Este é o primeiro post da série especial “Como montar um plano de negócios” do blog Sobre Administração. Seu objetivo é explicar passo-a-passo como planejar e montar um plano de negócios de forma clara e objetiva. Ajudando você a ter sucesso em seu novo negócio.
Fique atento às explicações, tenha em mente o que deseja obter com seu plano de negócios e mãos à obra!
1ª fase: Resumo Executivo
O Resumo Executivo é considerado por muitos a principal parte de um plano de negócios. Neste início será mostrado ao leitor exatamente o que será tratado no plano. Esta seção do documento pode ser utilizada para diversos fins, como: solicitar financiamentos, capital de risco, investimentos governamentais bem como apresentar a empresa para possíveis parceiros e clientes. Por este motivo, é importante ressaltar as perspectivas futuras para a empresa/negócio, as oportunidades identificadas, como o empreendedor irá alcançá-las etc.
Em linhas gerais, este resumo executivo deve conter:
- Descrição breve sobre a empresa/negócio,
- A história e a motivação para criação da empresa/negócio,
- Área de atuação, mercado potencial;
- Características únicas (diferencial) do produto/serviço;
- Foco e missão.
É recomendável que este ponto do plano de negócios tenha até 2 páginas, com o conteúdo sendo apresentado de forma clara e objetiva, sem muitos detalhes. Faz-se necessário ressaltar, também, que o resumo executivo deve ser o último ponto a se considerar no plano de negócios, uma vez que ele precisará de outras informações contidas no decorrer do documento.
2ª fase: Definição do Produto/Serviço
Nesta seção, o empreendedor deverá definir como será o produto ou serviço prestado. É neste ponto que o leitor terá em conta as características principais do produto/serviço, os diferenciais tecnológicos e funcionais e outras informações pertinentes.
Características
Deve-se relacionar neste item as principais características dos produtos/serviços da empresa, bem como os planos para o futuro (pesquisa e desenvolvimento) e as formas como a empresa posicionará seu produto frente aos concorrentes (atualização, formas de produção, recursos etc):
- Finalidade do produto;
- Formas de produção;
- Recursos utilizados para produção;
- Tecnologia utilizada na produção (atualização da empresa);
- Plano para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços;
- Demais informações afins.
3ª fase Definição do mercado de atuação
Clientes
Para a realização deste passo é necessário que a empresa defina os seguintes pontos:
- Quem são os clientes ou grupos de clientes que ela pretende atender?
- Quais são as principais necessidades destes clientes?
- Como o seu produto/serviço poderá satisfazer tais necessidades?
É de fundamental importância que o empreendedor saiba quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades e anseios quando da busca pelo produto/serviço que vai oferecer. O processo de definição dos clientes em potencial deve ser focado na definição de quem será o usuário final deste produto/serviço, aquele que lidará diretamente com o que o empreendedor quer comercializar. Caso este ponto não seja analisado corretamente poderá gerar uma rejeição por parte dos clientes e/ou dificuldades no manuseio do produto.
É preciso saber, também, o que influencia os clientes na hora da compra, aspectos como preço, qualidade, embalagem, atendimento etc, são pontos críticos a serem pesquisados.
No próximo post da série você aprenderá como mostrar em seu plano de negócios os seus concorrentes, fornecedores, participação de mercado. Não deixe de acompanhar!
Excelente texto, Gustavo. Acredito que tem muita gente que precisava de um texto como esse. Aguardo as próximas partes!
Abraço!
Muito obrigado pelas palavras Bernardo.
A idéia é exatamente esta, ajudar a todos que precisam montar seu plano de negócios com eficiência. Os próximos post já estão saindo do forno, aguarde!
Grande abraço!
Excepcional post! È deste tipo de post conciso e útil que me faz ler estes blogs.
Olá Jordano, como vai?
Muito obrigado pelas palavras. Sua opinião nos motiva a escrever sempre mais e melhor. Aguarde os novos posts da série, tenho certeza que serão ainda mais inspiradores.
Volte sempre! 😉
Um abraço
olá Gustavo gostei muito da forma que você começou a ensinar administração super simplificada e facil de entender,vou aquardar ansiosa as proximas fases pois preciso administrar o meu novo negocio um abraço
Oi Marialice, tudo certo?
