Home Dicas

Como tirar proveito da greve nas universidades

1

50 Flares 50 Flares ×

Olá pessoal! Como vocês devem saber, muitas universidades federais brasileiras estão em greve há mais de um mês. E durante todo este tempo, os alunos estão sem aulas, provas ou trabalhos da faculdade para fazer, o que acaba prejudicando muita gente. Mas claro que muita gente acha isto bacana e usa o tempo livre para curtir com os amigos ou  mesmo ficar tranquilo em casa.

Mas existem também aqueles alunos que utilizam o tempo livre para dar um up em seus estudos, complementando seu aprendizado pessoal e profissional mesmo durante a greve de sua universidade. E nosso post de hoje foi feito para ajudá-lo a tirar proveito do período de recessão que passam muitas universidades federais no Brasil, atualmente.

Como tirar proveito da greve nas universidades

Dicas para estudar durante a greve:

Releia as matérias ensinadas

Na faculdade, em todos os períodos, o volume de matérias a serem estudadas é muito grande. E a dificuldade cresce à medida que os alunos vão avançando em direção ao final do curso, por isso é importante que você se organize para não ter surpresas ruins durante o percurso.

Desta forma, recomendamos que você use o tempo livro que a greve te deu para rever toda a matéria estudada no período, relendo o conteúdos e anotações que você produziu ao longo das aulas. Assim, você relembra tudo o que aprendeu e ainda tira dúvidas sobre detalhes importantes das matérias quando voltarem as aulas.

Faça resumos das matérias mais difíceis

Ao reler o conteúdo estudado, você pode também fazer resumos dos conteúdos mais complicados de aprender. Muitos professores indicam a leitura de livros extensos e complexos para os alunos, por isso é importante que você produza resumos destas obras para facilitarem o aprendizado e a fixação das matérias estudadas.

Faça grupos de estudo

Se assim como você, existem outros amigos preocupados em adiantar os estudos durante a greve, considere formar um grupo de estudos semanal dos conteúdos mais importantes e que serão cobrados em provas após a greve. Reúnam-se para tirar dúvidas, consultar livros e internet e aprender mais sobre o que já foi passado na universidade.

Como tirar proveito da greve nas universidades

Dedique-se à sua monografia TCC

Se você já está nos períodos mais avançados, é bem provável que já esteja envolvido com sua monografia TCC, não é mesmo? Por isso, aproveite a greve nas universidades para poder adiantar a produção de conteúdo do seu TCC, ou mesmo iniciar o trabalho.

Não se iluda achando que o trabalho de conclusão de curso é uma tarefa fácil e simples de resolver, você irá precisar de todo tempo disponível para desenvolver seu trabalho.

Veja algumas dicas essenciais para a produção da sua monografia:

  1. Dicas para Monografia e TCC – Como escolher o tema e o orientador;
  2. Dicas para Monografia e TCC – Como pesquisar conteúdo de qualidade;
  3. Dicas para Monografia/TCC – Fique em dia com as novidades da ABNT;
  4. Dicas para Monografia e TCC – Aspectos importantes a considerar;
  5. Dicas para Monografia e TCC – Apresentação/defesa;
  6. 99 sugestões de tema para TCC Monografia em Administração;
  7. Produção de conteúdo de qualidade para monografia/tcc.

Faça cursos profissionalizantes

Outra opção interessante que você pode ter em mente é utilizar o tempo livre advindo da greve, que muitas vezes pode durar alguns meses, é realizar um curso online de administração para maximizar a sua carreira. Assim, você se mantém atualizado e ainda ganha um diploma de outro curso durante a sua faculdade.

Veja abaixo algumas opções de cursos que você pode iniciar durante a greve na sua universidade:

Fazendo um curso online de administração durante a greve de sua faculdade, você se adianta em relação aos concorrentes e fica um passo à frente na disputa por uma colocação no mercado de trabalho. Por isso, considere iniciar um curso, seja ele em qual área desejar, e faça mais por você enquanto seus concorrentes estão dormindo até mais tarde.

-

Estas dicas são importantes para todos aqueles que realmente se preocupam com seu futuro profissional. E que topam trocar uma soneca à tarde por uma hora de estudos das matérias aprendidas na faculdade, ou por um bom tempo em frente ao computador produzindo sua monografia, para atingir o sucesso profissional.

Claro que você também pode descansar neste tempo livre, afinal a rotina de estudos durante a faculdade é muito dura. Mas é importante que você tenha em consideração que é possível adiantar os seus estudos e trabalhos da faculdade neste tempo também, e não apenas deixar o tempo passar. Aproveite melhor o seu tempo e invista nos seus estudos.