Home Carreiras

Curso Técnico em Administração – Saiba tudo

28

134 Flares 134 Flares ×

Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre uma vertente da Administração que é muito importante para a profissão e para os jovens que estudam e sonham em seguir esta carreira. O assunto que vamos mostrar hoje é algo muito cobrado por nossos leitores e que, em minha opinião, deve ser largamente divulgado por aqui: o Curso Técnico em Administração.

Curso Técnico em Administração

Este curso visa formar profissionais capacitados a exercer as mais diversas funções de apoio em uma empresa, principalmente as que envolvam gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos, logísticos e da informação.

Segundo o SEBRAE, o Curso Técnico em Administração é direcionado para “pessoas que buscam desenvolver o perfil empreendedor e para profissionais que buscam o aprimoramento constante e a qualificação para atuar com competência nos diversos setores empresariais”.

Assim, os profissionais formados atuam em funções importantes na empresa, como planejamento estratégico, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, atividades financeiras e contábeis, planejamento da logística de recursos materiais, bens e serviços, gestão de processos etc.

Em geral, o curso tem duração de um ano e meio, podendo chegar a 2 anos. Sua metodologia, disciplinas e duração vão depender da instituição de ensino.

Curso Técnico em Administração   Saiba tudo

Área de atuação

A área de atuação de um Técnico em Administração é muito extensa e variada. Ele pode atuar em qualquer área da sociedade em que haja a necessidade de administração de um negócio, como: indústrias, comércio, hospitais, fábricas, empresas do governo,  escolas e universidades etc.

Ele pode atuar com planejamento, coordenação e controle de atividades em diversas áreas, como: administrativa, de produção, marketing, recursos humanos, logística, financeira etc. Ou seja, possuem um campo de atuação muito extenso e com boas expectativas no mercado de trabalho.

Podem atuar também como profissionais autônomos, trabalhando com consultoria e treinamento em outras empresas.

Perfil desejado

Os Técnicos em Administração precisam ter um perfil pró-ativo e empreendedor, voltado para a geração de novas idéias e o apoio a outros profissionais da empresa, como administradores, gestores etc. Por isso, precisam saber lidar com pessoas, ter bom relacionamento, bom comportamento, precisam ser observadores e terem iniciativa de proporem melhorias etc.

Este tipo de profissional precisa saber lidar com computador, editores de texto e planilhas, sistemas de informação e, de preferência, possuir um mínimo conhecimento em outro idioma, visto que este é um grande diferencial nos dias de hoje. Mesmo que não utilize muito outro idioma no dia-a-dia do cargo, ter este diferencial no currículo é muito importante.

Leia também: A importância do inglês para os Administradores.

Os técnicos podem trabalhar em áreas de apoio ao planejamento estratégico, análise de desempenho etc. Sempre com o intuito de gerar valor para a empresa, colocando em prática os conhecimentos aprendidos durante o curso. Por isso, é imprescindível que eles tenham uma boa formação escolar. Possuir cursos extra-curriculares também são uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho.

Disciplinas do Curso Técnico em Administração

Este curso possui muitas matérias similares às disciplinas do curso de administração oferecidos em universidades, para o ensino superior. O que confere ao aluno uma formação profissional bastante interessante, preparando-o para os desafios do mercado de trabalho. Veja algumas delas:

  • Administração e Empreendedorismo;
  • Administração de Vendas;
  • Planejamento Estratégico
  • Comunicação Empresarial;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Projeto Empresa Simulada;
  • Direito Comercial;
  • Gestão de Pessoas;
  • Jogos de Empresa;
  • Marketing;
  • Noções de Informática;
  • Matemática Financeira e Análise de Investimento
  • Práticas Comerciais e Administrativas etc.

Lembrando que estas disciplinas variam de curso para curso, mas algumas delas são bem comuns a todos os cursos desta natureza.

É importante ressaltar aqui que realizar este curso não exclui a importância de se cursar uma faculdade de administração. O recomendado é que o profissional faça o curso técnico e posteriormente ingresse em uma boa universidade para cursar Administração de forma definitiva, tornando-se um Administrador completo.

