As franquias são modelos de negócios bem planejados, experimentados e comprovadamente lucrativos. A partir de um modelo de franquia você poderá planejar a expansão da sua empresa de forma rápida e barata. Os custos com a expansão do negócio baseado no esquema de franquias é reduzido, porque os o franqueados  são os que na verdade arcam com as despesas de instalação, implementação, impostos e salários dos funcionários, além de outros gastos menores que surgirão após a abertura do negócio.

Se a sua intenção é transformar a sua empresa em franquia, saiba como prepará-la para dar os primeiros passos rumo a esta nova empreitada.

como transformar sua empresa em franquia

Como transformar a sua empresa em franquia

Antes de mais nada a sua empresa precisa estar adequada ao esquema de franquia. Uma análise com base no tempo de vida da empresa, faturamento, lucro, fabricação, produto e outros fatores essenciais, devem demonstrar como anda a saúde da empresa.

Um consultor de franquias diria que a sua empresa deve apresentar tais características favoráveis à sua transformação:

  • Produto com diferencial inovador;
  • Método de fabricação prática;
  • Facilidade de distribuição de produtos para as lojas franqueadas;
  • Registro sobre a marca;
  • Registro sobre o produto ou método de fabricação;
  • Boa margem de faturamento e lucro;
  • Know How do empresário;
  • Identificação e avaliação financeira de um potencial franqueado.

Assim que esta etapa for concluída, o próximo passo deverá ser a elaboração de um contrato jurídico e um manual da franquia. Neste manual deverá conter informações sobre a missão e os valores da empresa, marketing, gestão, recrutamento de funcionários, funcionamento e manutenção de máquinas operacionais, controle de estoque e outros.

Formatação do negócio

As franquias devem possuir um padrão único de fabricação, atendimento, gestão e marketing. Para tanto, é necessário que haja uma formatação do negócio, um modelo de fabricação, atendimento e gestão que possam ser transmitido a todos os franqueados.

A formatação ocorre a partir de algumas mudanças estratégicas na forma de atuação da empresa. É preciso avaliar e redefinir o negócio para atender às expectativas das gerações futuras e as constantes mudanças de cenários. 

Benefícios de se tornar um franqueador

A seguir você encontrará alguns benefícios que podem ser observados por quem decide se tornar um franqueador:

  • Rápida expansão da empresa a custos baixos;
  • Consolidação da marca no mercado;
  • Melhores preços com fornecedores;
  • Gerenciamento do negócio sem vínculo empregatício com o franqueado.

Embora muitos desses benefícios possam ser estimulantes, é preciso lembrar que é comum surgir problemas relacionados ao mal comportamento de franqueados. Problemas tais que não poderão ser solucionados até o término do contrato de franquia. Além disso, os franqueados ainda poderão alegar baixa lucratividade, problemas com a entrega de mercadorias, produtos e outros. Isso costuma ser muito comum em franquias iniciantes no mercado, que precisam se adequar ao novo modelo de atuação.

Para contornar todos esses problemas a dica é escolher um bom franqueado. Aquele que deverá acompanhar a evolução da empresa rumo ao sucesso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here