Esta semana abrimos uma caixa para perguntas no Instagram (você já segue nosso perfil @sobreadm?) e uma das perguntas que mais se repetiram foi: após me formar, como escolher a área de especialização?

Pois bem, não existe uma resposta pronta para esta dúvida e na verdade o que existe é uma série de perguntas que você precisa se fazer e responder da forma mais sincera possível. Ao final deste processo é garantido que esta dúvida será mais facilmente esclarecida!

A primeira pergunta que você deve se fazer é: por que eu desejo fazer uma especialização?

Se o principal motivo que lhe faça querer iniciar um novo curso é para apenas inflar o currículo é aconselhado que você se dê um tempo para pesquisar um pouco mais sobre as necessidades do mercado, para checar seus objetivos e para que a  ideia seja amadurecida e ganhe um motivo mais forte. Avalie melhor se em sua área de atuação a experiência não seria mais importante do que o título de pós-graduação em si, por exemplo.

Mas, se após esta avaliação você chegou a conclusão que seu objetivo principal é expandir os horizontes, aprender novos conhecimentos, redirecionar sua carreira e ser um diferencial em um mercado tão concorrido, então realmente é hora de passar para a próxima etapa.

Como escolher o curso de especialização

Se você é recém-formado, avalie se você se identifica completamente com a área que acabou de se formar ou se prefere dar um redirecionamento em sua carreira. É possível sim fazer este redirecionamento fazendo o aproveitamento do conhecimento adquirido na graduação.

Faça uma auto análise respondendo as perguntas abaixo:

1º – Quais são seus objetivos profissionais? Onde você pretende chegar?

2º – Quais conhecimentos e habilidades lhe ajudarão a atingir estes objetivos?

3º – Quais são os cursos que podem lhe trazer os conhecimentos e habilidades citados na pergunta anterior?

4º – Dos cursos listados, quais você tem mais afinidade?

5º – Das áreas que identificou afinidades, quais são mais procuradas no mercado?

É muito, muito importante que todas estas perguntas sejam respondidas da forma mais racional e menos tendenciosa possível, ok?

Uma vez que você tem a certeza de que cursar uma pós-graduação irá lhe aproximar dos seus objetivos profissionais e já conseguiu identificar a área de especialização que deseja seguir, é hora de escolher a instituição de ensino em que irá cursar.

Como escolher a instituição de ensino ideal

Na escolha da instituição de ensino também é importante levar em consideração alguns pontos:

– Qual o seu recurso financeiro disponível para realizar o curso?

– Quanto tempo disponível você possui para assistir as aulas e estudar em casa?

– Diante do tempo disponível, será melhor um curso presencial ou à distância?

– A instituição possui credibilidade e bom reconhecimento no mercado?

– O curso será ministrado por professores experientes e com bagagem na área de atuação?

– Será possível construir network com os demais alunos do curso?

Após ter respondido todas estas perguntas, gaste o tempo que for necessário analisando todas as possibilidades. Não tome nenhuma decisão imediatista pois é uma escolha muito importante, afinal de contas ela poderá redirecionar todo o seu futuro profissional.

Boa sorte em sua escolha! 🙂

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here