Que as mídias sociais são o novo caminho para uma comunicação mais direta, fácil e rápida todo mundo já sabe, mas o que muita gente ainda não sabe é como utilizá-las corretamente. E posso afirmar que a grande maioria dos empreendedores ainda não descobriram como utilizar as diversas ferramentas sociais disponibilizadas nos dias de hoje para alavancar o seu negócio.

O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) divulgou uma pesquisa indicando que 65% das empresas brasileiras já estão presentes nas redes sociais. Mas, apenas 7% consideram que utilizar redes sociais seja algo realmente imprescindível. A maior parte delas encara apenas como uma iniciativa desejável (48%). Por isso, listei abaixo algumas idéias de utilização destas redes sociais em seu negócio, fique ligado!

Twitter

O Twitter é a rede social do momento no Brasil, talvez a mais badalada das listadas neste artigo. Um número cada vez maior de empresas está aderindo à ferramenta para ficar mais próximas de seus clientes, divulgar suas promoções e aumentar as vendas. Mas o que vemos por aí é um show de erros nas estratégias destas empresas dentro do Twitter, por isso, listo abaixo algumas utilidades desta ferramenta para sua empresa, veja:

  • Canal de atendimento ao cliente (SAC);
  • Divulgação de promoções e concursos culturais exclusivos para seguidores;
  • Canal de feedback dos clientes;
  • Divulgação das principais notícias, fotos e comentários sobre os eventos que envolvem a empresa;
  • Divulgação dos posts do blog corporativo da empresa;
  • Divulgação das vagas de emprego disponíveis em sua empresa.

Para mais dicas, leia este artigo (em inglês) com 62 formas de usar o Twitter nos negócios.

Facebook

O Facebook é uma rede social em franco crescimento no Brasil, roubando boa parte dos usuários do já famoso Orkut. Esta ferramenta é muito utilizada pelas empresas brasileiras, com a finalidade de divulgar sua marca, interagir com os clientes e veicular promoções exclusivas para os fãs da empresa nesta rede social. Veja boas dicas de utilização do Facebook no seu negócio:

  • Criar uma página para reunir todos os fãs da empresa na rede;
  • Veicular promoções e concursos culturais exclusivos para estes fãs;
  • Compartilhar os posts do blog da empresa;
  • Compartilhar as principais notícias, fotos e comentários sobre os eventos que envolvem a empresa;
  • Criar um fórum de discussões de novas idéias para os produtos, por exemplo.

Formspring

O Formspring é uma ferramenta muito útil que permite ao usuário enviar e receber perguntas e respostas de diversas pessoas de todas as partes do mundo. Este serviço pode facilitar muito a comunicação e o relacionamento empresa-cliente, veja como:

  • Atendimento ao consumidor (SAC);
  • Suporte ao usuário de um produto ou serviço;
  • Canal de feedback dos clientes em tempo real;

Foursquare

O Foursquare permite ao usuário fazer um check-in virtual ao entrar em um determinado estabelecimento, que poder ser uma lanchonete, um shopping, um estádio de futebol, uma universidade etc. A ferramenta permite que ele compartilhe este check-in com várias redes sociais, como Twitter e Facebook. Se explorada da forma correta, o empresário pode criar uma série de ações de interação com seus maiores frequentadores, por exemplo. Veja como:

  • Criar premiação para os maiores freqüentadores da loja;
  • Ação coletiva com outras lojas de um shopping, oferecendo descontos em horários programados;
  • Criar premiação para consumidores que já compraram em várias lojas da rede;
  • Identificar os dias e horários de maior volume de clientes em suas lojas;
  • Coletar informações demográficas e geográficas sobre seus consumidores.

Estas foram apenas algumas dicas de utilização das ferramentas sociais mais famosas, disponíveis hoje. Existem muitas outras por aí. Mas é preciso ressaltar que as empresas precisam saber exatamente como agir dentro destas redes sociais, uma vez que não adianta nada “estar sem pertencer”.

A empresa precisa dar suporte constante às redes em que participa, respondendo seus leitores em tempo real, solucionando seus problemas e, claro, aprendendo a conviver com as várias críticas que irão surgir. Afinal, nem tudo é perfeito e os clientes precisam reclamar e sugerir novas práticas para que os produtos/serviços evoluam ainda mais.

Por isso, escolha as redes sociais mais adequadas para o seu negócio e entre de cabeça nelas, torne-se um usuário de verdade, pense como um. Se não possui as habilidades necessárias, contrate um especialista. O respeito ao seu cliente é a base de todo relacionamento, seja ele on ou offline.

E você, conhece outras aplicações para estas redes sociais? Quais as que você usa em sua empresa? Compartilhe suas idéias, comente!

15 COMENTÁRIOS

  1. […] Como utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio […]

  2. Por: Como utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio | Finance Planet | Finance Planet

    […] Por: Como utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio | Finance Planet […]

  3. Realmente, muitas empresas estão com suas marcas nas Redes Sociais pela "onda do momento",mas, como já havia dito em outra ocasião, ainda carecem de profissionalização, ou seja, colocar um profissional qualificado para ficar por conta ou gerenciar quem fica por conta das redes sociais.

