É muito comum escutarmos empreendedores proferindo frases como: “Fechamos porque não conseguimos vencer este novo concorrente” ou “fechamos porque não conseguimos mais dinheiro nos bancos”. Os empreendedores que falham rapidamente tentam colocar a culpa em alguma organização ou evento isolado. Porém, na maioria das vezes, o motivo da falência da empresa não é a falta de capital financeiro ou problemas ambientais, e sim falta de capital intelectual, falta de pessoas para pensar.

A função de uma empresa é suprir uma necessidade do mercado, é assim que ele se torna rentável. Por isso, ela deve sim retorno financeiro sobre o capital investido aos sócios, mas isto só é possível caso sua função primária esteja sendo realizada com sucesso, e para isto é necessário profissionais pensando.

É importante que a empresa conheça os funcionários que contrata, buscando informações antes e depois da contratação. Eu sempre gosto de fazer as seguintes perguntas aos colaboradores da minha empresa:

  • O que você aprendeu nos últimos dias?
  • O que espera aprender hoje?
  • Você registra o que é aprendido?
  • Como você aplica o que aprendeu?
  • Você procura melhorar mesmo aquilo que já considera bom?
  • Você transmite seu conhecimento para os outros?

Estas perguntas servem para mostrar um pouco do como sua empresa esta trabalhando seu capital intelectual, em como a informação útil ao seus gestores está sendo trabalhada e compartilhada.

Acredito que hoje uma empresa que possui boas bases para trabalhar seu capital intelectual consegue uma alavancagem estratégica tão boa quanto uma que consegue boa alavacagem financeira. Uma vez que a melhoria dos métodos de ação é tão importante como a melhora dos níveis de caixa e liquidez de sua empresa.

E vocês também acreditam que o capital intelectual é tão importante quanto o financeiro? Como fazem para lidar com estes fatores? Comente!

8 COMENTÁRIOS

  1. OLÁ,MEU NOME É TONY BACELAR INICIE MINHA FACULDADE A UNS 3MESES É UM MUNDO OTIMO TOW EXPANDIDO MEUS CONHECIMENTO E TRABALHO EM UM PROVEDOR QUE CONTEM 150 CLIENTE É ALGO NOVO PARA MIM,VOCE PODERIA ME AJUDAR NESSA QUESTAO DE EMPRESA.

    • Olá Tony, tudo bom?
      Que bom que está gostando da faculdade, com certeza é um mundo bem legal que oferece muitas oportunidades.
      Só não entendi bem em que você precisa de ajuda.

      Obrigado pela participação!
      Abraço

  2. Isso é algo que as empresas se esquecem de valorizar. Já tive várias decepções por sair da faculdade de Adm. acreditando que as empresas aplicavam tudo o que eu estudava e que isso não era verdade.
    Na maioria das empresas, das quais eu trabalhei, o único interesse era de que os funcionários fizessem seu trabalho e não discutissem nada. E nas que “davam” liberdade apenas ouviam e diziam: é mas as coisas são assim mesmo, não dá pra mudar.
    Uma visão totalmente despreparada para a realidade atual!

    • Jessica nem toda empresa vai por este caminho, desistir ou procurar generalizar todas as empresas por poucas experiências ruins so vai piorar este quadro, se a direção possui esta miopia, tente subir na hierarquia e mudar as cosias você mesmo, sempre há espaço na empresa para quem quer trazer resultado.

  3. bom dia senhores academicos em adm, empresarios e demais visitantes, tou me formando em novembro de 2012 em administraçao de empresas-UESPI-, pretendo trabalhar com consultoria e me coloco a disposiçao, estou preparado e busco sempre estar me atualizando. tenham um bom dia.

  4. Olá sou Patrícia Monteiro, estou no ultimo ano de curso, administração de empresa, gostaria muito que me ajudasse nalgumas temas ( trabalho de fim de curso) relacionadas com auditoria financeira. Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here