Uma das grandes dúvidas que pairam sobre as cabeças dos administradores nos dias de hoje é: “como ser um bom líder?“. Como gerenciar um grupo de pessoas sem que elas se sintam cobradas demais, ou chateadas com a pressão? Liderar e motivar pessoas sem pressão e cobrança é algo difícil de ser feito, mas é possível dosar a mão para não cometer erros em excesso.

É preciso saber exatamente o que e como fazer para que seus colaboradores o vejam como um líder verdadeiro, alguém que os inspira, que lhes dá abertura para participar e os faz trabalhar mais confiantes, e não um ditador que apenas cobra resultados, sem pensar no lado humano da relação. Por isso, saber atuar como um líder dentro de uma equipe é fundamental para o seu sucesso.

liderança

É importante que o líder saiba ouvir as pessoas, escutar suas opiniões, dialogar com elas para que possam se sentir valorizadas. Mas, mais do que ouví-las, é preciso saber como lidar com as críticas e sugestões, saber como implementar melhorias levando em consideração o que foi dito pelo colaborador etc. As pessoas adoram participar, mas odeiam que suas opiniões sejam ignoradas.

O líder também precisa saber como liderar as pessoas, conhecendo seus liderados, a forma como eles pensam, como agem, a forma como costumam trabalhar etc. É preciso haver um bom senso para que a liderança não seja um desastre. Por isso, é necessário saber como conversar com um funcionário, como dar uma bronca, como elogiar na medida certa, como propor uma mudança drástica sem causar impactos negativos etc.

A boa liderança é, antes tudo, o bom convívio e a boa relação entre as pessoas. É preciso haver respeito para que um líder seja respeitado. É preciso haver companheirismo e comprometimento para que um serviço seja bem executado pela equipe como um todo. É preciso ser um líder responsável para que seus liderados se sintam parte do grupo, ativos, valorizados.

O bom líder é aquele que chama pra si a responsabilidade, mas que também sabe como delegar autoridade e funções a seus comandados. Porém, ele sabe exatamente quem está preparado para receber este fardo, sem sobrecarregar uma pessoas despreparada, que certamente irá se chatear com ele, fazendo um serviço de péssima qualidade, comprometendo todo o resultado final.

Ser um bom líder e não chatear os seus colaboradores é uma tarefa complexa, porém não impossível. Procure sempre se relacionar de forma agradável com seus liderados, participe de seu dia-a-dia, valorize quem precisa, cobre de quem está devendo em desempenho etc. Mas, principalmente, saiba exatamente para onde você quer levar sua equipe. Um chefe perdido deixa qualquer equipe fora do rumo.

Compartilhe suas experiências, conte exemplos de bons comportamentos, histórias de sucesso, motive seus colaboradores. Evite ser o líder chato que apenas puxa a equipe para baixo. Eleve o astral das pessoas, mostre a elas como são importantes para o bom andamento do serviço, como são essenciais na engrenagem da empresa. Valorizar o trabalho das pessoas é uma excelente forma de trazê-las para o seu lado, de fazê-las trabalharem melhor.

Seja um bom líder e colha os frutos desta boa relação com seus funcionários. Sucesso!

20 COMENTÁRIOS

  1. Olá Gustavo, é incrível como isso é ao mesmo tempo simples e tremendamente difícil. Quando ponderamos sobre o comportamento ideal, é simples vislumbrarmos tal postura. Mas manter esse comportamento num mercado de intensa cobrança e estresse, realmente pode ser um grande desafio para a liderança. Acredito que, para não cair em armadilhas, o melhor mesmo é plantar desde o início na equipe um forte espírito de cumplicidade, aquele que motiva os atletas a buscarem juntos a vitória da equipe. Um abraço e parabéns pelo post.

    • Olá Roque, como vai?
      Penso a mesma coisa. É preciso cultivar certos princípios desde o começo, para que a equipe se acostume ao estilo da liderança etc. Realmente fazer estas coisas que comentei não é fácil, mas elas precisam ser olhadas com atenção sim.
      Obrigado pelo seu comentário e contribuição.

  2. Até o momento não encontrei líderes no mercado de trabalho, pelo menos não nas empresas em que trabalhei, acredito que também pela maioria serem familiares, a liderança acaba sendo deixada de lado e por isso admiro quem tem a “habilidade” de liderança.

    • acho isso fenomenal e tenho certeza que um boom lider ve as qualidades da equipe e nao os seus defeitos ! gosto da liderança ! o lider pode mudar o mundo ommaior exemplo de liderança foi jesus !

  3. Quando chegar ao topo, ao sucesso, leve a sua equipe junta, defenda os integrantes de sua equipe, em público e faça os ajustes de forma individual e os elogios frente a equipe.
    José da Silva – Adm.

  4. Quero ser um lider melhor achei muito importante estes fatores importante tenho certeza que vou ser melhor

  5. Faz uma semana que fui contratada para ser líder. Mas eu não sei executar o trabalho, pois estou em outra área diferente. Venho de um agente de carga na área financeira e estou em uma empresa de eventos.Estou aprendendo. Não sei como devo agir.

  6. pra ser um bom líder, tem que trabalhar muito em seus próprios erros, saber ouvir aos seus liderados, e quando quiser fazer elogios faça em publico, e quando chamar atenção chame em particular, valorize a cada um ouça mais receba as ideias mesmo que não executem tenha boa comunicação e nunca ache que você é o melhor, não esconda nada seja transparente ajude o sempre que o lugar que é seu nunca ninguém vai tomar .

  7. Bom dia a todos!

    Sou líder de uma equipe de 9 pessoas e as vezes não sei como agir com ele.
    Peço dicas de como ser um bom líder.

    Obrigada!!!

  8. pessoal eu fiz curso de administração publica e autárquicas ajudem me como que poço ser um bom de publico? para que todos sejam satisfeita as suas necessidades!

  9. Eu acredito que para ser lider o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto mais alto quiser subir, maior será sua necessidade de liderar. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influencia precisará ter. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.

    Para complementar o artigo acima.

    http://iapeb.com.br/saiba-como-ser-lider-de-sucesso/

    Espero ter ajudado

    • Nossa me ajudou e muito,mas independente do sucesso ou dos bons resultados que virão, não podemos achar que já somos bons lideres pois a cada dia que passa aprendemos um pouco mais né ,abraço.

  10. Oque fazer como lider, quando um colaborador è muito agresivo e mal educado colocando a equipe em guerra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here