. Das 136 empresas mapeadas, 41% atuam no seguimento de energia limpa.

Esta mesma pesquisa mostra que 91% das empresas Cleantechs mapeadas no Brasil encontram-se na região Sul-Sudeste do país, sendo São Paulo o estado com maior número de startups verdes.

Ainda dentro deste estudo, verificou-se que 71% destas empresas adotam o modelo de negócio business to business, onde a maioria atua na fabricação de materiais e reaproveitamento e reciclagem.

Temos ainda 45% das empresas atuando com o modelo de negócios business to consumer, em sua maioria no ramo de distribuição e fabricação.

Este é um mercado ainda desenvolvimento e por isso a maioria das empresas ainda enfrentam vários desafios, como expandir o negócio, conseguir transmitir com clareza sua proposta de valor e também a necessidade de uma regulamentação específica.

E você, já conhecia as cleantechs?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here