Após a lista dos principais livros de administração que saiu pela Revista Times, que você pode conferir aqui, vou fazer aqui minha lista pessoal de livros que ficaram fora desta lista mas que me influenciaram e ajudaram a formar meu estilo de gestão. O Gustavo Periard, em um post recente, fala sobre a importância do acumulo de informações a partir da leitura de livros, blogs e revistas para o desenvolvimento das competências dos gestores. Vale a pena conferir também!

Conheça: A importância da leitura para a formação dos administradores

Muito do que aprendi veio destas fontes, apesar do curso superior e o MBA terem contribuído muito com a base da minha formação, os livros são um meio hábil para aprendermos sobre perspectivas diferentes e novas competências. Por isso, sugiro que você busque bons livros para complementarem a sua formação pessoal e profissional.

E o post de hoje é sobre isso. Dicas de livros que você deve ler, então vamos a lista:

Virando a própria mesa

“Uma história de sucesso empresarial made in Brazil”

Autor: Ricardo Semler

Ricardo Semler é um empresário brasileiro diferenciado. Ele não é conhecido por ser o homem mais rico ou o mais eficiente, porém ele fez algo que até hoje nos surpreende: aplicou conceitos de reengenharia coorporativa e empowerment em sua empresa em plenos anos 90. Se hoje estas ideias ainda são consideradas complexas e de difícil aplicação, imagine naquela época. Além de contar como tudo isso aconteceu, a história da vida do Ricardo Semler é muito interessante e o livro possui excelente ritmo e escrita, não ficando cansativo hora nenhuma. Recomendado para as horas em que não acreditamos que algo é possível.

A arte do começo 

“O Guia Definitivo para Iniciar o Seu Projeto”

Autor: Guy Kawasaki

Livros desenvolvidos sobre e para o empreendedorismo americano não me chamam muito a atenção, uma vez que a forma que desenvolvemos nossas empresas é um pouco diferente da deles, principalmente com relação às nossas formas de financiamento, gestão etc. Porém, nesta obra Guy Kawasaki apresenta ideias e conceitos sobre como atrair investidores para sua empresa e como mantê-los interessados no seu negócio, além de apresentar, também, outras ideias dentro do conceito de empreendedorismo. Vale muito a pena a leitura deste livro!

A estratégia do oceano azul

“Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”

Autor: W. Chan Kim

A obra de W. Chan Kim é obrigatória para qualquer pessoa que esteja empreendendo ou entrando no mercado de trabalho, principalmente se você está enxergando um mercado pesado e de muitos concorrentes. Este livro foca na inovação e diferenciação como alternativa para sua sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos. É uma leitura agradável e altamente recomendada para todo tipo de pessoa, especialmente aqueles que empreendem todos os dias.

Em Ação! Fazendo as coisas acontecerem

“Como liderar sem estar no comando”

Autores: Roger Fisher e Alan Sharp

David Allen oferece nesta obra um sistema prático para organização pessoal, também chamado de método GTD (Getting Things Done). Este sistema ajuda a classificar e organizar suas tarefas em listas, a fim de facilitar a sua aplicação e resolução de problemas. Além, claro, da obra ajudar a organizar nossas ideias e pensamentos do dia-a-dia. Talvez por não ser organizado por natureza eu procurei diversas obras que tratem de organização e entre todas o método GTD foi o melhor que encontrei. E este livro fala um pouco mais sobre este tema. Recomendo!

Jeet kune do

“O método de Bruce Lee”

Autor: Fernando Matsunaga

A obra da vida de Bruce Lee apresenta seus estudos sobre o desenvolvimento pessoal buscando o aperfeiçoamento continuo dentro das artes marciais. Porém, sua obra neste livro se expande para um outro nível, demonstrando insigths sobre filosofia, meditação e busca por um desenvolvimento, não apenas do nosso corpo, mas também da nossa mente. Esta obra é altamente recomendada para qualquer pessoa que está se preparando para enfrentar um grande desafio, seja na vida pessoal ou profissional.

História da riqueza do homem

Autor: Leo Huberman

A obra de Leo Huberman mostra as facetas tristes e questionáveis que existem no capitalismo desde o início da sua história. O livro revela que é importante enxergarmos também os “contras” do nosso modelo econômico e, assim, tentarmos criar um ambiente social e de trabalho que minimize estes fatores. Uma vez que acredita-se que um sistema econômico sustentável é sim possível, é importante buscarmos obras que tratem do assunto. Recomendo muito a leitura desta obra.

A estratégia competitiva desmistificada

Autores: Bruce Greenwald e Judd Kahn

Confesso que não esperava muito da obra dos autores Bruce Greenwald e Judd Hahn, porém hoje é meu manual de administração estratégica de cabeceira, com ótimos cases e ótimo texto a respeito de diversas nuances que compõe a estratégia competitiva. Acredite, sua visão de mercado vai mudar muito com este livro, na melhor obra do gênero que já li. Por isso, recomendo fortemente que você conheça um pouco mais sobre a obra e comece ler hoje mesmo!

Alguns dos livros listados aqui são bem conhecidos do grande público, mas outra parte não é. Por isso resolvemos destacá-los também no título deste post. Queremos que conheçam outras obras além daquelas que todos falam e lêem. Por isso, fica esta sugestão de livros para você ler o quanto antes. Eles serão muito importantes para você.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here