Começar um novo negócio nunca é fácil. Não apenas pelo fato de alguns empreendedores largarem a estabilidade de um emprego para se aventurar no mundo instável dos novos negócios, mas também pela alta taxa de mortalidade destes negócios nos primeiros anos. Onde, das poucas empresas que sobram, apenas algumas resistem após 5 anos de vida. São dados tristes, mas realistas.

Não existe formula mágica para ter sucesso em um novo negócio, isto é fato! Porém, é possível sim seguir algumas dicas que vão possibilitar a sua empresa estar mais preparada para diversos entraves que vão aparecer no caminho até o topo. Alguns deles são tradicionais como a necessidade do cuidado excessivo com o fluxo de caixa, porém, neste artigo vou dar algumas dicas que são comuns a muitas empresas de sucesso:

Procure um mercado novo, se não for possível, procure um mercado sem barreiras: Algumas empresas têm a competência de conseguirem criar mercados onde parece não haver mais possibilidade de novos Players. Por exemplo, quem imaginaria que a Apple conseguiria uma parte substancial do mercado de música com o Itunes? Porém, caso você não consiga criar um mercado novo, então procure um onde os concorrentes desenvolveram poucas barreiras para novos entrantes. A Sony reinava absoluta no mercado de consoles domésticos, porém a Microsoft enxergou um mercado com poucas barreiras e conseguiu abocanhar fatia relevante do mercado.

Desenvolva sua empresa sobre valores que você acredita serem fundamentais: Se você acredita que a honestidade é uma característica que todos deveriam ter, por que então não cobrar isto dos seus colaboradores? Se acredita que a boa qualidade é fundamental, crie uma filosofia que mostre isto, transmita a sua idéia e motivação para seus colaboradores e clientes, tenha orgulho de sua empresa.

Mensure uma margem aceitável: Você, a grosso modo, deve conseguir fabricar ou comprar produtos a um preço menor do que vende, e esta diferença deve ser capaz de sanar todas as despesas de sua empresa e lhe dar um retorno aceitável. Se isto não é possível, talvez o negócio não seja tão bom assim.

Seja fiel aos seus clientes: Antes de esperar fidelidade de seus clientes, seja você fiel a eles, seja transparentes e honesto, mostre o que tem de melhor sem exagerar, procure ao máximo evitar criar expectativas que não podem ser satisfeitas por seus produtos.

Também seja fiel a seus fornecedores: Por mais que exista uma verdadeira luta entre você e seus fornecedores em busca de melhores prazos e preços, é importante enxergá-los como parceiros. Seja amigo de seus fornecedores, procure sempre acordos onde as duas partes tem a ganhar.

Mensure as suas despesas e cumpra qualquer orçamento: Sempre tenha atenção redobrada a respeito de despesas e custos. Se criou um orçamento com X de recursos, faça o possível para que este orçamento não corra fora do planejado, isto fará um bem inestimável para seu fluxo de caixa e para o retorno do seu investimento.

Seja realista: Não adianta ficar esperando milagres. Um bom negócio é feito mais por transpiração do que por inspiração, se conseguir ser eficiente e com o pé no chão, já garanto uma boa vantagem sobre os sonhadores.

E você quais dicas tem para quem esta começando a empreender, vamos compartilhar!

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito das dicas e tenho uma que talvez possa ajudar novos empreendedores comigo está dando certo, teno um empresa de papelaria, xerox, impressões, cartão de visita, encadernação, impresão de fotos etc … mas quando calmou o movimento da faculdade onde fica a empresa pensei em colocar outros tipos de mercadorias como por ex: refrigerantes, picolés, sorvetes, e pcs com jogos até agora é o que está mantendo meus gastos da empresa.

    • Ola Fabiano,

      Boa dica, como seus produtos sofre de problemas de sazonalidade a melhor opção é oferecer serviços e produtos extras para manter uma homogeneidade do seu fluxo de caixa.

  2. entrar no mundo dos negócios não é tão fácil assim, precisamos ter um acompanhamento de acessória  pois de onde tira que não bota a tendencia é faltar.

    • É importante estar preparado sim, jerônimo. Assim você entra no mercado com uma vantagem competitiva a mais. Muitas pessoas não tem nenhum preparo para isso.

    • É importante estar preparado sim, jerônimo. Assim você entra no mercado com uma vantagem competitiva a mais. Muitas pessoas não tem nenhum preparo para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here