Quantas idéias inovadoras de negócios não morrem antes mesmo de nascer, não é mesmo? A grande maioria delas sofre sempre do mesmo mal: falta de investimento. Ainda mais em tempos difíceis de recessão e crises econômicas, está cada vez mais difícil conseguir capital para financiar grandes negócios. E é neste momento de incerteza que surge uma alternativa criativa e muito promissora para a geração de investimentos: o Crowdfunding.
O Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia. É o chamado financiamento colaborativo, algo que está revolucionando o lançamento de Startups mundo afora.
A mecânica é muito simples: o empreendedor apresenta sua idéia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.
O Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto. E uma alternativa muito importante para a captação de recursos.
Esta modalidade de financiamento se apóia na vontade das pessoas em ajudar um negócio a sair do papel, mesmo com baixo investimento, com o objetivo de poder participar de alguma forma daquela empresa no futuro. Muitos empreendedores que divulgam sua idéia em busca deste financiamento colaborativo recompensam seus investidores com alguns brindes, prêmios e até mesmo com participação dentro da empresa, tudo dependerá da quantia investida no projeto.
No Brasil, assim como no resto do mundo, o Crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço, crescendo e conquistando cada vez mais pessoas. Mas, infelizmente, ainda está lutando muito contra a desconfiança das pessoas em investir dinheiro em projetos que pouco conhecem. Este talvez seja um dos maiores empecílios para que grandes projetos possam conseguir a quantia necessária para o lançamento: a desconfiança e incredulidade das pessoas. Juntamente com a falta de leis que amparem esta modalidade de investimento, entre outras dificuldades. Mas, felizmente, este cenário vem sendo modificado ao longo dos anos.
Algumas grandes empresas e produtos/serviços que conhecemos hoje já tiveram suas rodadas de investimento coletivo, como a Wikipédia, Linux, YouTube e, acredite, até a famosa Estátua da Liberdade, símbolo mor dos EUA, precisou de investimento coletivo para ser construída e transportada.
Então, para você que ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto, separei abaixo alguns (dentre muitos) sites de Crowdfunding para você conhecer e investir, caso curta algum projeto. Veja a lista:
Brasileiros:
- Catarse – http://catarse.me/pt
- Senso Incomum – http://www.sensoincomum.com.br/ (projetos sociais)
- Queremos – http://www.queremos.com.br
- Vakinha – http://www.vakinha.com.br/
- Multidão – http://multidao.art.br/pt
- MovereME – http://www.movere.me/
- Incentivador – http://www.incentivador.com.br/
- Benfeitoria – http://www.benfeitoria.com/
Estrangeiros:
- KickStarter – http://www.kickstarter.com/
- PeerBackers – http://peerbackers.com/
- IndieGoGO – http://www.indiegogo.com/
E você, o que pensa sobre este novo modelo de financiamento empresarial? Será a nova bolha da internet? Terá sucesso ou fracassará? Já investiu ou pensa em investir em algum projeto? Já teve alguma experiência e quer compartilhar? Deixe um comentário abaixo, participe!
Faltou incluir a benfeitoria: a primeira plataforma do mundo a não cobrar comissão e permitir colaborações não financeiras (e isso não é temporário!)! Vale conferir: http://www.benfeitoria.com =)
Olá tati, tudo bom?
Excelente a sua indicação e o projeto em si, o post será atualizado com certeza.
Obrigado por nos prestigiar e parabéns pelo trabalho com o Benfeitoria. 🙂
Um abraço!
Muito interessante o seu artigo. Você poderia também escrever sobre o crowdsourcing, um conceito que pode contribuir muito para empreendedories. Inclusive, há a pouco tempo foi criada a You Create, uma agência de marketing colaborativa baseada em crowdsourcing. Confira em http://www.youcreate.com.br
Adorei o seu comentário no site.
Aproveito a oportunidade você para entrar no: ei-book
Justamente porque é a união de varias tendências do mercado incluindo o CROWDFUNDING, CROWDWORKING,CROWDSOURCING E O INVESTIDOR ANJO.
Saiba mais acessando: http://www.ei-book.com/como_funciona
Desde já agradeço.
Equipe.
Ei-book
[…] http://www.sobreadministracao.com/crowdfunding-o-que-e-e-como-funciona/ […]
[…] http://www.sobreadministracao.com/crowdfunding-o-que-e-e-como-funciona/ […]
Olá Gustavo! Eu estou lançando um projeto de publicação de um livro de finanças pessoais através de financiamento coletivo, pela site Bookstart.
O link da minha campanha é este: http://www.bookstart.com.br/financas-pessoais
Realmente, a desconfiança das pessoas ainda é muito grande no Brasil, talvez por ainda ser algo novo em nosso país ou devido a esse tipo de cultura coletiva, bem típica dos europeus.
[…] Sony lançou uma plataforma Crowdfunding (financiamento coletivo) para angariar fundos para o desenvolvimento de projetos criados por seus […]
Ola Gustavo!
Excelente texto.
Poderia me indicar a referencia ?
Olá Gustavo,
Estou finalizando o meu curso de Eng de Produção e o meu tema escolhido para o Tcc foi justamento o Crowdfunding. Usei como tema ” Equity Crowdfunding como Catalizador da Inovação Empresarial” e gostaria de saber se você poderia me ajudar cedendo livros/artigos que abordam este assunto em questão, ou até mesmo me indicar as referências que você uso para a criação deste texto.
