O CRM – Customer Relationship Management, ou em bom português GRC – Gestão de Relacionamento com Clientes, foi criado para definir um conjunto de ferramentas práticas que visam melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes, sejam eles fidelizados ou não. Estas ferramentas tecnológicas tem por objetivo principal aproximar a empresa e seus funcionários dos clientes, criando uma relação mais direta e adequada ao perfil dos clientes.

“O CRM integra pessoas, processos e tecnologia para otimizar o gerenciamento de todos os relacionamentos, incluindo consumidores, parceiros de negócios e canais de distribuição.”

Um ponto interessante a se ressaltar é que a implementação do CRM nas empresas não significa apenas a instalação de um software em alguns computadores, mas sim de uma adaptação de toda empresa às questões relacionadas ao conhecimento pleno de seus consumidores. É preciso que os colaboradores estejam em sintonia com os objetivos da organização. Tenha em mente que o CRM é uma filosofia.

Não importa o ramo que sua empresa atue, atender bem os clientes tem de ser a premissa básica do negócio. Eles são os consumidores e os principais divulgadores do seu produto, por isso dê atenção especial a seus clientes e verá o quanto isso trará retorno para seu negócio.

Seus clientes merecem o melhor

Mas como conhecer melhor o meu cliente?

É preciso que o empreendedor fique atento aos costumes de seus clientes, o que ele mais compra, o que nunca comprou, as épocas em que ele gasta mais etc. De posse destas informações, e de dados pessoais destes clientes em um cadastro previamente alimentado, é possível descobrir coisas interessantíssimas, até mesmo uma nova oportunidadee de negócio para sua empresa.

Porém, as informações geradas não podem ser apenas armazenadas, elas precisam ser entendidas pela organização. Com base nos resultados, é possível criar um novo produto para um determinado tipo de consumidor, ou entregar produtos de forma mais rápida, ou implementar um novo serviço de call center etc. Permitindo também que a empresa conheça os tipos de clientes, classificando-os e tendo a possibilidade de atendê-los de forma diferenciada, com produtos adequados às suas necessidades.

Neste ponto, ter um bom software de gestão de informações é fundamental. Não basta apenas juntar tudo em um relatório meia-boca, é necessário que as informações estejam ao alcance do empreender para auxiliá-lo na tomada de decisão. Tenha a ferramenta certa, analise com perfeição, tome a decisão certa e desfrute dos benefícios do CRM em sua empresa.

Vantagens do CRM

Como se pode notar, o CRM tem muitas vantagens a oferecer ao seu negócio. Talvez a maior delas seja a vantagem competitiva que pode ser gerada quando se conhece a fundo os clientes, possibilitando superar suas expectativas e fidelizá-los mais rapidamente que seus concorrentes. Melhorando sua relação com os clientes, naturalmente haverá um aumento da produtividade de sua empresa, que canalizará os esforços para ações acertadas, além de poder acompanhar  as mudanças dos costumes e necessidades dos clientes.

Conhecer o seu cliente é tudo! Sem ele seu negócio não tem como crescer e expandir, sem ele você não é remunerado e sem ele, obviamente, sua empresa quebra em pouco tempo. Por isso, recomendo fortemente que você faça uso das técnicas de CRM para saber exatamente do que seus clientes estão precisando. Acredite, isso é um grande passo para quem quer oferecer serviços de qualidade e ter sucesso nos negócios.

Você tem alguma experiência com CRM para contar? Utilize os comentários abaixo e ponha seu ponto de vista em discussão!

25 COMENTÁRIOS

  1. […] CRM – A solu¦¢o para melhorar o relacionamento com seus clientes […]

    • estou iniciando meu projeto de monografia agora e adorei o tema. Poderia me dar dicas de livros relacionados ao assunto??
      Grata!

    • Fernanda, este ano vou iniciar minha monografia e estou pensando seriamente faze-lo deste tema. Poderia me indicar alguns livros e alguma experiencia que teve na trajetória da monografia?
      Desde já agradeço!

    • Boa tarde!!! Vou fazer minha monografia nesse ano. Tem como você me enviar alguns detalhes da sua monografia.

  2. […] CRM – A solução para melhorar o relacionamento com seus clientes […]

  3. […] a cultura de sua empresa agora. Seja adepto da filosofia CRM e esteja preparado para a chegada de novos clientes. Mantenha sua empresa em sintonia com seus […]

  4. […] As pequenas empresas, em sua maioria, buscam implementar ferramentas e processos comuns às grandes empresas, mas existe uma ferramenta em que ocorre justamente o contrário. Onde as grandes empresas buscam sempre copiar as pequenas, esta ferramenta é o CRM. […]

  5. […] As pequenas empresas, em sua maioria, buscam implementar ferramentas e processos comuns às grandes empresas, mas existe uma ferramenta em que ocorre justamente o contrário. Onde as grandes empresas buscam sempre copiar as pequenas, esta ferramenta é o CRM. […]

  6. […] do CRM: O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que vai lhe permitir responder rapidamente às […]

  7. Trabalhei com a ferramenta CRM e concordo que é de altíssima importância a utilização na empresa, porém é algo cultural que para implantar todos os níveis da empresa precisa estar bem informados de sua funcionalidade e fazer a utilização constante para nunca parar de alimentar os dados.
    O nível estratégico precisa ter a consciência de que essa ferramenta trará em curto espaço de tempo como está o trabalho de sua equipe Tático e Operacional quanto a visibilidade externo e conhecimento melhorado de seus clientes.
    O Tático precisa tanto utilizar quanto cobrar de suas equipes a utilização e visualizar também como esta sendo utilizado na empresa.
    O Operacional tem que ter a ciência de que se o cliente ligar e dizer que ama ele, ele precisa inserir isso no CRM, ou seja, tudo que for dito ao cliente e o cliente dizer ao funcionário tem que constar no CRM para que assim o Tático e o Estratégico possa enxergar o que se passa em sua empresa como todo.

  8. Dentro da estratégia, o CRM é tão importante quanto o atendimento personalizado, pois o CRM antecipa as informações e faz com que surpreendamos o cliente. Posso sugerir acertivamente o que ele quer sem antes mesmo que venha a pedir. Não é adivinhação.
    “Se eu souber como se comporta, saberei o é capaz de fazer (ou o que pode querer)”. Esse é o segredo.

  9. e bastante interessante por isso peço uma monografia com o seguinte tema: de estratégia de liderança no setor empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here