A globalização mudou a forma como as empresas se comportam no macro e no micro ambiente, assim como suas interações com os stakeholders e shareholders. É possível observar estes efeitos no mercado dentro das novas organizações, onde não existe mais o inchaço operacional comum das empresas das décadas passadas, sendo hoje mais comum observarmos empresas com foco apenas em suas competências básicas.

Se antes as empresas se vangloriavam por suas plantas industriais gigantes, estruturas enormes e controle exclusivo de todas as etapas da produção do produto. Hoje, as empresas que possuem os maiores esforços voltados para desenvolver processos dentro de sua real competência se destacam no mercado.

Isto ocorre por que o mercado possibilita às empresas terceirizar partes antes consideradas de alto risco, como por exemplo, toda a produção física do produto final, podendo a empresa se focar apenas na criação intelectual dos produtos. Um bom exemplo disso é a Nike.

Assim, deixo aqui algumas dicas para que sua empresa foque melhor suas competências fundamentais:

  • Terceirize sempre que alguém fizer melhor, mais rápido ou mais barato. Hoje é possível encontrar empresas especialistas em qualquer parte do processo de produção de um bem, então fique de olho no mercado em busca de parceiros que possam fazer com que ganhe alguma vantagem competitiva.
  • Tenha uma visão global. Reconheça que todo o mercado mundial hoje pode ser considerado um único grande mercado. Sendo assim, procure novos parceiros de negócio em lugares diversos ao redor do mundo.
  • Faça Benchmarking sempre que algo novo aparecer. Responda rápido ao mercado estando conectado em todas as grandes práticas empresariais do seu ramo e de ramos diferentes. Copie e transforme boas idéias de gestão e operação para que sempre tenha competências certas para o mercado atual.
  • Foque no que tem de melhor. A energia gasta para se fazer algo quando não se é especialista é muito grande. Se esta energia fosse investida em algo que possui excelência o resultado, com certeza, seria muito superior.

Este é um novo paradigma do mundo dos negócios. Quanto maior o foco naquilo que se tem de melhor, maior sua excelência e capacidade de suprir as necessidades e desejos dos clientes. Ainda sobre o exemplo da Nike, observamos que esta empresa tem as áreas de design e marketing como suas principais características positivas. Desta forma, ela terceiriza parte relevante de sua produção para empresas que possuem as mesmas características principais.

Quais as dicas você tem para que as empresas possam ser mais eficientes naquilo que possuem de melhor? Use o campo de comentários do post para participar desta discussão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here