Home Carreiras

Como causar uma boa impressão no emprego temporário

3

37 Flares 37 Flares ×

Final de ano é aquela época em que todos estão animados para o Natal, as festas de fim de ano e as férias escolares. Mas também, o final do ano é a época em que as empresas aumentam a oferta de seus produtos frente ao crescimento da demanda por parte dos consumidores, fato este que obriga as empresas a aumentarem o seu efetivo para darem conta das vendas.

E é justamente neste momento que muitas pessoas aproveitam para conseguir um emprego temporário, uma excelente oportunidade de emprego que geralmente aparece no final do ano. Com grandes possibilidades de efetivação após o fim do contrato.

Leia também: Emprego temporário – 5 dicas para você contratar bem no fim do ano

E muitas pessoas entram nos empregos temporários sem saber ao certo o que devem fazer para causar uma boa impressão e garantir a sua efetivação, por isso hoje falaremos um pouco sobre como se sobressair e agradar os empregadores em um trabalho temporário. Confira:

Como causar uma boa impressão no emprego temporário

Como causar uma boa impressão no emprego temporário

Veja abaixo algumas dicas valiosas sobre como se comportar em um emprego temporário e como causar uma boa impressão aos empregadores. Seguindo estas dicas, ficará muito mais fácil conseguir uma efetivação ao final do contrato, por isso, fique atento!

Seja pró-ativo

Ser pró-ativo nos dias de hoje é um pré-requisito para se destacar frente aos milhares de concorrentes que existem no mercado de trabalho. Ser pró-ativo é tomar iniciativa, é agir primeiro, é fazer aquilo que se espera de você e um algo a mais, é não esperar uma ordem para fazer o que sabidamente deve ser feito.

Este tipo de comportamento depõe a favor do funcionário, que mostra iniciativa e vontade de trabalhar, aprender e crescer dentro da empresa. Por isso, fique sempre atento ao que é feito ao seu redor, tire o máximo de proveito da convivência com os demais funcionários e impressione sempre o seu empregador. Ele verá que você está disposto a trabalhar e a aprender, algo que pode decretar a sua efetivação no emprego temporário.

Seja comprometido

Mais importante de tudo é demonstrar comprometimento com o que está fazendo. Seja comprometido com as tarefas, com o planejamento do empregador e com os valores que ele preza. Demonstre que está disposto a seguir as regras e a superar as expectativas.

Existem muito funcionários no mercado, em diversos setores, que trabalham sem comprometimento, sem vontade de crescer, apenas esperando uma ordem para fazer algo e, quando ela não vem, ele fica sentado vendo o tempo passar. Não seja este tipo de empregado, tenha comprometimento sempre.

Supere as expectativas

Fazer o que todos fazem e da forma com fazem é muito fácil. É até bem cômodo, eu diria. Porém, só se destacará no competitivo mercado de trabalho aqueles que forem além. E eu não estou falando para você fazer mais do que suporta não, estou apenas dizendo que você precisa superar as expectativas.

Quando se inicia um emprego temporário, o empregador deseja que o empregado realize as tarefas da melhor forma possível e, de preferência, que não dê nenhum trabalho. Mas eu tenho certeza que você pode fazer mais do que isso! Que tal dar sugestões coerentes sobre como melhorar um procedimento ou o posicionamento de uma gôndola dentro da loja? Que tal embalar as roupas mais rápido, ou organizar melhor os produtos na vitrine? Faça aquilo que você acha certo, converse com seu empregador, ou gerente, participe e faça mais. Atinja suas metas e vá além!

Ter um funcionário comprometido, que supere as expectativas, enche os olhos de qualquer chefe, vai por mim!

Identifique-se com a marca

Ao assumir um novo emprego, é muito importante que o empregado vista a camisa da empresa. Não apenas vestindo o uniforme de trabalho, mas também vivenciando a cultura da empresa, assumindo uma postura característica daquela marca, com um atendimento diferenciado etc. O empregador valoriza muito os empregados que tem a cara da marca, que transmitem os valores da empresa para seus clientes.

Por isso, é importante que você identifique-se com a marca da empresa. Trabalhe de acordo com o que lhe é passado no primeiro dia de trabalho, respeite a empresa, a marca e, principalmente os seus clientes. Este é um ponto extremamente positivo que será avaliado final do seu contrato temporário.

Proponha soluções

Foque em fazer o seu trabalho de forma correta, coerente e eficiente. Este é a premissa principal que deve-se assumir quando se está em um trabalho temporário, afinal é preciso mostrar serviço e dizer ao seu empregador que você merece ser efetivado. Porém, não se pode parar por aí.

Pense também em propor soluções para o negócio da empresa. Observe o comportamento dos clientes, a disposição dos produtos na loja, a forma como os procedimentos são conduzidos, os dias e horários em que mais se vende etc. Pense em como você poderia melhorar o negócio, caso fosse o dono. E, se encontrar espaço para troca de idéias com seu empregador, faça algumas sugestões interessantes a ele.

Mas claro, preze sempre pela educação e formalidade nestes momentos, e só se meta onde você sabe que tem autorização para palpitar, senão pode ser mal interpretado e o tiro pode sair pela culatra. Portanto, caso o empregador lhe peça sugestões e opiniões, faça comentários inteligentes e participe da troca de idéias.

-

Estas foram algumas dicas importantes que podem fazer com que você seja efetivado no emprego temporário. Siga estas dicas, analise o seu ambiente de trabalho, o perfil do gestor e as formas como você pode se destacar dos demais. Foque sempre no seu trabalho, mas pense também em como surpreender positivamente o seu empregador.

Há alguma dica imprescindível que não comentamos aqui? Deixe sua opinião nos comentário abaixo, participe conosco!

  • http://Gessegba@gmail.com Gesse ap siqueira

    Eu quero trabalhar para mim mesmo como ganhar dinheiro com a internet.???.

  • joão junior

    gostei das dicas,só tem um detalhe : propor soluções.
    entendo que deve haver por parte do funcionário interesse em fazer um bom trabalho,etc… mas propor soluções neste caso não seria apropriado,principalmente nesta época do ano em que tudo fica corrido…

    • http://www.sobreadministracao.com/ Gustavo Periard

      Olá João, como vai?
      Como dito no texto, é preciso ter cuidado ao propor soluções, e isto só deve ser feito se a administração da empresa abrir espaço para tal situação. A idéia por trás desta dica, na verdade é fazer com que o funcionário temporário não desperdice uma chance de participar, mesmo que discretamente, das atividades da empresa. Alguns empregadores não gostam de dar a oportunidade do funcionário dar uma sugestão e ele simplesmente dizer que não tem nada a dizer.
      Obrigado pelo comentário e visita!
      Grande abraço!