Atualmente, a tecnologia está presente em todos os setores do mercado. Seja na indústria, no comércio ou em serviços, todas as informações referentes aos produtos, clientes e empresas são armazenadas em grandes bancos de dados, gerando uma enorme quantidade de informação.

Essa modernização não demorou a chegar ao setor financeiro. Fintech é um termo utilizado para designar empresas inovadoras que utilizam a tecnologia para fornecer serviços financeiros, por exemplo: consultar o saldo, pagar uma conta ou solicitar um empréstimo são tarefas que se tornaram mais simples e hoje podem ser feitas online e sem burocracia.

Algumas empresas do âmbito financeiro vêm promovendo soluções com a ajuda do Big Data para agilizar e desburocratizar os processos de seus serviços, por exemplo: Nubank, Organizze, Paypal, MoneyMan e Easynvest.

big data

Conhecendo o Big Data

Big Data é um termo para designar uma gigantesca quantidade de dados estruturados ou não, com o objetivo de impactar o negócio da empresa através de insights que estas informações podem trazer após análises destes dados.

Para quem trabalha com o Big Data, é comum dizer que o sistema é baseado nos “cinco Vs”:

  • Velocidade
  • Volume
  • Variedade
  • Veracidade
  • Valor 

Sistema prático e seguro

Fintechs estão utilizando Big Data para otimizar e desburocratizar o serviço tradicional bancário. No MoneyMan, por exemplo, é preciso poucos segundos para analisar todos os dados cadastrados durante a solicitação de empréstimo e analisar o risco do empréstimo, evitando fraudes e outros crimes financeiros. A BlackSwan utiliza o Big Data para classificar eventos não previstos pelo mercado e fazer análises de riscos para governos e instituições financeiras.

Democratização para o empréstimo pessoal

O Big data é utilizado pelo MoneyMan para oferecer empréstimos online, sendo considerado muito inovador para o mercado financeiro porque utiliza vários dados durante a análise de crédito para dar a resposta ao usuário, além da agilidade para oferecer o crédito de forma rápida. E, como pedir dinheiro emprestado tanto em agências bancárias ou para pessoas próximas nunca é uma tarefa agradável, o empréstimo online é uma ótima opção para conseguir a quantia necessária para quitar os compromissos ou fazer algum investimento sem burocracia.

1 COMENTÁRIO

  1. Um artigo interessante. A tecnologia Big Date é usada de forma muito eficaz em muitas empresas de microfinanciamento para fornecer empréstimos rápidos. Eu acho que os empréstimos online são uma ótima alternativa para um empréstimo bancário clássico. Obtenção de um empréstimo desse tipo demora muito menos tempo. Isso se deve à tecnologia Big Date, que permite revisar rapidamente o considere uma declaração e enviar dinheiro. Mas antes de tomar um empréstimo online, você precisa ler atentamente os termos do empréstimo – taxa de juros, período de amortização do empréstimo, a possibilidade de adiar a data de pagamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here