Principais atividades

Dentre as principais atividades desempenhadas por um profissional técnico em Administração, destacam-se:

  • Identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional;
  • Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento de recursos humanos, tributário, financeiro e contábil. Bem como de planejamento de recursos materiais, mercadológicos, do patrimônio, dos seguros e dos sistemas de informação.
  • Participar da elaboração de objetivos e metas da organização, considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;
  • Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos, marketing de serviços, planejamento físico e financeiro de recursos humanos etc;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento e obtenção de recursos materiais e serviços;
  • Analisar dados relativos aos aspectos mercadológicos, financeiros, humanos, físicos, patrimoniais e outros.

Registro do Técnico em Administração no CRA

Este é um assunto que sempre gera muitas dúvidas nos estudantes, por isso separamos um tópico só para ele, a fim de dar destaque ao exposto.

CRA – Conselho Regional de Administração não possui registro para os profissionais que se formaram como técnicos em Administração. O Conselho registra apenas os profissionais que já concluíram uma faculdade em Administração.

-

E aí pessoal, o que acharam desta carreira? Gostariam de comentar alguma coisa, complementar nosso texto com alguma informação relevante? Não deixe para depois, acesse nossa área de comentário abaixo e deixe sua contribuição. Participe!

  • Gabi Silva

    Fiz um tecnico em administração em uma instituição federal e gostaria de saber se ao entrar em uma universidade posso utilizar as disciplinas que cursei no tecnico, ou terei que cursa-las novamente?

    • http://www.sobreadministracao.com/ Gustavo Periard

      Ola gabi, tudo bom? Infelizmente não. Quando você entrar na faculdade, terá que cursar as disciplinas da faculdade.
      Boa sorte e bons estudos! Um abraço!

  • CLEITON Cristion Feliciano

    Ola Gustavo…

    Moro em curitiba e gostaria de saber de sua opiniao em qual isntituiçao de ensino voce aconselha eu fazer o curso tecnico em administraçao na puc>>>> conhecido aki como tecpuc onde o curos e de um ano e meio.
    Ou em outra instituiçao que e a ensitec onde e de um ano o o curso.
    Pois eu ja trabalho na area e futuramente quero fazer um curso superior mas para frente.

  • Antonio dos Santos Santos

    Sou técnico em administração. Fiz o curso pela Fundação Rede Amazônica, em Manaus.
    O curso é muito bom sim, mas, o fato é que o inglês e o espanhol são fundamentais. A comunicação é indispensável como em qualquer outro setor, porém, na administração tem que ir mais longe, até o restante do mundo.
    A verdadeira mente administradora é inovadora, tem visão de futuro e sempre vai além de meras fronteiras.

  • sidneia

    olá gustavo, to cursando administração.mas a cada dia que passa as atividades vão ficando mais dificil!não sei o que fazer…

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003407145624 Emmanuel

      O que tem me preocupado uetmiamlnte ne3o e9 tanto o surgimento de um esperto ou um grupo de espertos, mas algum tipo de caos nascido de um senso comum cheio de informae7e3o e processos de conhecimento, mas carente de sabedoria.Sabemos que as turbas podem ficar bem selvagens e incontrole1veis Mas veremos, o importante e9 que e9 sempre um prazer ler suas palavras e creio que elas tem um peso importante no sentido de aumentar as chances das nossas manadas digitais ne3o serem te3o selvagens

  • Adrianne Santos

    Olá.
    Estudo no IFAM – Campus Parintins, tenho 16 anos e faço o 2° ano em tecnico em administraçao, estava pensando em seguir a carreira, pois achei bem interessante e legal!

  • Adrianne Santos

    Gostei muito do que aqui foi falado, bem interessante para quem quer seguir a carreira.

  • Mariana Ferreira

    Oi, eu queria saber se pra fazer o cursu de Administração precisa ta no segundo grau ?

  • luciana souza de araujo

    oieee li e gostei a so q ainda to em duvida de qual area…..

  • Patricia Christovão

    Ola td bem, estou fazendo o curso tec, em administração no Senai, gostaria de saber qual a melhor graduação tecnológica a fazer, RH, logística ou o que me sugere????????????

  • http://cursotécnico jaqueline

    to em duvida entre administração ou logistica vc podia me esclarecer um pouco sobre os dois caminhos?

  • Celiene Andrade

    Olá, boa tarde! Conclui o 2º grau Técnico em Administração no SENAC, já faz alguns anos, me informaram que devo registrar a minha carteira no Ministério do Trabalho para validar meu curso. Gostaria de saber se esta informação é correta ou se de nada vale só o curso técnico sem a formação superior?

