Como mandar bem em redação em entrevistas de emprego

Quem nunca se viu com a missão de escrever uma redação durante um processo seletivo para uma vaga de emprego que atire a primeira pedra. Mesmo em áreas onde redigir textos não faz parte da rotina do funcionário, a produção de um pode ser exigida para conhecer melhor o candidato e saber se o que ele pensa está de acordo com o que a empresa espera ou se ele tem as qualificações necessárias para a vaga.

Em grande parte dos processos seletivos, o que se pede é um texto dissertativo e muitos candidatos deslizam neste momento por não saberem as características deste tipo de produção textual e como estruturar o seu de forma adequada. Mas isso acaba agora! A seguir, veja tudo o que precisa entender sobre dissertações e dicas para utilizar nas suas entrevistas.

O que é um texto dissertativo?

É um texto argumentativo, mas que difere de uma redação, por exemplo. Na dissertação, exige-se do autor que ele defenda um ponto de vista com argumentos sólidos, baseados em conhecimento técnico e boa percepção da realidade. Portanto, não dá para enrolar e deve-se saber exatamente o que está escrevendo.

Referências, dados, citações, informações e coisas do tipo são ótimas maneiras de defender seu ponto de vista, uma vez que mostram que você possui repertório e propriedade sobre aquilo que está escrevendo.

No fim, um texto dissertativo tem como objetivo persuadir o leitor a aceitar e concordar com seu ponto de vista, ainda que de forma parcial. 

Como estruturar um texto dissertativo?

Um texto dissertativo é estruturado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada um deles tem uma função e um tamanho na dissertação e saber como fazê-los é indispensável em um bom texto.

EstruturaO que é
IntroduçãoSitua o leitor sobre o texto, com as informações iniciais acerca do assunto e o ponto de vista que será defendido nos parágrafos que estão por vir.
DesenvolvimentoÉ a parte onde o autor defende o seu ponto de vista trazendo os argumentos que o fizeram ter esse posicionamento sobre o assunto abordado.
ConclusãoÉ a síntese do trabalho, resumindo tudo o que foi abordado sem repetir o que foi escrito para não ficar maçante e apresentando uma conclusão que induza o leitor a concordar com o que foi exposto.

Dicas para fazer uma dissertação nota 10

Uma boa dissertação pode ser a diferença entre passar de fase ou ficar pelo caminho em um processo seletivo. Por isso, não ignore as dicas a seguir para começar a redigir textos nota 10 que vão encantar o recrutador!

Escreva um texto coeso

É importante que o texto tenha coesão, ou seja, que tenha lógica. A dissertação precisa seguir uma linha de raciocínio para que o leitor não se perca no meio de um monte de informações e fique confuso com o seu ponto de vista.

Lembre-se que um texto dissertativo tem de ser persuasivo e se você não for compreendido não tem como convencer ninguém.

Atenção à língua portuguesa

Sabemos que a língua portuguesa é difícil e que existe no Brasil educação defasada que forma alunos que não dominam o idioma, mas isso não é desculpa para erros grosseiros que são percebidos com facilidade.

Portanto, muita atenção às normas da língua culta enquanto produz seu texto. Um erro ou outro mais leve até pode passar ou ser ignorado pelo recrutador na hora de avaliar a dissertação, mas algo gritante não será aceito.

Não enrole!

Não adianta tentar enrolar o leitor ou fingir que sabe o que está falando quando não se sabe. Isso é facilmente percebido por quem está lendo e pega muito mal, afinal, é uma mentira da sua parte. Sempre seja verdadeiro e escreva apenas aquilo que conhece!