    Das redes mencionadas, a única que ainda "não curtí" foi o Facebook, não vejo muito sentido em ser fã, de uma empresa. Mas, talvez um dia eu descubra a finalidade e utilidade do Facebook que não seja a mistura de feed rss e twitter (fora os joguinhos).

    Destaco a questão do Twitter e foursquare. O Formspring pode ser uma faca de dois gumes, pois talvez seja necessária a filtragem de perguntas de pessoas que só estão de brincadeira.

    De todos, talvez por ser brasileiro, acho o twitter mais rápido e eficiente pois criou um meio termo entre o e-mail e o chat.

    No mais, fica a diga do post "8 questões básicas sobre interações nas mídias sociais" http://bit.ly/dIG05i que achei complementar a este.

    Caso vá contra as políticas do blog, pode editar, ou retirar.

    Mas um post de suma relevância que mereceria um bom debate.

    • Olá Reinaldo, tudo bom?

      Acredito que a questão do Formspring seja uma seleção natural das respostas a serem respondidas. A pessoa responsável pode fazer esta triagem no momento em que responde. Já o Twitter, acho que seja a ferramenta mais ágil de comunicação, como você mesmo falou. Esta é uma rede muito mais viva do que FAcebook ou outra qualquer, por isso o cuidado com ela deve ser redobrado.

      Agradeço muito a indicação do post, realmente tem informações complementares a este. A Camila foi muito feliz no texto sim, vale a pena a leitura. 🙂

      Mais uma vez, obrigado pela participação tão valiosa! Grande abraço.

  4. Olá Gustavo, admiro muito seus posts,

    realmente são muitos relevantes e eficazes no aprendizado principalmente de pessoas como eu, que estou começando na área admnistrativa. Você tem e-mail ou msn, poderia passar?

    gostaria que vc publicasse algum poste falando sobre a relevância dos diplomas das universidades na hora da entrevista de emprego.

    Vlw cara, Abraço!

  5. Olá Gustavo, admiro muito seus posts, realmente são muitos relevantes e eficazes no aprendizado principalmente de pessoas como eu, que estou começando na área admnistrativa. Você tem e-mail ou msn, poderia passar? gostaria que vc publicasse algum poste falando sobre a relevância dos diplomas das universidades na hora da entrevista de emprego. Vlw cara, Abraço!

    • Olá Sharron, tudo bom?
      Fico feliz em saber que estamos ajudando no seu crescimento profissional.
      Já anotei sua sugestão de post, em breve teremos algo relacionado ao tema! 🙂
      Obrigado pela visita e sugestão!
      Um abraço.

  6. Olá Reinaldo, tudo bom? Acredito que a questão do Formspring seja uma seleção natural das respostas a serem respondidas. A pessoa responsável pode fazer esta triagem no momento em que responde. Já o Twitter, acho que seja a ferramenta mais ágil de comunicação, como você mesmo falou. Esta é uma rede muito mais viva do que FAcebook ou outra qualquer, por isso o cuidado com ela deve ser redobrado. Agradeço muito a indicação do post, realmente tem informações complementares a este. A Camila foi muito feliz no texto sim, vale a pena a leitura. 🙂 Mais uma vez, obrigado pela participação tão valiosa! Grande abraço.

  7. Olá Reinaldo, tudo bom? Acredito que a questão do Formspring seja uma seleção natural das respostas a serem respondidas. A pessoa responsável pode fazer esta triagem no momento em que responde. Já o Twitter, acho que seja a ferramenta mais ágil de comunicação, como você mesmo falou. Esta é uma rede muito mais viva do que FAcebook ou outra qualquer, por isso o cuidado com ela deve ser redobrado. Agradeço muito a indicação do post, realmente tem informações complementares a este. A Camila foi muito feliz no texto sim, vale a pena a leitura. 🙂 Mais uma vez, obrigado pela participação tão valiosa! Grande abraço.

  8. Já sabemos que as redes sociais tem contribuído muito para a divulgação e expansão das empresas e marcas pela internet. Os usuários ficam ligados nas novidades de quem eles curtem e seguem e sempre esperam algo diferente. Uma grande forma de atrair a atenção deles também é com Infográficos, pois é algo diferente e com informação. Você já experimentou criar um com dados que possam os interessar ou algo do momento? A ideia de imagem com dados casa muito bem. Estamos criando Infográficos informativos com conteúdos relevantes. Não deixe de conferir em nosso site: http://www.wishpond.com.br ( no final da página ) e o mais recente no link seguinte : http://www.wishpond.com.br/infograficobrgoogle/

  9. Boa Tarde!

    Tudo bem?

    Bem primeiramente queria te parabenizar pelo seu blog.
    Gostaria de saber se você disponibiliza o artigo completo refente ao “Como utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio ” .
    Para o desenvolvimento de uma monografia de mídias sociais, caso você puder disponibilizar agradeço.
    Desde de já agradeço sua atenção e resposta.
    Grata,

    Raislane Vieira.

    • Olá Raislane, tudo bom?
      Fique a vontade para utilizar nosso texto em seu trabalho. Peço apenas que referencie o autor e o blog em sua bibliografia.
      Boa sorte e bons estudos. Obrigado pela visita.
      Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here