Muitas empresas, nos dias de hoje, sentem uma necessidade crescente de se comunicarem melhor com seus clientes, fornecedores e pares de mercado. Grande parte desta necessidade nasce justamente da cobrança dos clientes por um canal de comunicação mais personalizado e interativo. E um grande modelo de comunicação empresa-cliente é o chamado blog corporativo, um local onde a empresa se utiliza de uma equipe de profissionais (da empresa ou contratados) para criar posts, gráficos, vídeos, imagens etc., sobre diversos temas que sejam úteis aos leitores.

Por isso, e dada a relevância do tema, resolvemos criar este guia com algumas dicas básicas para ajudar você e sua empresa na criação de um blog corporativo de sucesso, acompanhe:

4 Razões para se ter um blog corporativo

Existem diversas razões para que uma empresa decida iniciar e manter um blog corporativo em seu site, abaixo listaremos algumas delas:

1 – Aumento da interação com os clientes

Quanto mais a sua empresa interagir com seus clientes, melhor, certo? Por isso, manter um blog com conteúdo de qualidade para sua empresa auxiliará e muito nas relações entre ela e as pessoas que compram os seus produtos e serviços. Desta forma, se o blog corporativo for bem conduzido, de forma a se tornar cada dia mais próximo das pessoas, a probabilidade de seus clientes (atuais e novos) se interessarem ainda mais por sua empresa é muito grande.

Esta interação via blog é fundamental, também, para a empresa conhecer os anseios, dúvidas e reclamações de seus clientes. Por isso, dê sempre uma atenção especial a este veículo poderoso em suas comunicações.

2 – Aumento da relevância da empresa

Mantendo um bom conteúdo publicado em seu blog, a empresa conquistará novos leitores a cada dia, aumentando sua exposição e gerando novos comentários sobre os temas abordados. Assim, a probabilidade de seu blog corporativo se tornar uma referência em seu mercado é muito grande, criando, assim, um novo canal de comunicação e difusão de conhecimento para a empresa, aumentando sua relevância junto aos clientes reais e potenciais.

3 – Aumento do alcance do network da empresa

Com o seu blog no ar, é provável que outras empresas tenham acesso à ele, tornando-o uma verdadeira vitrine de negócios. Por isso, é essencial que o conteúdo publicado seja sempre revisado e tratado como uma mais-valia para a empresa. É importante, também, que o conteúdo publicado não seja ofensivo nem a clientes e nem a outras empresas.

4 – Criação de um canal de comunicação institucional

Nem sempre é recomendado que um blog corporativo vire um canal institucional da empresa, mas nada impede que a empresa o utilize para veicular um comunicado oficial, nota de esclarecimento sobre um defeito de fabricação ou erro em alguma campanha promocional etc. O ideal é saber mesclar os dois tipos de veículo de comunicação, priorizando sempre os interesses do leitor final.

Benefícios de se manter um blog corporativo

Existem diversos benefícios para a empresa que decide manter um blog corporativo de verdade. Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo, que se tornou referência no assunto, citou em seu blog alguns destes benefícios, veja:

  • Colocar o seu CEO ou profissional como líderes de tendências, experts no assunto, projetar imagem da empresa;
  • Humanizar a empresa dando um rosto a ela e conseqüentemente maior transparência;
  • Melhorar o relacionamento com seus clientes;
  • Ferramenta para suporte interno ou externo de seus produtos ou serviços;
  • Promover sua marca;
  • Fonte de informação sobre a empresa, invertendo a relação Empresa-Imprensa;
  • Construir relacionamento com possíveis parceiros e interessados em potencial;
  • Manter contato com clientes e parceiro por meio de um canal acessível;
  • Promover um produto ou receber ajuda para desenvolver novos produtos;
  • Recrutar funcionários;
  • Aumentar o tráfego de seu website.

