Dicas para desenvolver um plano de negócios viável

Para ter sucesso, toda pequena empresa precisa ter os pés no chão, e para nós gestores, pé no chão é sinônimo de planejamento, mensuração, pesquisa, controle etc. Uma ferramenta que une todos estes princípios de forma organizada é o plano de negócios, tema constantemente debatido aqui no Sobre Administração. Porém, achamos que ele ainda está longe de ser esgotado, por isso, este artigo vai trazer algumas dicas adicionais para um melhor aproveitamento e desenvolvimento do seu plano de negócio. Confira:

Dicas para Plano de Negócios

Clareza: Você precisa ter clareza em todos os aspectos do seu plano de negócios, desde o objetivo de sua empresa até a linguagem utilizada para desenvolvê-lo. Lembre-se que você, provavelmente, não será o único a utilizar as informações constantes no seu plano de negócios. Clareza é tudo!

Qual o motivo da escolha deste negócio: Você possui paixão pela área em que atua? Possui experiência nela? Qual motivo o fez escolhê-la? Existe realmente uma boa oportunidade a ser aproveitada? Todas estas informações devem estar presentes no seu plano de negócios.

Saiba onde quer chegar: Escolha um objetivo para sua empresa atingir daqui a 5 anos e os transforme em objetivos menores que, no fim, irão convergir para objetivo maior. Faça seu planejamento baseado nisto: o caminho traçado tem que te levar a algum lugar.

Pesquise tudo: Faça uma pesquisa completa com relação a custos e informações necessárias para manter sua empresa, desde custos de mão de obra, passando por fornecedores, mercado, distribuição, publicidade, politica, etc. Quanto mais informações você tiver sobre o seu negócio, melhor será o desenvolvimento do seu Plano de Negócios.

Compartilhe seu plano de negócios: Mostre seu plano de negócios para pessoas de confiança e peça opiniões, muitas vezes deixamos detalhes importantes passarem por simples falta de atenção.

Faça Benchmarking: Conheça, no seu mercado de atuação, outros modelos de negócios e praticas que possam ser utilizadas como inspiração, procure ajuda sempre que necessário. A gestão é algo que muda constantemente e, por isso, te obriga a melhorar sempre.

Escreva o plano de negócios sozinho: É interessante a ideia de contratar alguém para escrevê-lo por você, porém, nem sempre isto é indicado. Quando o próprio empreendedor cria o plano de negócios de sua empresa, é possível que ele conheça melhor o seu negócio, além de poder aprender um pouco mais sobre muitas ferramentas que vão auxiliá-lo na gestão da empresa.

Mantenha os pés no chão: Seu plano de negócios tem que ser viável. Caso perceba que ele está fugindo deste objetivo, ligue a luz de alerta! Talvez seja a hora de repensar todo o negócio. Reconhecer os erros e consertá-los rapidamente é uma virtude que poucos empreendedores possuem.

Estas foram algumas dicas que irão auxiliá-lo na hora de criar um plano de negócios viável para sua empresa. É preciso que o gestor analise friamente as informações sobre sua empresa para que possa organizá-las de forma correta no Plano. Tenha atenção e dedicação, faça o melhor que puder, afinal, um Plano de Negócios viável e bem pensado pode abrir muitas portas para sua empresa.

Leia mais sobre Plano de Negócios:

– Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 1

– Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 2

– Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 3

– Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 4

– Como criar e montar um Plano de Negócios – Parte 5

– Resenha: Livro Plano de Negócios – Seu guia definitivo

– Você sabe o que é um modelo de negócios?