Como aplicar a Matriz SWOT na sua vida pessoal

18
875 Flares 875 Flares ×

Para um estudante de administração, as muitas ferramentas utilizadas para a gestão de empresas podem parecer um pouco complexas, principalmente no que diz respeito à sua aplicação, ainda mais se o estudante não teve uma experiência prévia com elas. Mas algo que acho incrível nestas ferramentas é que a maioria delas pode ser aplicada também em nossa vida pessoal, desde um fluxo de caixa a uma metodologia do 5S, passando por ferramentas mais especificas como a Matriz SWOT.

Leia mais sobre: Aplicando 5S na sua vida pessoal

E é sobre esta última que falaremos hoje. Recebemos muitas dúvidas aqui no blog sobre como aplicar a matriz SWOT em empresas. Assim, como forma de facilitar o entendimento sobre esta ferramenta e sua aplicação, vou demonstrar hoje um modelo que pode ser aplicado na sua vida pessoal. Isso mesmo! Como ela é uma ferramenta que busca fazer um raio X completo do cenário atual em que a empresa vive, ela é perfeitamente aplicável a diversas outras situações, inclusive em nossa vida pessoal. Assim, será possível ir treinando sua aplicação com algo mais simplificado que uma empresa, a sua vida. (:
Como usar a matriz SWOT na vida pessoal

Já fizemos um artigo anterior explicando mais sobre a Matriz Swot aqui no blog. E hoje vamos usar um modelo bem parecido, baseado em perguntas e respostas. Para realizar a análise completa, é preciso que você escreva numa folha as respostas para cada uma das perguntas mostradas abaixo, depois as analise cuidadosamente a fim de identificar suas forças e fraquezas a fim de traçar estratégias de melhoria.

Pontos fortes: 

  • O que você faz melhor que as pessoas à sua volta?;
  • Qual característica sua geralmente é mais elogiada?;
  • Quais vantagens você tem que outras pessoas não tem?;
  • Quais valores você tem que os outros não conseguem ter?;
  • Você faz parte de algum grupo informal? Se sim como ele pode ser um ponto forte para você?;
  • Qual experiência que você possui que ninguém possui?;
  • Quais os recursos que você tem acesso que mais ninguém tem?

O importante aqui é você ser perfeitamente honesto nas respostas, se precisar de ajuda peça a algumas pessoas de confiança para apontar com maior precisão estes pontos. Outra ressalva é observar o cenário que você está inserido, ser bom em matemática em um lugar que todos são não é uma vantagem e sim uma necessidade, porém, compreender muito de informática numa área que possui computadores e nenhum técnico pode ser visto como um ponto forte real.

Fraquezas: 

  • Quais tarefas você evita no seu dia a dia e por quê?;
  • O que você não se sente confiante em fazer?;
  • Você se sente confortável com sua formação? Se não, qual detalhe dela que mais lhe causa este sentimento?;
  • Existe alguma característica pessoal que você acha que te atrapalha? (Por exemplo, você precisa falar em público e se sente tímido);
  • As pessoas geralmente esperam algo de você e, por mais que tente, não consegue atender as expectativas?;
  • Quais são seus vícios no trabalho que geralmente podem irritar outros colaboradores? (por exemplo, ficar estressado fácil, chegar atrasado).

Novamente peça para outras pessoas de confiança ajudarem a levantar estas informações sobre você. Por mais duras que sejam as respostas, é preciso investigar cada questão que mais nos atrapalha. A nossa miopia nos faz enxergar poucas coisas a nosso respeito, por isso é preciso exercitar o auto-conhecimento aqui.

Oportunidades 

  • A empresa que você trabalha, ou seu ramo de atividade, está em expansão? Se sim, o que você pode fazer para aproveitar esta situação?;
  • Você costuma frequentar eventos ligados à sua área?;
  • Você mantem contato com seus antigos colegas de classe e demais pessoas ligadas a sua vida profissional?;
  • Você está ligado nas novas tecnologias ligadas à sua área?;
  • Qual seu nível de interação com pessoas da sua área na internet?;
  • Onde existem oportunidades dentro de sua empresa ou no mercado que ninguém está aproveitando? O que você poderia fazer para aproveitá-las?;
  • Quais novas tendências de gestão estão surgindo que você pode aplicar ao seu local de trabalho? O que fazer para aproveitá-las?;

Ameaças

  • A tecnologia é um problema para você, ela ameaça seu cargo?;
  • Você está em uma área da empresa que pode sofrer outsourcing (contratação de mão-de-obra terceirizada) a qualquer momento?;
  • Você possui muitos competidores na mesma área que você?;
  • O seus pontos fracos podem aumentar os seus ricos frente às ameaças?;
  • Quais os obstáculos que você enfrenta hoje na sua vida?

