Você já pensou em abrir uma franquia? Sabe como funciona este processo? Muita gente responde “não” à esta segunda questão, certo? Por este motivo, preparei um post especial com dicas para quem pensa em abrir uma franquia.

Mas primeiro, recomendo que você leia nosso post “Tudo o que você queria saber sobre franquias“, onde já tratamos um pouco sobre este assunto.

Falando um pouco sobre o mercado atual de franquias, é preciso destacar que este setor tem crescido à taxas consideráveis no país. Estima-se que existam 1.460 redes no Brasil, somando mais de 80 mil unidades. Números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que só no ano passado, essas empresas faturaram cerca de R$ 63 bilhões.

Agora, vamos às dicas sobre como escolher a melhor opção em franquias. Fique ligado!

Faça a escolha certa

Escolha a franquia que mais tenha a ver com você do que com seu sonho. Achou estranho? Pois é. Não adianta nada você escolher um tipo de franquia que sempre sonhou em ter mas que não tem a ver com seu perfil profissional, que não será prazeroso gerir e que, conseqüentemente, terá vida curta em suas mãos. Deixe de lado o aspecto emocional, foque nas decisões racionais.

Conheça o perfil empreendedor indicado para cada tipo de franquia, quais as competências necessárias ao gestor, busque informações sobre o mercado em que esta será inserida etc. Recolha o máximo de informações antes de tomar a decisão de qual franquia escolher.

Conheça as questões legais

Uma dica muito importante tem relação com a Circular de Oferta de Franquia (COF),oferecida pelo franqueador. Este documento traz informações valiosas, como quem são os atuais e os ex-franqueados, a forma como a empresa lida com seus franqueados, a minuta do contrato de franquia etc. Este documento fornece dados relevantes que auxiliam o empresário em sua escolha por uma ou outra franquia. Porém, alguns especialistas aconselham que este documento seja submetido à avaliação de um advogado para análise das condições legais do processo de franqueamento.

Informe-se

Busque informações com os ex-franqueados, descubra os motivos pelos quais estes desistiram do negócio. Viaje até a cidade mais próxima que tenha a mesma franquia e faça um benchmarking por lá, tenho certeza que trará ótimas informações que auxiliarão em seu processo de tomada de decisão.

Fique de olho nas informações fornecidas no COF. Lá você encontra um histórico completo desta franquia. Veja e reveja os números, valores de investimentos, retorno previsto etc. É importante que você se cerque de cuidados para não ter sérios prejuízos em um futuro bem curto.

Leia revistas sobre a área, converse com especialistas, consulte a Associação Brasileira de Franchising para uma pesquisa mais consistente sobre a franquia desejada. Todas as franquias associadas a ela estão de acordo com a legislação vigente. Esteja bem informado e garanta um futuro de sucesso para o seu negócio.

Faça uma análise detalhada

Com base nas dicas acima, faça uma análise das informações recolhidas sobre as franquias, os investimentos necessários, dados sobre o mercado de cada uma etc. Monte uma planilha da forma que melhor lhe parecer, dando notas para os aspectos que julgar determinantes para sua escolha em cada franquia analisada. Posteriormente, compare aquelas de maior pontuação com as que você deseja abrir, veja se há coerência entre sua primeira escolha e a opção mais bem avaliada.

Este tipo de análise ajuda o empreendedor a ter uma visão maior sobre as opções de investimento. Faça um relatório com as conclusões e leve ao conhecimento de sua família, converse com eles, busque opiniões e conselhos, esta é uma ajuda e tanto para tomada de decisão.

Estas são apenas algumas dicas que podem auxiliar sua decisão sobre qual a melhor opção em franquias para você investir. Pesquise sobre o tema, leia bastante e faça a melhor escolha. Boa sorte!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here