Este é o primeiro post da série especial “Como montar um plano de negócios” do blog Sobre Administração. Seu objetivo é explicar passo-a-passo como planejar e montar um plano de negócios de forma clara e objetiva. Ajudando você a ter sucesso em seu novo negócio.

Fique atento às explicações, tenha em mente o que deseja obter com seu plano de negócios e mãos à obra!

1ª fase: Resumo Executivo

O Resumo Executivo é considerado por muitos a principal parte de um plano de negócios. Neste início será mostrado ao leitor exatamente o que será tratado no plano. Esta seção do documento pode ser utilizada para diversos fins, como: solicitar financiamentos, capital de risco, investimentos governamentais bem como apresentar a empresa para possíveis parceiros e clientes. Por este motivo, é importante ressaltar as perspectivas futuras para a empresa/negócio, as oportunidades identificadas, como o empreendedor irá alcançá-las etc.

Em linhas gerais, este resumo executivo deve conter:

  1. Descrição breve sobre a empresa/negócio,
  2. A história e a motivação para criação da empresa/negócio,
  3. Área de atuação, mercado potencial;
  4. Características únicas (diferencial) do produto/serviço;
  5. Foco e missão.

É recomendável que este ponto do plano de negócios tenha até 2 páginas, com o conteúdo sendo apresentado de forma clara e objetiva, sem muitos detalhes. Faz-se necessário ressaltar, também, que o resumo executivo deve ser o último ponto a se considerar no plano de negócios, uma vez que ele precisará de outras informações contidas no decorrer do documento.

2ª fase: Definição do Produto/Serviço

Nesta seção, o empreendedor deverá definir como será o produto ou serviço prestado. É neste ponto que o leitor terá em conta as características principais do produto/serviço, os diferenciais tecnológicos e funcionais e outras informações pertinentes.

Características

Deve-se relacionar neste item as principais características dos produtos/serviços da empresa, bem como os planos para o futuro (pesquisa e desenvolvimento) e as formas como a empresa posicionará seu produto frente aos concorrentes (atualização, formas de produção, recursos etc):

  • Finalidade do produto;
  • Formas de produção;
  • Recursos utilizados para produção;
  • Tecnologia utilizada na produção (atualização da empresa);
  • Plano para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços;
  • Demais informações afins.

3ª fase Definição do mercado de atuação

Clientes

Para a realização deste passo é necessário que a empresa defina os seguintes pontos:

  • Quem são os clientes ou grupos de clientes que ela pretende atender?
  • Quais são as principais necessidades destes clientes?
  • Como o seu produto/serviço poderá satisfazer tais necessidades?

É de fundamental importância que o empreendedor saiba quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades e anseios quando da busca pelo produto/serviço que vai oferecer. O processo de definição dos clientes em potencial deve ser focado na definição de quem será o usuário final deste produto/serviço, aquele que lidará diretamente com o que o empreendedor quer comercializar. Caso este ponto não seja analisado corretamente poderá gerar uma rejeição por parte dos clientes e/ou dificuldades no manuseio do produto.

É preciso saber, também, o que influencia os clientes na hora da compra, aspectos como preço, qualidade, embalagem, atendimento etc, são pontos críticos a serem pesquisados.

No próximo post da série você aprenderá como mostrar em seu plano de negócios os seus concorrentes, fornecedores, participação de mercado. Não deixe de acompanhar!

36 COMENTÁRIOS

    • Muito obrigado pelas palavras Bernardo.
      A idéia é exatamente esta, ajudar a todos que precisam montar seu plano de negócios com eficiência. Os próximos post já estão saindo do forno, aguarde!

      Grande abraço!

    • Olá Jordano, como vai?
      Muito obrigado pelas palavras. Sua opinião nos motiva a escrever sempre mais e melhor. Aguarde os novos posts da série, tenho certeza que serão ainda mais inspiradores.

      Volte sempre! 😉
      Um abraço

  1. olá Gustavo gostei muito da forma que você começou a ensinar administração super simplificada e facil de entender,vou aquardar ansiosa as proximas fases pois preciso administrar o meu novo negocio um abraço

    • Oi Marialice, tudo certo?
      Ótimo saber que está acompanhando a série. Espero poder ajudar você nesta fase importante.
      Continue de olho na série! Qualquer dúvida é só entrar em contato.

      Um abraço!

  2. Olá Gustavo, sou estudante de ADM (3 periodo)e com certeza esse texto será absorvido por mim e qualquer um que queira ser um otimo administrador.

    Parabens pela excelente leitura

    • Olá Marcos, tudo bom?
      Obrigado pelo elogio. A idéia é justamente esta, ajudar a todos, não só aos de fato empreendedores, mas também os estudantes que tanto buscam informações a respeito.
      Volte sempre que puder, indique aos amigos.

      Um grande abraço!

  3. Muito bom Sr. Gustavo, eu sou estudante de Adm. aqui no Japao e tenho que estudar por internet por isso acho muito interessante o seu Site vai ajudar muito .

    • Olá Selis, tudo certo?
      É um grande prazer receber um comentário de um leitor que nos acompanha do Japão. É uma honra!
      Fico feliz que nosso conteúdo o esteja ajudando em seus estudos.
      Apareça sempre que precisar.
      Grande abraço!

  4. Olá…

    Gostei muito do seu site.. sou aluna do 1º periodo de adm. e a partir da leitura no seu site, estou mais entusiasmada com o curso..

    Agradeço-te..

  5. Olá Gustavo ainda não fiz faculdade de Adiministração, más fiz um curso basíco e a cada dia eu me intereço ainda mais. Meu sonho é um dia estudar numa Faculdade de Adiministra, concluir o curso e montar meu proprio negócio.

    Adorei suas dicas, espero receber mais. Um abraço.

  6. Olá, trabalho com uma empresa prestadora de serviços de impressão-off set, é uma cooperativa, gostaria de saber se tem algum plano de negócio específico para essa atividade???

  7. Boa Noite Gustavo.
    Parabéns pelo excelente texto.
    Tenho 53 anos, sou pequeno empresário (www.tagsetiquetas.com.br), e "sofro" demais por não ter um plano de negócios totalmente definido. Minha empresa já tem 16 anos de existência, e estamos na luta.
    Grande abraço,

  8. Muito bem planejado. Infelizmente o planejamento seria algo muito importante para a preparação de qualquer ambiente. Assim para o fortalecimento de qualquer empresa o planejamento torna-se imprescidível.

  9. parabens ficou otimo! amigos trabalho com uma empresa relacionada a emprestimos ,vcs tem um plano apropriado para esse tipo de empresa?
     fer.son27@hotmail.com obrigado waleu!!!

  10. Fica a dica!!
    Cuidado quando for montar seu plano de negocio, olha o nicho que vai atuar, cultura local pois nem tudo se adequa naquela região, e acima de tudo se expert no seu negocio… Experiencia própria!!

DEIXE UMA RESPOSTA