Desde já agradeço a sua colaboração e meus parabéns pelo texto.
Att.,
Daniel Novaes.
Olá Daniel,
Estou desenvolvendo um estudo com foco em Negocio de Impacto Social e legislação. Dentre os temas abordados está o Crowndfunding. O seu estudo já está concluído e disponível?
Atenciosamente,
Cárita Gomes
[…] Fonte: Sobre Administração […]
Gostei da ideia desde o seu início tem dednvolvido cada vez mais é dd lovar o ezforco da equipe no funcionamento drsta empresa.
Prezado Gustavo.
Minha mae esta com 88 anos e tem uma casa em Iguaba Grande alugada para a APAE Iguaba Grande que tem muito interesse em comprar a casa mas nao tem dinheiro para tal ja que vive de contribuiçao dos pais dos assistidos e de um apoio financeiro da AMPLA.
Conversei com o Presidente da APAE Iguaba Grande e sugeri fazer um Croundfunding e embora ele nao conheça o que seja isso ficou muito interessado e eu me comprometi procurar saber como fazer, o que eh etc e tal, mas confesso que nao sei por onde começar, e por isso gostaria da sua orientaçao. Pensei em fazer um funding internacional ja que no mundo todo existe Associaçao de Pais e Amigos dos portadores de Down e creio que conseguiriam rapidamente arrecadar a quantia pedida pela minha mae pela casa que esta no centro da cidade e o terreno mede 720m2.
Aguard sua preciosa ajuda. Obrigada, Sheila Pimentel
[…] Fonte; Fonte; Fonte; Fonte […]
[…] vencedor foi um dos sócios da empreitada, todo mundo tomou conhecimento do Crowdfunding (fundo de financiamento coletivo) que eles tinham feito para a hamburgueria. Não cheguei a ver o texto que eles usaram para motivar […]
[…] Fonte; Fonte; Fonte; Fonte […]
[…] é uma plataforma de crowdfunding moneyless. Então é um pouco como Kickstarter, mas sem transações monetárias. Ainda há […]
tenho um projeto muito interessante porque alem de lucro certo poderia empregar pessoas com dificuldades de trabalho,como pessoas dispacacitadas e outras.
Somente como isto é novo para mim,gostaria de saber como faço para colocar meu projeto na internet.
Obrigada e um abraço desde Uruguay
[…] Marketing de Conteúdo, Administração, […]
Acho ótimo, está bem “superficialmente formal” as informações acima, sou empreendedor e já estava com uma idéia similar antes mesmo de conhecer o conceito, creio que se há transparência e viabilidade no projeto, não há o que temer, sou a favor sem dúvida !
Olá!!!! Gostei muito dessa ideia de fincanciamento. Não conhecia e estou procurando entender melhor sobre o assunto porque estou ciom um projeto para colocar em prática e justamente não tenho o financiamento. Talvez será uma opção. Obrigada
Olá Daniel,
Estou desenvolvendo um estudo com foco em Negocio de Impacto Social e legislação. Dentre os temas abordados está o Crowndfunding. O seu estudo já está concluído e disponível?
Atenciosamente,
Cárita Gomes
[…] na internet” (ou seja, aquela doação por meio de sites de financiamento coletivo ou “crowdfunding”). Os motivos, basicamente, foram (a) os ministros entenderam que, por cobrar uma fatia das […]
Olá Gustavo me Chamo Debora e tenho um projeto de fazer um salão inclusivo para crianças, jovens adolescentes, adultos, e idosos com deficiência, tendo visto que não existe nenhum salão assim minha vontade de fazer um salão inclusivo veio da dificuldade de encontrar um profissional que cortasse o cabelo de minha filha, que tem AUTISMO, por isso estou fazendo um curso de cabeleireira, e atualmente trabalho como auxiliar de cabeleireiro num salão mas quero ter meu próprio salão e atender esse público especifico já fiz uma pesquisa e descobri que é um publico alvo que se tivesse um salão que atendesse as necessidades deles eles frequentariam com certeza mas não sei como nem por onde começar e nem tenho verba para começar gostaria de uma orientação eu não tenho Site
Interessante Finanças Pessoais numa ocasião dessas, pois somos mal orientados a respeito disso em especial agora em que os rendimentos de baixos riscos , renda fixa tendem a cair com a queda da famosa SELIC e daí sabe lá Deus o que virá pela frente com outros bens de renda, alugueis , etc.
A educação financeira precisa ser implantada urgentemente nas escolas e onde seja possível pois somos de fato ignorantes nisso e vocês estão de parabéns por suas iniciativas.
Faço votos para que sejam bem sucedidos e lembrem-se que nada acontece por acaso.
Waldir
[…] é uma plataforma de crowdfunding moneyless. Então é um pouco como Kickstarter, mas sem transações monetárias. Ainda há […]
[…] 2015, o Flow Hive se tornou a campanha de crowdfunding de maior sucesso na história do Indiegogo, arrecadando um total de US$12,2 milhões! Agora, quatro […]
[…] “Mais de 40% dos projetos de financiamento coletivo falham” – Sobre Administração: “O que é e como funciona o financiamento coletivo” – Sebrae – Crowdfunding no Brasil: principais páginas brasileiras – Correio […]
[…] Sobre Administração – Crowdfunding, o que é e como funciona […]