Nos últimos 5 anos, houve um crescimento súbito no surgimento e no crescimento dos e-commerces, os quais são chamados também de lojas virtuais no Brasil. Como o próprio nome diz, uma loja virtual é uma loja dentro da internet, ou seja, totalmente digital.

Há dois modelos de negócios principais nesse segmento, o primeiro é quando a loja física também apresenta uma loja virtual, e o segundo é quando somente existe a loja virtual. Esses modelos podem funcionar bem dependendo do mercado de atuação das lojas e há vários fatores que determinam o sucesso de uma e-commerce. No Brasil, grande parte das lojas físicas de grande destaque passaram a ter também loja virtual, tal como Loja Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza. Sendo que elas estão entre as e-commerces mais bem-sucedidas do Brasil.

Hoje, cada vez mais as pessoas estão realizando grande parte das suas compras online, já que isso traz muito mais praticidade e mais comodidade para os seus dia-a-dias agitados e  corridos. Com alguns toques no celular é possível comprar praticamente tudo e pagando com diversos métodos de pagamentos e opções de delivery. Dá para pagar com paypal, por exemplo, e também ter um delivery em poucas horas, duas vantagens do mundo das compras digitais.

Ao mesmo tempo que há cada vez mais interesse em negócios virtuais, há também mais competitividade, o que é positivo para os consumidores e os clientes, os quais são expostos a melhores condições de compras e podem fazer melhores escolhas de como querem gastar o seu dinheiro.

e-commerce

O mercado consumidor para as lojas virtuais é extremamente aquecido, mas a competição é alta, por isso não é uma tarefa fácil estabelecer um comércio eletrônico bem-sucedido, atraindo e, mais importante, fidelizando clientes enquanto se destaca dos seus competidores. Alguns casos de sucesso são a gigante chinesa Aliexpress e a gigante americana Amazon, as duas se tornaram muito mais do que lojas virtuais, mas sim mercados online, trazendo várias lojas dentro dos seus sites e oferecendo praticamente todo o tipo de produto que se possa imaginar e desejar.

Indo em outra direção, há e-commerces altamente especializadas e que encontram um nicho bem definido para ser bem-sucedidas. Um desses casos é a americana Etsy, a qual foi lançada há quase 15 anos para ser uma plataforma de venda a artistas e hoje é a principal referência em produtos artesanais.

Ou seja, há inúmeros casos de sucesso de empresas que estão dando supercerto no meio online. Para que uma e-commerce seja bem-sucedida há alguns pontos básicos:

  • A loja precisa trazer uma boa experiência para usuário, ou seja, uma excelente navegação confiável utilizando as ferramentas e as aplicações mais modernas da atualidade,
  • A loja também precisa funcionar em todos os dispositivos móveis apresentando até mesmo um aplicativo próprio,
  • A loja deve trazer preços competitivos com mais vantagens do que as lojas físicas através de vários tipos de descontos,
  • A loja deve oferecer também vários métodos de pagamento e um delivery rápido,
  • A loja deve ter um excelente marketing digital trabalhando nas redes sociais e no SEO
  • Por fim, a loja precisa ter uma cadeia de suprimentos estável e segura para fornecer os produtos que os seus clientes esperam.

Esses são alguns pontos importantes que vão fazer um e-commerce se destacar dos outros. Os produtos vendidos têm um papel fundamental, já que eles são os protagonistas de toda a venda. Antes de pensar em abrir um e-commerce é importante entender o que se quer vender, com um bom produto é preciso seguir trabalhando nos diversos segmentos citados acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here