Os registros de desenhos nas cavernas mais antigos do mundo provam que desde os primórdios o ser humano exercita sua capacidade de ser criativo. Mas afinal de contas, por que algumas pessoas se acham (e realmente são) mais criativas do que outras? Como ser mais criativo?

criatividade

O que ocorre é que a capacidade de ser criativo pode ser estimulada, exercitada e algumas pessoas fazem isso (seja de forma consciente ou inconsciente) mais do que as outras.

Ser um profissional criativo aumenta seu valor de mercado pois a criatividade está diretamente ligada à busca por soluções de problemas também por caminhos inexplorados.

Se você quer saber como treinar seu cérebro e torná-lo mais criativo fique de olho nas dicas abaixo:

Leia com frequência

A leitura é fundamental para dar início ao processo criativo. Ler aumenta o seu repertório de ideias e amplia os horizontes além de ser uma das atividades que mais estimulam o cérebro.

Sai de sua zona de conforto

A grande maioria das pessoas tendem sempre a pensar em soluções que giram em órbita de sua zona de conforto, o que torna o seu campo de visão muito mais limitado. As grandes ideias exigem coragem. Uma boa forma de mudar sua linha de pensamento é se inspirar em alguém e se perguntar “como a pessoa X resolveria este problema?”, “como a pessoa Y faria esta apresentação?”. Se colocar sobre o ponto de vista do outro é um grande estímulo criativo.

criatividade

Ideias precisam ser lapidadas

A maioria das grandes obras, grandes feitos e grandes soluções não nasceram exatamente da forma que foram criadas. Na verdade, não é a pessoa mais esperta ou a mais criativa que consegue realizar criações e ter ideias de grande valor, mas sim, quem mais trabalha nas suas ideias e as lapida de forma que se tornem aplicáveis.

Não dê ouvidos às críticas

Umas das coisas que mais limitam o nosso poder criativo é o medo do julgamento. Isso explica por que somos tão criativos quando criança (quando ainda não temos noção sobre julgamentos) e ao crescer vamos deixando de colocar em prática ideias por medo do que as pessoas podem pensar.

Tanto a crítica quanto a autocrítica não deixam você pensar com clareza. Não perca energia com críticas. Você provavelmente errará algumas vezes, mas está apenas se permitindo viver experiências.

E você? Se acha uma pessoa criativa? Nos conte nos comentários! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here