O terror da maioria das empresas americanas começou. Com a temporada da NFL (campeonato de futebol americano), milhares de horas serão gastas pelos funcionários das empresas com os jogos do tipo Fantasy – simulação de campeonatos, missões, aventuras e jogos.

Esta modalidade de game existe há décadas, mas com o advento da internet se tornou popular em todo mundo, dentro de uma infinidade de modalidades esportivas, como futebol, futebol americano, jogos de RPG etc. Aqui no Brasil, temos como bom exemplo o Cartola FC, um game em que você é o dono de um time de futebol e compete com jogadores do país inteiro.

cartola fc

Porém, o que pouca gente percebe é que os fantasy games tem um lado didático muito importante, que ensina muitas competências a seus jogadores, como:

  • analisar estatísticas,
  • prever cenários,
  • tomar decisões,
  • aceitar riscos e
  • organizar suas finanças de forma correta, entre outros.

Por isso, e a fim de valorizar este tipo de atividade, vou descrever abaixo 5 motivos pelos quais você deveria começar a jogar um fantasy game. Além das horas de diversão que ele proporciona, você pode desenvolver muitas habilidades que serão utilizadas em sua carreira. Confira:

Utilizar as estatísticas para tomada de decisão

Talvez você não goste de matemática e muito menos estatística, mas elas são capazes de gerar dados e indicadores que facilitam qualquer tipo de decisão. E isto não é diferente nos fantasy games, assim como nos negócios.

Com o tempo, você vai perceber a importância das estatísticas no seu trabalho e em suas tomadas de decisão. Por isso, os jogos são importantes para que você vá se familiarizando com os números, gráficos etc. E isso poderá ajudá-lo em seu trabalho.

Compreender noções de risco

Cada temporada de qualquer esporte é diferente, vencedores mudam constantemente, jogadores que tiveram grandes temporadas podem ser pífios na posterior e aqueles jogadores que você não acreditava, faz campanhas incríveis. Assim, você pode começar a utilizar ferramentas de análise de risco para ajudar na escolha de jogadores, ferramentas que podem fazer toda diferença, tanto na liga quanto nos negócios.

Correr riscos é algo fundamental no mundo dos negócios, e começar a viver neste mundo perigoso desde cedo pode definir seu perfil gerencial no futuro. Tomar decisões de risco em ambientes simulados desenvolve suas competências para uma tomada de decisão real.

Aprender a negociar

Nós sabemos que, muitas vezes, o planejamento não ocorre exatamente como foi pensado. Existem muitas estratégias que foram traçadas no momento do planejamento mas que não funcionam na hora da execução, e outras divergentes que devem ser utilizadas. Nestas horas, em um fantasy game, temos que negociar alguns jogadores, comprar outros etc.

As técnicas de negociação são muito importantes, pois não adianta querer trocar um jogador em decadência por uma estrela, aqui mais do que nunca as técnicas do ganha-ganha serão utilizadas. Paralelamente, no mundo corporativo, conhecer estratégias de negociação é muito importante para que se possa fazer grandes negócios na gestão de uma empresa. E o fantasy game pode ambientá-lo em algumas estratégias e técnicas de negociação que podem vir a ser utilizadas em sua carreira.

Ser um líder melhor

Organizar a liga, compreender o melhor formato de escolha da ordem dos drafts, chamar atenção daquele seu amigo que não esta levando a liga a sério, administrar os conflitos entre os participantes, colher feedbacks e implementá-los, é uma ótima forma de se treinar as técnicas de liderança. Chame a responsabilidade, lidere seus comandados, leve sua equipe ao topo! Estes mandamentos são importantes no jogo e também nos negócios.

Aprender a perder, corrigir e a se recuperar

Você vai perder jogos improváveis, vai perder jogadores importantes, e vai sofrer com o dinamismo dos esportes assim como nós sofremos com o dinamismo dos negócios. Porém, é sempre possível monitorar e controlar os resultados e fazer correções para adaptarmos a nossa estratégia.

Assim como nos negócios, aqui é uma ótima área para testar varias das técnicas que aprendemos em relação aos negócios. Em sua empresa, é provável que você encontre dificuldades e problemas, mas será preciso se reerguer e vencer! Em um jogo como este, você treina sua capacidade de análise, identificação de problemas e proposição de soluções desde cedo.

Nós acreditamos que os fantasy games podem ensinar muitas coisas. O que você acha disso? Você participa de algum jogo do tipo Fantasy? Qual é o seu favorito? O que tem aprendido com ele? Deixe um comentário abaixo e conte-nos sua experiência, participe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here