Como responder a pergunta “Onde você se vê daqui há 5 anos?” na entrevista de emprego

Esta pode até não parecer uma questão complicada, mas a sua resposta para: “Onde você se vê daqui a cinco anos?” pode definir o seu sucesso ou fracasso em uma entrevista de emprego.

“O propósito de fazer esta pergunta comum em uma entrevista de emprego é compreender se o candidato está à procura de uma carreira ao invés de apenas um emprego, se seus objetivos estão alinhados com os objetivos da organização, e se ele tem um plano realista para o seu futuro”, explica David Wishon, diretor sênior da Monster Talent Fusion.

Dale Kurow, coach de executivos de Nova York, diz que sua resposta a esta simples pergunta pode também dizer para a empresa se você tem os requisitos buscados por ela, como ética no trabalho, atitude e lealdade para ser uma boa contratação a longo prazo.

Onde você se vê daqui há 5 anos

A seguir você confere o que os entrevistadores querem (e o que não querem) ouvir quando eles fazem esta pergunta para o candidato em uma entrevista de emprego. Acompanhe:

1. Eles querem saber se você tem pensado sobre o seu futuro

“Não seja pego sem um plano a longo prazo”, diz Wishon. Mostre ao entrevistador que você tem pensado sobre esta questão e que possui uma trajetória básica traçada. Mas demonstre também que você é flexível. “Todo mundo entende que as coisas podem mudar, por isso encontre um equilíbrio entre estar decidido sobre onde você quer chegar e entender que o caminho pode mudar a qualquer momento”, diz ele.

2. Eles querem saber se você tem metas realistas

“Não se mostre excessivamente ambicioso”, diz Wishon. “Não tem problema você mencionar que almeja algumas promoções futuras dentro da organização, mas pode ser um exagero dizer que você quer ser CEO em cinco anos se você estiver sendo entrevistado para um cargo iniciante.”

3. Eles querem ouvir que você está disposto a trabalhar duro antes de esperar uma promoção

“O entrevistador não quer ouvir que você deseja assumir um cargo de gerência dentro de um ano ou que você quer se candidatar para o trabalho do seu chefe”, explica Kurow. Não ameace a carreira de ninguém durante a entrevista. Deixe claro que você entende que pode levar tempo, e muito trabalho, até ser promovido para cargos maiores na empresa.

“Enfatize sua vontade de trabalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional para alavancar sua carreira dentro da organização”, Wishon acrescenta.

4. Eles querem saber que você é leal e está disposto a se comprometer com a empresa por pelo menos cinco anos

As empresas investem muito tempo e dinheiro em recrutamento e treinamento de candidatos, e eles não querem desperdiçar o seu investimento com um empregado que pretende se desligar da empresa em um ou dois anos, diz Kurow.

Por isso, você deve sempre evitar dizer que sonha em trabalhar em outra empresa, ou em outro setor, ou mesmo desempenhar um papel completamente diferente daquele que você está se candidatando (mesmo se isso for verdade).

5. Eles querem saber como a empresa e o cargo a que você está se candidatando se encaixam em seus objetivos de longo prazo

“Certifique-se de que o cargo para o qual você está sendo entrevistado esteja presente em sua resposta,” sugere Wishon. “Diga-lhes que a forma como você pretende atingir seus objetivos de longo prazo está diretamente ligada ao seu bom desempenho como profissional no cargo almejado.”

Mencione também a forma como você pretende contribuir e crescer com a organização ao longo dos próximos anos, Kurow acrescenta.

Se você quiser ter certeza de que seu plano para os próximos cinco anos está alinhado com os objetivo da empresa, pergunte o que o entrevistador está procurando para este cargo, Wishon sugere. “Isso vai te ajudar a compreender melhor a progressão e o potencial desta carreira dentro da empresa”, conclui ele.

6. Eles querem saber o quanto você está animado com o trabalho

Ao mostrar como o trabalho se encaixa em seus planos a longo prazo, você também estará deixando o entrevistador ciente do seu entusiasmo com o trabalho e que é muito pouco provável que você irá deixá-lo no curto prazo.

Como em qualquer outra situação de uma entrevista de emprego, é importante soar apaixonado e deixar claro que você cobiça este trabalho mais do que qualquer outro.