Cuidados ao se criar um blog corporativo

Antes de criar um blog corporativo, é preciso que a empresa tenha em mente que o cliente que acessa seu blog, na maioria das vezes, não o está fazendo em busca de produtos para comprar. Infelizmente, muitas empresas criam este tipo de blog apenas para empurrar novos produtos e serviços em seus clientes, o que, na maioria das vezes, não funciona como eles esperam. Ou seja, ao invés de atrair os clientes, a empresa os está afastando. Por isso, é importante tomar este cuidado, primando sempre por veicular informações relevantes no blog, como temas sobre seu mercado de atuação, ou benefícios dos produtos de um modo geral, informações sobre os profissionais da área etc.

Obviamente que não é nenhum pecado mortal a empresa querer obter algum retorno financeiro de seu blog, porém é preciso encontrar o caminho certo para tal. A receita do sucesso nestes casos é usar e abusar da moderação e do bom senso.

Outro cuidado que se deve tomar é a moderação excessiva do conteúdo pelos donos da empresa. Esta prática pode fazer com que muitas informações relevantes (mas não secretas) deixem de ser compartilhadas por puro preconceito com o formato dos blogs. Alguns executivos conservadores ainda nutrem muito medo deste tipo de veículo, por isso é preciso saber bem o que será feito e como será feita esta interação através do blog corporativo.

Exemplos a serem seguidos

Como sempre, existem empresas que saem na frente e se destacam das demais, executando um trabalho que merece ser reconhecido. Vou citar abaixo alguns exemplos de blogs corporativos que dominam esta arte de interagir de forma inteligente com seus consumidores. Vale o clique em:

A criação de um blog corporativo é um investimento muito interessante para uma empresa. Ele pode oferecer diversas possibilidades de interação empresa-cliente, através de posts, chats, jogos, promoções e muito mais. Existem também muitas abordagens que podem ser exploradas nestes veículos. Cabe à empresa identificar o perfil de seus consumidores e os temas que eles mais gostariam de acompanhar no blog.

Enfim, tome nota dos tópicos abordados acima, adapte-os às necessidades de sua empresa e clientes, crie uma forma de interação interessante e diferenciada e comece a colher os frutos de sua aposta. Desejamos bons negócios com seu blog corporativo. 🙂

E você, conhece outros blogs corporativos interessantes? Conte pra nós!

11 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essas explicações de como criar blogs vocês são demais,adorei messssssssssmo,um beijão da sua nova fã!!!!!!!

    • Olá Francine, tudo bom?
      Muito obrigado pelas palavras de carinho. Fico muito satisfeito que nosso post tenha ajudado em sua pesquisa.
      Espero vê-la sempre por aqui! Grande abraço!

  2. nossa amei vc e seu blog vc ta de parabens pode crer que ganhou mais um fã seu trabalho e encrivel seu blog me ajudou bastante muito obrigada bjs vc e demais

    • Olá anny, tudo bom?
      Muito bom ler suas palavras de carinho com nosso blog e trabalho. Espero vê-la sempre por aqui, participando e tirando as dúvidas.
      Obrigado pela visita e comentário, grande abraço! Sucesso.

  3. Olá Gustavo, muito obrigado por citar em seu post o blog da Tecnisa. Para mais informações sobre os cases da Tecnisa, conte conosco.

    Gerência de Redes Sociais Tecnisa

    • Olá pessoal da Tecnisa, tudo bom?
      O trabalho desempenhado por vocês em seu blog é sempre muito bem elogiado pelo pessoal, não poderíamos deixar de citá-los.
      Parabéns pelo belo trabalho on e offline. Obrigado pela visita em nosso blog.
      Grande abraço e até mais. 😉

  4. Aprecio a utilização dos blogs corporativos como uma forma genuína de compartilhar conteúdo relevante e, nunca como uma forma de propaganda explícita.
    A decisão de compra pode vir da admiração e respeito que os leitores do blog paswsam a ter pela empresa que mantem um blog com conteúdo relevante e de qualidade.
    Essa deveria ser uma regra básica para todas as empresas que pensam em criar seu blog corporativo.
    blog http://www.saladacorporativa.com.br

  5. Muitos parabéns pelo artigo. Além de explicar a importância dos blogs empresariais ao referir as razões porque os devemos investir num, deixa-nos exemplos práticos que podemos seguir. E isso é, sem dúvida, uma mais-valia. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here