Ser um bom comunicador faz parte do dia a dia de um administrador. Uma vez atuando nesta posição, é essencial  ter habilidades interpessoais para desenvolver uma equipe de trabalho bem sucedida.

Sendo assim, baseado nos ensinamentos de Laurence J. Peter, autor do Best sellerThe Peter Principal”,  selecionei algumas dicas sobre como resolver problemas de maneira positiva, motivar sua equipe e desenvolvê-la de forma correta, visando a obtenção de bons resultados dentro da empresa.

desenvolver equipe

Como desenvolver uma equipe de trabalho

Observe a seguir algumas maneiras simples de supervisão que farão toda a diferença no desenvolvimento de sua equipe de trabalho, nos mais diversos setores da empresa em que atua. Confira:

Faça as perguntas certas

A primeira atitude de um administrador que pretende desenvolver a sua equipe de trabalho, é reconhecer nela seus principais problemas. Para tanto faça-se estas perguntas:

  • Os funcionários sabem quais são suas próprias funções na empresa? Como você sabe?
  • Os funcionários reconhecem o padrão de qualidade da empresa, antes de exigir deles que o siga?
  • Os funcionários possuem recursos para a execução de um bom trabalho?
  • Os funcionários estão satisfeitos com os salários e as condições da empresa?
  • O que você, como administrador, pode estar fazendo para contribuir para o baixo desempenho dos funcionários?

Respondidas todas estas questões, passe para o próximo passo. Busque por maneiras de solucionar tais problemas.

Distribua trabalhos desafiadores

Uma boa maneira de fazer com que a sua equipe se desenvolva positivamente é oferecer aos seus membros alguns trabalhos importantes e desafiadores. Ofereça-lhes a oportunidade de executar tais trabalhos com alguma liberdade criativa. Assim, você terá a oportunidade de observar do que são capazes, e até se surpreender.

Conceda-lhes algumas responsabilidades

Separe algumas tarefas importantes, que você mesmo costuma realizar, para delegá-las a membros da sua equipe. Você poderá utilizar esta tática quando estiver apertado com prazos, planejamentos, ou desafios ainda maiores. O empowerment é muito utilizado por gestores que desejam delegar funções de gestão para seus colaboradores.

Faça elogios

Quando a sua equipe demonstrar bons resultados, elogie o seu trabalho. Esta atitude fará com que eles se sintam motivados e confiantes em executar suas tarefas. Os elogios servem não somente como uma gratificação, mas também como uma forma  de demonstrar o quanto você aprova a direção em que estão seguindo. 

Envolva-os na tomada de decisões

Os membros da sua equipe poderão se surpreender ao perceberem que você solicita a participação deles na tomada de decisões. E este é o momento de reconhecer quem dos quais estão realmente envolvidos com a empresa. Pois os mais envolvidos colaborarão com as opiniões mais adequadas ao caso solicitado, enquanto os menos envolvidos ou interessados, certamente não darão a devida importância ao assunto.

Avalie o trabalho dos funcionários com freqüência

Ao avaliar a forma como seu funcionário vem desempenhando seu trabalho, seja justo, honesto e objetivo. Isto significa que ele tem o direito de saber se seu trabalho está condizente, ou não, com as expectativas da empresa.

Os especialistas em administração acreditam que uma boa supervisão se dá através da obtenção de resultados obtidos a partir da solução de problemas que, cedo ou tarde, todo administrador irá enfrentar.

Aproveite todas as nossas dicas e transforme o setor de atividades da empresa em que trabalha, no seu maior orgulho.

3 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvida o Administrador deve saber coordenar uma equipe até porquê nós somos avaliados pela nossa capacidade de gerar resultados através da nossa equipe. Um dos maiores desafios do gestor é administrar os conflitos, pois sempre existirá uma necessidade que a empresa não poderá satisfaze e como eles reagem a isso faz muita diferença. Acho muito bom esse pensamento de gestão participativa porque trabalhar com chefes não é muito legal..Já tentei implantar esse modelo de liderança em projetos de execução(operacional) e foi um pouco dificil para todos pois cada um, por não ter um olhar de gestor, dava ideia puxando para interesse próprio e não da empresa. Eles confundiam a participação com camaradagem e “posso ficar solto”, Mas, em nivel tático este modelo é o melhor..é mais fácil delegar responsábiidades, envolve-los nas decisões..os resultados também são otimos. Sou totalmente a favor desse pensamento..bom artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here