Como utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio

Que as mídias sociais são o novo caminho para uma comunicação mais direta, fácil e rápida todo mundo já sabe, mas o que muita gente ainda não sabe é como utilizá-las corretamente. E posso afirmar que a grande maioria dos empreendedores ainda não descobriram como utilizar as diversas ferramentas sociais disponibilizadas nos dias de hoje para alavancar o seu negócio.

O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) divulgou uma pesquisa indicando que 65% das empresas brasileiras já estão presentes nas redes sociais. Mas, apenas 7% consideram que utilizar redes sociais seja algo realmente imprescindível. A maior parte delas encara apenas como uma iniciativa desejável (48%). Por isso, listei abaixo algumas idéias de utilização destas redes sociais em seu negócio, fique ligado!

Twitter

O Twitter é a rede social do momento no Brasil, talvez a mais badalada das listadas neste artigo. Um número cada vez maior de empresas está aderindo à ferramenta para ficar mais próximas de seus clientes, divulgar suas promoções e aumentar as vendas. Mas o que vemos por aí é um show de erros nas estratégias destas empresas dentro do Twitter, por isso, listo abaixo algumas utilidades desta ferramenta para sua empresa, veja:

  • Canal de atendimento ao cliente (SAC);
  • Divulgação de promoções e concursos culturais exclusivos para seguidores;
  • Canal de feedback dos clientes;
  • Divulgação das principais notícias, fotos e comentários sobre os eventos que envolvem a empresa;
  • Divulgação dos posts do blog corporativo da empresa;
  • Divulgação das vagas de emprego disponíveis em sua empresa.

Para mais dicas, leia este artigo (em inglês) com 62 formas de usar o Twitter nos negócios.

Facebook

O Facebook é uma rede social em franco crescimento no Brasil, roubando boa parte dos usuários do já famoso Orkut. Esta ferramenta é muito utilizada pelas empresas brasileiras, com a finalidade de divulgar sua marca, interagir com os clientes e veicular promoções exclusivas para os fãs da empresa nesta rede social. Veja boas dicas de utilização do Facebook no seu negócio:

  • Criar uma página para reunir todos os fãs da empresa na rede;
  • Veicular promoções e concursos culturais exclusivos para estes fãs;
  • Compartilhar os posts do blog da empresa;
  • Compartilhar as principais notícias, fotos e comentários sobre os eventos que envolvem a empresa;
  • Criar um fórum de discussões de novas idéias para os produtos, por exemplo.

Formspring

O Formspring é uma ferramenta muito útil que permite ao usuário enviar e receber perguntas e respostas de diversas pessoas de todas as partes do mundo. Este serviço pode facilitar muito a comunicação e o relacionamento empresa-cliente, veja como:

  • Atendimento ao consumidor (SAC);
  • Suporte ao usuário de um produto ou serviço;
  • Canal de feedback dos clientes em tempo real;

Foursquare

O Foursquare permite ao usuário fazer um check-in virtual ao entrar em um determinado estabelecimento, que poder ser uma lanchonete, um shopping, um estádio de futebol, uma universidade etc. A ferramenta permite que ele compartilhe este check-in com várias redes sociais, como Twitter e Facebook. Se explorada da forma correta, o empresário pode criar uma série de ações de interação com seus maiores frequentadores, por exemplo. Veja como:

  • Criar premiação para os maiores freqüentadores da loja;
  • Ação coletiva com outras lojas de um shopping, oferecendo descontos em horários programados;
  • Criar premiação para consumidores que já compraram em várias lojas da rede;
  • Identificar os dias e horários de maior volume de clientes em suas lojas;
  • Coletar informações demográficas e geográficas sobre seus consumidores.

Estas foram apenas algumas dicas de utilização das ferramentas sociais mais famosas, disponíveis hoje. Existem muitas outras por aí. Mas é preciso ressaltar que as empresas precisam saber exatamente como agir dentro destas redes sociais, uma vez que não adianta nada “estar sem pertencer”.

A empresa precisa dar suporte constante às redes em que participa, respondendo seus leitores em tempo real, solucionando seus problemas e, claro, aprendendo a conviver com as várias críticas que irão surgir. Afinal, nem tudo é perfeito e os clientes precisam reclamar e sugerir novas práticas para que os produtos/serviços evoluam ainda mais.

Por isso, escolha as redes sociais mais adequadas para o seu negócio e entre de cabeça nelas, torne-se um usuário de verdade, pense como um. Se não possui as habilidades necessárias, contrate um especialista. O respeito ao seu cliente é a base de todo relacionamento, seja ele on ou offline.

E você, conhece outras aplicações para estas redes sociais? Quais as que você usa em sua empresa? Compartilhe suas idéias, comente!