  • rodrigo

    tenho 15 anos pretendo fazer o tecnico no senai so que eu gostaria de fazer a faculdade de publicidade e propaganda vale a pena ?

  • Giovanni Perez

    Se não há nenhum reconhecimento oficial perante o Conselho Regional para o Curso de Técnico, não compensa fazê-lo?

  • Thaisa lara

    Tenho 15 anos mas ja penso no meu futuro , faço o 1º ano do 2ºgrau , e tenho administração como minha primeira opção de faculdade . Gostaria de saber quais são as matérias que esta relacionada a esse curso .

  • jessica

    tenho 20 anos acabei de concluir o ensino medio e pretendo cursar o curso tecnico em administracao.por isso gostaria de saber se esse curso requer total conhecimento na area da matematica?

    • http://www.sobreadministracao.com/ Gustavo Periard

      Olá Jéssica, como vai?
      O curso possui sim matérias ligadas à matemática. Mas não é 100% do tempo, claro. VocÊ terá contato com muitas outras matérias no decorrer do curso. Porém, é recomendável que você tenha o básico conhecimento de matemática.
      Abraço.;

  • camila

    Ola! me chamo Camila, gosto da ideia de fazer faculdade de Administração mas não tenho certeza se é o que eu quero de verdade, penso em fazer direito e fico na duvida entre os dois.
    você tem alguma dica que possa me ajudar a saber se é administração que devo fazer?

    • http://www.sobreadministracao.com/ Gustavo Periard

      Olá Camila. Esta é uma dúvida que somente você poderá responder, baseada nas coisas que gosta de fazer, ler, escrever etc. Seus sonhos profissionais, as coisas que deseja fazer em sua carreira profissional, faixa salarial que gostaria de atingir etc etc. Analise estes e outros pontos para tomar sempre a melhor decisão para você.

      Boa sorte! Sucesso!
      Um abraço e obrigado pela visita.

  • http://CURSO Daniela

    OLÁ!
    PREZADOS,

    Vocês indicam algum curso técnico em administração feito a distância?

    bjsss
    daniela
    71 9959-2046

  • http://CURSO Daniela

    OLÁ!
    PREZADOS,

    Vocês indicam algum curso técnico em administração feito a distância?

    bjsss
    daniela
    71 9959-2046

  • Fábio

    Boa Tarde Gustavo!

    Tenho uma dúvida, pois trabalho há 2 anos no Financeiro, mas sou formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (que acabei não exercendo). Você me recomendaria fazer logo uma pós na área de finanças ou fazer outra graduação, no caso ADM, seria mais recomendado primeiro?
    Também gostaria de saber se fazer o técnico, neste caso poderia substituir a faculdade de ADM, pois já fiz o módulo no SENAC de Assistente Financeiro e em 1 ano terminaria o restante do técnico.

  • Fábio

    Me esqueci de falar também do fator idade. Já estou com 31 anos, por isso gostaria de saber o caminho mais certo, mesmo que seja o mais demorado e definitivo para a construção da minha carreira na área financeira.

  • Lucas Alves

    Gostei muito desse curso,não é atoa que no próximo mês vou começar a fazer este,sempre tive vontade de fazer esse curso,creio que vai ser muito útil pra não só hoje,mais sempre.Hoje sou um Gerente de um Supermercado,sei que já tenho uma boa noção do que é administrar,mas não é o suficiente para eu exercer essa função,mas em breve estarei bem mais expert na área.Agradeço a todos que nós ajudaram nesse assunto.Espero que se possível,vcs estejam sempre nos motivando através dos nossos emails.Muito obrigado por td.

  • Carlos Alberto

    Gostei muito desse comentário, Eu completei o meu técnico em administração foi pra mim foi o melhor curso de todos muito abrangente em questão de áreas empresariais, industriais e comerciais.
    A parti deste curso estou tendo um bom desempenho na minha graduação de engenharia de produção, por abrange bastante à área!

  • http://SOBREADMINISTRAÇÃO.COM JULIENE

    Ola meu nome é juliene, queria uma opinião para fazer o curso de tecno de administração, não sei se é oque eu quero,penso em outras arias, mais oque tem nas minhas mãos é esse q pretendo fazer, é uma boa opinião para o dia de hoje?

  • elias nunes

    estou cursando técnico em administração o que, como e onde recorrer para ser empreendedor nesta área e com o conhecimento do curso.