Esta semana conversamos no Instagram sobre um assunto que pode estar sorrateiramente bloqueando o desenvolvimento de sua carreira e até mesmo prejudicando sua vida pessoal: as crenças limitantes. Diante do grande número de mensagens sobre este assunto que recebemos dos leitores achamos que seria importante abordá-lo mais profundamente.

O que? Você ainda não segue o Sobre Administração no Instagram? Então não perde tempo e nos segue por lá também: @sobreadm

O que são crenças limitantes?

Crenças limitantes são modelos mentais formados ao longo de nossa vida através de todas as experiências que vivenciamos ou por frases repetidas pelas pessoas que nos rodeiam. Essas crenças nos bloqueiam e impedem nosso desenvolvimento nas mais diversas áreas de nossas vidas.

Quanto mais somos submetidos a experiências ruins, mais acumulamos uma imagem mental negativa sobre nós mesmos. Esta imagem negativa vai deteriorando nossa auto estima e auto confiança, nos fazendo ter cada vez mais a visão de que somos incapazes de conseguir alcançar algo.

O grande perigo destes pensamentos sabotadores é que eles são, em sua grande maioria, nutridos de forma inconsciente. Nascem por afirmações repetidas diversas vezes por nós mesmos ou por pessoas que convivemos, de modo que nem paramos para analisar como passamos a pensar desta forma.

Alguns exemplos de frases que podem desencadear crenças limitantes

  • “Meu chefe tem razão…. Eu sou desorganizado demais para ser promovido.”
  •  “Eu sempre tive dificuldades para aprender Inglês. Já me conformei que nunca vou aprender outro idioma mesmo.”
  • “Pessoas ricas são sempre soberbas, por isso é errado ganhar dinheiro.”
  • “Nunca conseguirei ser financeiramente independente, afinal de contas, nunca fui bom em lidar com números”
  • “Deus me livre conhecer outros países! Lá fora os estrangeiros são sempre muito mal tratados”.
  • “Eu odeio falar em público! Nunca conseguirei me sair bem em uma reunião.”

Percebam que existe uma coisa comum a todas estas frases: todas elas fazem com experiências deixem de ser vivenciadas em função de uma crença pautada em limitação e negatividade.

O que fazer para fugir de crenças negativas?

Segundo um artigo publicado pelo IBC Coaching, o principal passo para combater as crenças limitantes é ressignificar. Ou seja, precisamos anular experiências ruins e julgamentos negativos. Segundo José Roberto Marques, autor do artigo, podemos fazer isso seguindo as etapas abaixo:

  • Identifique os pensamentos (crenças) que lhe causam bloqueios (limitações). Faça isso dando prioridade para as que mais lhe atrapalham.
  • Após listar estas crenças, faça o possível para chegar até a causa raiz de cada uma delas. Não se surpreenda se tiver que voltar a anos e anos atrás para encontrar a passagem de sua vida que desencadeou esta crença.
  •  Busque o seu objetivo. O que pretende realizar com este processo? Por que é fundamental quebrar esta crença? Use a sua resposta para criar sua motivação!
  •  Uma vez que os pensamentos bloqueadores foram “destrinchados”, tente criar crenças fortalecedoras trocando as experiências negativas por uma que lhe faça se sentir confiante.
  • E agora o mais importante: insista em suas crenças positivas e fortalecedoras. Da mesma forma que as crenças limitantes foram se sedimentando em sua vida através de repetições, as crenças positivas precisam se tornar um hábito.

Espero que você tenha percebido que muitas vezes vivemos abaixo de nosso potencial apenas por seguir um padrão de pensamento inadequado mas que é totalmente possível alterar esses modelos mentais por outros que nos motivem e nos traga desenvolvimento.

Não deixe de nos contar nos comentários se você conseguiu identificar alguma crença limitante que esteja bloqueando seu desenvolvimento (pessoal ou profissional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here