Não é segredo pra ninguém que o Facebook hoje é a maior rede social do mundo, contando com um crescimento impressionante ao longo de 2011, em diversos países do mundo. Só no Brasil, estima-se que a rede cresceu 192% no ano passado. Tal crescimento chega a assustar até mesmo concorrentes de peso como o Google, que viu a sua rede social, o Orkut, crescer apenas 5% no mesmo período.

Mas o que muita gente não sabe é que o Facebook foi criado não só por Mark Zuckerberg, mas por outras pessoas tão importantes quanto ele. Que dedicaram tempo e neurônios para criar uma rede social que revolucionaria a forma como as pessoas interagem na internet. Por isso, hoje vamos comentar um pouco sobre os criadores do Facebook. Confira:

Fundadores do Facebook

Conheça abaixo os quatro estudantes de Harvard, colegas de quarto, que criaram o Facebook, a rede social que mais cresce em todo o mundo. Entre eles está um brasileiro, que ainda hoje possui participação na empresa de Mark Zuckerberg, apesar da relação conturbada com o CEO da rede social. Conheça:

Mark Elliot Zuckerberg

Nascido em White Plains, no dia 14 de maio de 1984, Mark é um programador e empresário visionário. Ficou conhecido mundialmente por ser um dos fundadores do Facebook, atualmente, a rede social mais valiosa e comentada do mundo.

Mark Zuckerberg fundou o “The Facebook” (primeiro nome da rede) em 2004, junto com outros 3 amigos: Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando ainda eram meros estudantes da Universidade Harvard. Tal criação tinha o objetivo de desenvolver um espaço de interação para os alunos da universidade, sem qualquer pretenção de “dominar o mundo”, pelo menos naquela época.

O empresário ambicioso e filantropo norte-americano foi nomeado pela revista Time como “a Pessoa do Ano”, em 2012. Já em março de 2011, foi listado pela revista Forbes como a 35ª pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em mais de 17.5 bilhões de dólares. Figurando como o 14º homem mais rico dos Estados Unidos, segundo a mesma Revista.

Eduardo Saverin

Nascido em São Paulo, no dia 19 de março de 1982, é um empresário e agora bilionário brasileiro, naturalizado estadunidense. É um dos estudantes de Harvard que co-fundaram o Facebook.  Ele administrou o desenvolvimento de negócios e aspectos comerciais nos primeiros anos de vida da rede social.

Eduardo Saverin foi o responsável pelo primeiro investimento financeiro no Facebook, com a quantia de US$ 1 mil para comprar servidores. Na época, a rede social era restrita aos alunos de Harvard.

Recentemente, Eduardo vendeu metade dos 5% das ações que possuía do Facebook, ficando com “apenas” 2,5% das ações da empresa. Estimativas dão conta de que este ano o valor de suas ações do Facebook  poderá atingir o singelo valor de US$ 2.5 bilhões.

Dustin Moskovitz

Talvez seja um dos menos famosos na lista dos fundadores do Facebook. Pouco conhecido do grande público, Dustin foi classificado em 2010, pela revista Forbes, como o mais jovem bilionário do mundo. Cálculo feito com base em sua participação de 7,6% no Facebook.

No Facebook, Dustin Moskovitz atuou como diretor de tecnologia, primeiro chefe e vice-presidente de engenharia na empresa. Conduziu a equipe técnica e supervisionou a arquitetura principal do site, bem como foi responsável pela estratégia móvel da empresa e  seu desenvolvimento. Deixou o Facebook em 30 de outubro de 2011 para fundar sua própria empresa.

Chris Hughes

Hughes tem 27 anos e é homossexual assumido. Atuou como porta-voz do diretório on-line da rede social, em Harvard. Dono de um patrimônio estimado em mais de 500 milhões de dólares, graças a 1% de ações da rede social que possui, Hughes é considerado “o gay mais rico do mundo com menos de 40 anos”, segundo a revista Advocate.

Em 2008, foi o responsável pelo site da campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos. Atualmente conduz uma rede social que reúne diversas organizações de defesa dos direitos humanos.

Recentemente, Hughes adquiriu uma participação majoritária da revista política americana “The New Republic”.

Estes jovens empreendedores são exemplos de que se pode construir algo fantástico ainda nos bancos da universidade. Nascido como algo sem grandes pretensões, hoje o Facebook é um fenômeno mundial. Sem dúvidas, esta história inspira todos nós a criar algo novo todos os dias. Empreender não é fácil, mas com muito esforço e dedicação é possível fazer coisas incríveis.

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou chegando à conclusão de que o facebook é alienador e vai incomodar muitas famílias num futuro próximo.
    Não é só a minha opinião. Já ouvi vários investigadores, terapeutas, especialistas de várias áreas psicossociais… Os comentários são muitos. Somente os obsecados, no caso a minha própria filha, não estão preocupados com isso.
    Mark Elliot Zuckerberg;
    Eduardo Saverin;
    Dustin Moskovitz;
    Chris Hughes;
    Analisem com carinho o que eu estou falando e coloquem a mão na consciência.
    Será que vocês ingenuamente estão fazendo a vontade de um sistema falido e escroto ?
    Ou não são ingênuos ?
    Ou ingênua é a minha filha que não larga o celular um minuto para não perder nem uma mensagem de Deus, piadinhas, esnobismo etc… de mais de 1000 “amigos” do facebook !
    Que chato ter que dizer-lhes isso. Pensei que vocês fossem mais adultos, criteriosos e responsáveis.

  2. Disculpa, mas a sua filha acho que é a única culpada nesse aspecto, porque esta a usar duma maneira irracional este site. Falando no meu caso eu tenho uma vantagem nisto porque faço negocio. Nao achas que o fecho disto me mata a fome eu e querendo aliviar a sua filha por incompetencia dele? Obrigado

  3. Voce que tem que impor o seu papel de pai, sua filha não esta errada,vc que da muitas asinhas pra ela voar alto e depois vc não conseguir mais segura-la, assim vc esta fazendo um papel de palhaço e não de um pai responsavel, vc tem q asumir as sua responsabilidades e não culpar os criadores das redes sociais por que sua filha está “alienada” nas redes sociais deles, vc não sabe, mas sua filha usando as redes sociais deles ela esta fornecendo dinheiro a eles por ser um usuario do servidor, tente mudar esse papel ta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here