Quantas idéias inovadoras de negócios não morrem antes mesmo de nascer, não é mesmo? A grande maioria delas sofre sempre do mesmo mal: falta de investimento. Ainda mais em tempos difíceis de recessão e crises econômicas, está cada vez mais difícil conseguir capital para financiar grandes negócios. E é neste momento de incerteza que surge uma alternativa criativa e muito promissora para a geração de investimentos: o Crowdfunding.

Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia. É o chamado financiamento colaborativo, algo que está revolucionando o lançamento de Startups mundo afora.

A mecânica é muito simples: o empreendedor apresenta sua idéia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.

O Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto. E uma alternativa muito importante para a captação de recursos.

Esta modalidade de financiamento se apóia na vontade das pessoas em ajudar um negócio a sair do papel, mesmo com baixo investimento, com o objetivo de poder participar de alguma forma daquela empresa no futuro. Muitos empreendedores que divulgam sua idéia em busca deste financiamento colaborativo recompensam seus investidores com alguns brindes, prêmios e até mesmo com participação dentro da empresa, tudo dependerá da quantia investida no projeto.

No Brasil, assim como no resto do mundo, o Crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço, crescendo e conquistando cada vez mais pessoas. Mas, infelizmente, ainda está lutando muito contra a desconfiança das pessoas em investir dinheiro em projetos que pouco conhecem. Este talvez seja um dos maiores empecílios para que grandes projetos possam conseguir a quantia necessária para o lançamento: a desconfiança e incredulidade das pessoas. Juntamente com a falta de leis que amparem esta modalidade de investimento, entre outras dificuldades. Mas, felizmente, este cenário vem sendo modificado ao longo dos anos.

Algumas grandes empresas e produtos/serviços que conhecemos hoje já tiveram suas rodadas de investimento coletivo, como a Wikipédia, Linux, YouTube e, acredite, até a famosa Estátua da Liberdade, símbolo mor dos EUA, precisou de investimento coletivo para ser construída e transportada.

Então, para você que ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto, separei abaixo alguns (dentre muitos) sites de Crowdfunding para você conhecer e investir, caso curta algum projeto. Veja a lista:

Brasileiros:

Estrangeiros:

E você, o que pensa sobre este novo modelo de financiamento empresarial? Será a nova bolha da internet? Terá sucesso ou fracassará? Já investiu ou pensa em investir em algum projeto? Já teve alguma experiência e quer compartilhar?  Deixe um comentário abaixo, participe!

19 COMENTÁRIOS

    • Olá tati, tudo bom?
      Excelente a sua indicação e o projeto em si, o post será atualizado com certeza.
      Obrigado por nos prestigiar e parabéns pelo trabalho com o Benfeitoria. 🙂
      Um abraço!

  1. Muito interessante o seu artigo. Você poderia também escrever sobre o crowdsourcing, um conceito que pode contribuir muito para empreendedories. Inclusive, há a pouco tempo foi criada a You Create, uma agência de marketing colaborativa baseada em crowdsourcing. Confira em http://www.youcreate.com.br

  2. Olá Gustavo! Eu estou lançando um projeto de publicação de um livro de finanças pessoais através de financiamento coletivo, pela site Bookstart.
    O link da minha campanha é este: http://www.bookstart.com.br/financas-pessoais
    Realmente, a desconfiança das pessoas ainda é muito grande no Brasil, talvez por ainda ser algo novo em nosso país ou devido a esse tipo de cultura coletiva, bem típica dos europeus.

  3. Olá Gustavo,
    Estou finalizando o meu curso de Eng de Produção e o meu tema escolhido para o Tcc foi justamento o Crowdfunding. Usei como tema ” Equity Crowdfunding como Catalizador da Inovação Empresarial” e gostaria de saber se você poderia me ajudar cedendo livros/artigos que abordam este assunto em questão, ou até mesmo me indicar as referências que você uso para a criação deste texto.
    Desde já agradeço a sua colaboração e meus parabéns pelo texto.

    Att.,

    Daniel Novaes.

  4. Gostei da ideia desde o seu início tem dednvolvido cada vez mais é dd lovar o ezforco da equipe no funcionamento drsta empresa.

  5. Prezado Gustavo.
    Minha mae esta com 88 anos e tem uma casa em Iguaba Grande alugada para a APAE Iguaba Grande que tem muito interesse em comprar a casa mas nao tem dinheiro para tal ja que vive de contribuiçao dos pais dos assistidos e de um apoio financeiro da AMPLA.
    Conversei com o Presidente da APAE Iguaba Grande e sugeri fazer um Croundfunding e embora ele nao conheça o que seja isso ficou muito interessado e eu me comprometi procurar saber como fazer, o que eh etc e tal, mas confesso que nao sei por onde começar, e por isso gostaria da sua orientaçao. Pensei em fazer um funding internacional ja que no mundo todo existe Associaçao de Pais e Amigos dos portadores de Down e creio que conseguiriam rapidamente arrecadar a quantia pedida pela minha mae pela casa que esta no centro da cidade e o terreno mede 720m2.
    Aguard sua preciosa ajuda. Obrigada, Sheila Pimentel

  6. tenho um projeto muito interessante porque alem de lucro certo poderia empregar pessoas com dificuldades de trabalho,como pessoas dispacacitadas e outras.
    Somente como isto é novo para mim,gostaria de saber como faço para colocar meu projeto na internet.
    Obrigada e um abraço desde Uruguay

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here