Para Donald Trump, empreendedor pode ser definido com “alguém que pode segurar a pressão”. Falando em uma conferência em Toronto, Canadá, Trump deixou algumas pérolas para os empreendedores locais. Algumas são interessantes e conhecidas, outras como a #5 um pouco confusas, mas não deixam de ser verdadeiras também…

Segue as dicas

#1: Ame o que você está fazendo. Se não, você nunca será bem sucedido. “Se você ama seu trabalho,” diz Trump, “você trabalha com mais afinco, trabalhando mais duramente, será melhor nele.” É mais fácil
ser bom em algo quando você ama o que você está fazendo.

#2: Nunca desista. Isto é realmente importante. “Você não terá êxito se parar. Assim não pare!”. Esta dica está ligada a primeira, “Se você ama algo que faz, você é menos inclinado a parar.” Logo: Faça o que ama e não desista nunca.

#3: Faça sua própria sorte. Algumas pessoas são mais afortunadas do que outras. A “sorte é importante,” diz Trump. “Quanto mais duramente você trabalha, mais sorte você consegue.” Ele contou uma história que ilustra como seu próprio comportamento mudou sua sorte no negócio. Depois que tinha conseguido um determinado nível do sucesso, Trump “perdeu o foco” e não trabalhou tão arduamente. O resultado saiu caro: $9.2 bilhões no buraco. A moral da história: Você pode fazer sua própria sorte. Você pode mudar sua sorte se você permanecer focalizado e trabalhar duramente. “Você tem o poder sobre a sorte,” diz Trump.

#4: Às vezes você deve ir contra a maré. “Às vezes você apenas tem que ir com seu instinto,” Trump. Às vezes as maiores oportunidades se encontram no sentido contrário que todos estão indo. “Mas,” adverte, “é preciso conhecer muito bem seu negócio para seguir seus instintos.” Quando todos estao vendendo, talvez aquele é mais melhor momento para comprar. “Mas você sabe melhor se o que está fazendo é o correto.”

#5: Ter as melhores pessoas ao seu redor, mas não confiar nelas. Como muitos de nós, o Trump sempre acreditou na máxima: “Tenha as melhores pessoas e confie nelas”. Agora, diz ele, seleciona as melhores pessoas para trabalhar com ele, porém não confia nelas. Ou seja, não esquecer de manter o controle sobre seu negócio. “Preste atenção,” Trump recomenda. “Se o respeitam, ou o temem mesmo, não o roubarão às cegas.”

#6: Reconhecer quando você perde o momento. Às vezes nós podemos todos perder o momento. Se essa vez vier, você necessita saber sobre ele. “Se você o perde, você pode perder tudo,” adverte. Como você pode evitar esta armadilha? Recomenda simplesmente “mantenha o foco”.

#7: Ter sempre um acordo “pré-nupcial”. O Trump adverte seriamente que as “empresas podem ser destruídas por esta.” Esta dica vale para ele mesmo que passou por um divórcio milionário. Trump citou também Paul McCartney como um caso recente. Trump recomenda “proteja seu negócio” porque “58% das uniões terminam no divórcio. É feio, mas você necessita um. Para ser um vencedor, você tem que pensar como um vencedor.”

Pode-se até não concordar com Donald Trump, porém é ralidade que o mundo dos negócios é um mundo difícil e competitivo, cheio de armadilhas para todos os candidatos a empreendedores. Neste sentido seus conselhos são valiosos. Mesmo não concordando com esta “filosofia Trump”, lembrem-se que ele é um bilionário, que já esteve perto da falência algumas vezes, e hoje é um dos empreendedores mais bem sucedidos.

No caso destas dicas, use aquelas que lhe são mais úteis.

Sobre o Autor:
Andrei Lima, administrador e consultor do Sebrae em Goiás. Editor do blog (com)gestão – www.comgestao.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here