Após longas etapas de seleção, dinâmicas de grupo, entrevista individual e exames médicos eis que você é a pessoa escolhida para ocupar a tão sonhada vaga de emprego, ou um novo cargo na empresa em que já trabalha. Motivos para comemorar? Sim, muitos! Mas é preciso também ficar atento a alguns detalhes que irão lhe ajudar a ser mais bem inserido e aceito neste novo ambiente:

Prepare-se para a vaga antes mesmo de ocupá-la

Ocupar um novo cargo, mudar de empresa, ou mesmo conseguir o primeiro emprego, não importa em qual dessas situações você se encaixe, o que todos os casos tem em comum é a necessidade de que você se prepare para esta nova oportunidade desde o dia em que se candidatou para ela. Pesquise sobre a nova atividade em livros, artigos na internet, apostilas, profissionais do mesmo ramo, etc. Este processo irá lhe ajudar tanto no momento das entrevistas de emprego, quanto ajudará para o seu desenvolvimento e preparação para ocupação da nova atividade, além, claro, de reduzir a insegurança e ansiedade de ter um novo desafio pela frente. O que certamente lhe dará significativa vantagem competitiva diante dos demais candidatos

A primeira impressão

O primeiro dia de trabalho em uma nova empresa ou novo setor vem acompanhado de várias inseguranças, por isso, uma boa dose de simpatia ajuda a quebrar o gelo inicial. Se lhe for dada uma abertura para apresentar-se, fale brevemente dos lugares em que trabalhou anteriormente, de sua formação e de como está feliz por ter sido o escolhido para fazer parte desta nova equipe. Aproveite este primeiro momento também para observar como as pessoas se comportam, se vestem, se é um ambiente mais descontraído ou mais formal e como é a rotina geral do setor. Ser uma pessoa que destoa muito das demais pode fazer com que haja resistência em sua aceitação pelas pessoas do setor. Fique atento aos detalhes!

Mostre-se interessado

O empregado novato deve ser sempre o mais interessado em aprender as atividades que desenvolverá e, por isso, é ele quem deve procurar as pessoas chave, documentos e livros que o ajudarão a adquirir estas informações. Não espere encontrar sobre sua nova mesa uma linda cartilha com todos os ensinamentos preciosos dos quais precisa, isso dificilmente acontecerá. Por este motivo, mostre-se sempre interessado em aprender tudo que for possível, mas sempre com humildade, tomando o cuidado para que não atrapalhe o trabalho dos demais.

Intregre-se ao grupo

É muito importante tentar se inserir na equipe aos poucos. Como disse anteriormente, uma boa dose de simpatia e bom senso fará com que isto ocorra de forma natural. Digo isto porque pra muitas pessoas existe a real dificuldade em “se enturmar”, já outros novatos erram a mão e acabam se tornando inconvenientes por exagerarem na espontaneidade. Utilize a hora do almoço, que geralmente acontece em grupo, para ouvir mais e falar menos, aproveitando mais uma vez para conhecer um pouco mais o perfil das pessoas com as quais passará boa parte do dia. Vale lembrar que qualquer “brincadeirinha” pode se transformar em uma bela situação constrangedora neste início. Assim, é mais seguro adotar uma postura formal com todos a sua volta, pelo menos no início de sua convivência com eles.

Estas foram algumas dicas que, com certeza, vão ajudá-lo a se adaptar melhor ao novo ambiente de trabalho, além de causar uma ótima impressão aos novos colegas de trabalho. Agora, gostaríamos de saber sobre sua experiência ao iniciar uma nova atividade ou em uma função em uma nova empresa. Não deixe de nos contar nos comentários!

3 COMENTÁRIOS

  1. adorei essas dicas com certeza vou colocar em prática no meu dia-dia para se ir bem na vida sempre é importante ouvir mais e falar menos pois ninguem nasce sabendo devemos colocar em prática tudo aquilo que possa nos fazer crecer e nunca ignorar alguem que queira nos ensinar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here