Ótimo saber que está acompanhando a série. Espero poder ajudar você nesta fase importante.
Continue de olho na série! Qualquer dúvida é só entrar em contato.
Um abraço!
Olá Gustavo, sou estudante de ADM (3 periodo)e com certeza esse texto será absorvido por mim e qualquer um que queira ser um otimo administrador.
Parabens pela excelente leitura
Olá Marcos, tudo bom?
Obrigado pelo elogio. A idéia é justamente esta, ajudar a todos, não só aos de fato empreendedores, mas também os estudantes que tanto buscam informações a respeito.
Volte sempre que puder, indique aos amigos.
Um grande abraço!
[…] não tenha lido a primeira parte da série, recomendo a leitura antes de conhecer este segundo post. Tome […]
[…] que você leia a primeira e a segunda parte da série especial para uma melhor compreensão. Tome […]
Muito bom Sr. Gustavo, eu sou estudante de Adm. aqui no Japao e tenho que estudar por internet por isso acho muito interessante o seu Site vai ajudar muito .
Olá Selis, tudo certo?
É um grande prazer receber um comentário de um leitor que nos acompanha do Japão. É uma honra!
Fico feliz que nosso conteúdo o esteja ajudando em seus estudos.
Apareça sempre que precisar.
Grande abraço!
Gambate e um grande abraco
Olá…
Gostei muito do seu site.. sou aluna do 1º periodo de adm. e a partir da leitura no seu site, estou mais entusiasmada com o curso..
Agradeço-te..
Olá Janeteane, tudo bom?
Muito gratificante saber que lhe inspiramos nesta caminhada. Desejo muito sucesso em sua carreira.
Volte sempre que precisar!
Um abraço!
[…] que você leia a primeira, a segunda e a terceira parte da série especial para uma melhor compreensão. Tome […]
[…] que você leia a primeira, a segunda, a terceira e a quarta parte da série especial para uma melhor […]
Olá Gustavo ainda não fiz faculdade de Adiministração, más fiz um curso basíco e a cada dia eu me intereço ainda mais. Meu sonho é um dia estudar numa Faculdade de Adiministra, concluir o curso e montar meu proprio negócio.
Adorei suas dicas, espero receber mais. Um abraço.
Olá, trabalho com uma empresa prestadora de serviços de impressão-off set, é uma cooperativa, gostaria de saber se tem algum plano de negócio específico para essa atividade???
Boa Noite Gustavo.
Parabéns pelo excelente texto.
Tenho 53 anos, sou pequeno empresário (www.tagsetiquetas.com.br), e "sofro" demais por não ter um plano de negócios totalmente definido. Minha empresa já tem 16 anos de existência, e estamos na luta.
Grande abraço,
Muito bem planejado. Infelizmente o planejamento seria algo muito importante para a preparação de qualquer ambiente. Assim para o fortalecimento de qualquer empresa o planejamento torna-se imprescidível.
Interessante artigo e com grande credibilidade.
Excelente artigo!
[…] – Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 1 […]
parabens ficou otimo! amigos trabalho com uma empresa relacionada a emprestimos ,vcs tem um plano apropriado para esse tipo de empresa?
fer.son27@hotmail.com obrigado waleu!!!
ola Gustavo
ola Gustavo
[…] e bem pensado pode abrir muitas portas para sua empresa.Leia mais sobre Plano de Negócios:- Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 1- Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 2- Como criar e montar um Plano de Negócios […]
Muito interessante a presente dica. Toda colaboração mostra-se de grande valia.
Um abraço
Excelencia unica do artigo. Parabéns
Sensasional a apresentação. Meus parabéns!
Show meus amigos!! Muito bom. Tenho aprendido muito.
[…] Postado por Gustavo Periard em 2/02/2010 • 26 Comentários […]
[…] que você leia a primeira, a segunda e aterceira parte da série especial para uma melhor compreensão. Tome […]
Fica a dica!!
Cuidado quando for montar seu plano de negocio, olha o nicho que vai atuar, cultura local pois nem tudo se adequa naquela região, e acima de tudo se expert no seu negocio… Experiencia própria!!
Excelente post! Muitas dicas ótimas para toda a sociedade.