Observe que fizemos estas perguntas focadas na sua vida profissional. Você pode utilizar esta metodologia para qualquer outra perspectiva na sua vida, desde negócios a relacionamentos, por exemplo.

Agora vamos a um exemplo de aplicação da Matriz SWOT na vida profissional. Neste caso, vou colocar as respostas às perguntas acima, de forma resumida, utilizando um mapa mental, que é uma ferramenta que acredito ser perfeita para a utilização nesta análise.

Como aplicar a Matriz SWOT na sua vida pessoal(Clique na imagem para ampliar)

No caso mostrado na imagem acima, usamos o exemplo de um publicitário. Após utilizar a matriz SWOT podemos utilizar suas respostas e perspectivas para desenvolvermos um plano de ação, com o intuito de resolver o que é mais grave e urgente (no caso do exemplo, a timidez é o caso mais rápido a ser trabalhado) e melhorar o que se tem de melhor, focando em forças que podem potencializar oportunidades e eliminar fraquezas, que podem trazer novas ameaças.

Leia também: Matriz GUT – Guia completo

Uma dica importante é usar também a ferramenta 5W2H de forma complementar á esta análise, uma vez que esta é uma ótima ferramenta para desenvolver um plano de ação eficiente. Assim, você pode utilizar a matriz SWOT na identificação e análise dos problemas, o mapa mental para organizar todas estas informações e o 5W2H para ajudá-lo na criação de um novo plano de ação para sua vida.

Muito bacana, não? Então que tal começar agora mesmo a aplicar a matriz SWOT na sua vida pessoal? Conte para nós como foi sua experiência, deixe um comentário abaixo.

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá Cláudio! Parabéns pelo texto!
    Super válido realizarmos esta “auto análise” de tempos em tempos. Isto com certeza nos ajudará a ver com mais clareza onde precisamos melhorar para atingir nossos objetivos.

    Grande abraço.

  2. Olá Cláudio ótimo texto,muito interessante essa visão diferenciada da análise swot,tenho certeza que a mesma pode contribuir muito para agregação de valor tanto profissional,quanto pessoal.

  3. Olá Cláudio! Parabéns pelo texto. Super válido realizarmos esta “auto análise” de tempos em tempos. Isto com certeza nos ajudará a ver com mais clareza onde precisamos melhorar para atingir nossos objetivos. Desde já sou grato!

  4. Cláudio, muito obrigado pelo artigo acima, recentemente tive um treinamento na empresa e o FOFA pessoal nos foi apresentado e solicitado para ser feito, seu texto e exemplo foram determinantes no meu entedimento e me ajudaram demais a fazer minha própria FOFA. Parabéns pelo seu trabalho, sempre acreditei e continuo acreditando que quem AMA o que faz SEMPRE consegue encantar as pessoas que o observam.

    • Cicero saber que o artigo teve um real uso pratico para nossos leitores é a maior recompensa que nos autores podemos ganhar. Espero que outros artigos tenham o mesmo impacto sobre você e sua carreira.

  5. Boa Noite Claudio!

    Oportuno seu artigo sobre a aplicação da ánalise SWOT na nossa vida pessoal.
    Estudei Administração e concordo que o numero de ferramentas gerenciais, as vezes, nos deixa atordoados sobre qual usar.
    A aplicação proposta em seu artigo e de forte relevancia para a ánalise do nosso dia a dia pessoal.

  6. Nossa adorei esse texto, me fez acreditar que ainda tenho muita coisa pra mudar e a timidez ainda é um ponto de fraqueza que tenho que trabalhar. Estou elaborando essa matriz para um trabalho na faculdade e quero levar isso para dentro da empresa. Muito obrigada pela ajuda Claudio.

Deixe um comentário