Olá, Leitores! Vou iniciar este post pedindo para que você acompanhe o Sobre Administração também no Instagram (@sobreadm), certo? 🙂

Pessoal, o tema de hoje é algo que está diretamente ligado ao nosso desempenho seja no trabalho ou em qualquer área de nossa vida: coisas que nos roubam a energia e reduzem nossa produtividade. 

Este post é baseado no vídeo postado pelo palestrante internacional e coach Geronimo Theml, cujo o título é “6 atitudes que roubam sua energia“. Nele Geronimo aborda de forma brilhante vários comportamentos que podem estar nos distanciando do alcance de nossos objetivos.

Vamos falar resumidamente sobre cada um deles a seguir:

1- Notícias ruins

Iniciar o dia assistindo um telejornal, ou qualquer portal de notícias com tantas notícias trágicas muitas vezes nos fazem perder a vontade até de sair de casa! Estar bem informado é muito importante mas temos que refletir se realmente vale a pena alimentar nossa mente com conteúdos tão pesados logo nas primeiras horas ou minutos do nosso dia.

Este hábito pode nos desanimar e influenciar negativamente em nossa produtividade ao longo do dia. Troque-o por algo que lhe traga bem estar como ouvir uma musica que lhe deixe animado, alguns minutos de meditação e alongamento, etc.

2 – Discussões desnecessárias

Você já esteve em uma discussão (amigável ou não) sobre algum assunto e que ao final teve o sentimento de exaustão por algo que não te levou a lugar algum? Pois exaustão é realmente a palavra certa para estes casos. Busque se abster de situações onde o embate de ideias é completamente desnecessário e só lhe fará perder tempo enquanto você poderia estar fazendo algo realmente produtivo.

3 – Começar o dia no celular

A forma como iniciamos nosso dia tem total influencia em como nos comportaremos ao longo dele. Começar o dia de uma maneira “automática” é afirmar para nosso corpo e mente qual será o ritmo que estamos ditando para nossa vida naquele momento.

Um bom meio de eliminar o hábito de pegar o celular no segundo em que abrimos os olhos pela manhã é deixá-lo longe da cama. Experimente trocar o hábito de iniciar o dia checando o celular por realizar alguma atividade útil, como por exemplo arrumar sua cama, tomar um bom banho ou uma deliciosa xícara de café, por exemplo. Esta simples tarefa mandará para seu cérebro a mensagem de que você despertou ativamente como um “realizador” aquele dia.

4 – Jogos no celular

Esta é para você, consumidor de aplicativos de jogos para celular. Você já parou para fazer as contas de quantos minutos passa por dia jogando? Agora experimente fazer este cálculo de horas por semana, mês, ano. Você provavelmente irá se surpreender com o tempo  que empregou a esta atividade e se lembrar que em algum outro momento achou que não tinha tempo para realizar algo que gostaria ou deveria fazer.

Depois de fazer estas contas você provavelmente chegará a conclusão de que o que realmente aconteceu é que seu tempo não foi bem distribuído. Não negligencie as 24 horas disponíveis em seu dia com atividades pouco produtivas. Esteja ciente sobre suas prioridades e se você não está gastando tempo e energia em prazeres imediatos ao invés de estar sendo mais produtivo e realizador.

5 – Uso de expressões negativas

O ser humano tende a ser coerente com aquilo que pensa e fala com frequência, logo precisamos estar atentos para o tipo de expressões (positivas ou negativas) que estamos repetindo ao longo do dia e que por consequência irá reverberar na forma em que iremos conduzir nossas atividades diárias.

Muitas vezes tendemos a dar mais ênfase aos acontecimentos negativos do que aos positivos do nosso cotidiano, e o desafio é justamente inverter esta ênfase.

Tente exercitar o hábito de dar mais atenção aos acontecimentos bons do dia do que aos que por ventura lhe desestabilizaram, faça uso de palavras boas e deseje sempre o bem ao próximo.

6 – Pessoas negativas

Uma das melhores formas de conduzir sua vida até os objetivos que almeja é estar rodeada por pessoas que também possuem o mesmo interesse que você e possuir um mentor, alguém que possa lhe orientar sobre o caminho a percorrer e que já tenha alcançado aquilo que você almeja.

Pessoas com comentários negativos acabam minando nossa energia diariamente e muitas vezes nos colocam em dúvida sobre a capacidade de realização de nossos próprios planos.

Sabemos o quanto é difícil estarmos cercados apenas de pessoas que sejam nosso grupo de apoio, pois muitas vezes não é possível escolher todas as pessoas que convivemos (como no trabalho, por exemplo). Esteja atento sobre o convívio com as pessoas que estão minando seu comportamento realizador e produtivo e tente não dar ouvidos a comentários limitadores.

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para que você se torne mais produtivo na busca por seus objetivos.

Não deixe de comentar abaixo caso você tenha algo legal para nos contar sobre o tema!

Até a próxima! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here