Estudar não é fácil. É necessário gastar tempo, energia, dinheiro e vários outros recursos preciosos para ter uma boa formação profissional. E o resultado alcançado com os estudos é sempre compensador, uma vez que o conhecimento é um dos bens mais importantes que podemos conseguir. Assim, considerando a importância dos estudos para um profissional, vamos apresentar hoje algumas dicas para potencializar o seu processo de aprendizagem, começando por onde estudar em casa. 

Como escolher um bom lugar para estudos

Como todos sabem, é fundamental ter um bom local para estudar, de preferência que seja um ambiente tranquilo e organizado. Assim, preparamos uma lista com ótimas dicas que vão ajudá-lo a escolher o melhor local para seus estudos. Vamos às dicas:

Compreenda suas necessidades

As pessoas são diferentes, com diferentes comportamentos e necessidades. E estas diferenças refletem na forma como aprendemos. Existem pessoas que precisam de uma área completamente silenciosa para os estudos, outras não têm esta necessidade. Em alguns casos, existem pessoas que gostam de estudar ouvindo música, por exemplo.

local de estudos

Assim, o primeiro passo para escolher onde estudar é compreender qual tipo de lugar é mais eficaz para seus estudos: silencioso ou movimentado? Dentro do quarto ou na varanda? Identifique um local onde você se sinta melhor, onde você atinja um maior grau de concentração.

Ocupe o lugar que achou ideal

Após compreender qual é sua necessidade e escolher o melhor local para estudar, ocupe-o e reivindique-o como sua área de estudos. De preferência, deixe seus materiais naquele lugar, de forma organizada. Desta forma, estabelecemos um local fixo para os estudos, criando um sentimento de rotina, que é essencial para se estudar bem. Além, claro, de não ter que entrar em conflito com outras pessoas sempre que quiser utilizar aquele espaço.

Organize o local para que você fique confortável

Adapte o local que escolheu para estudar para que se torne realmente confortável para você. Preocupe-se principalmente com a posição do seu corpo, vigie para que não fique em uma posição desconfortável, causando dores nas suas costas, pescoço e punhos, por exemplo. Eu mesmo já machuquei muito minhas costas e pescoço por não dar devida atenção a estes detalhes.

Por isso, escolha sempre uma boa mesa, com uma cadeira adequada para leitura. Evite sofás, redes ou mesmo o chão. Dê preferência também a ambientes bem iluminados para evitar transtornos que podem lhe causar sérios problemas no futuro.

Deixe tudo à mão

Parar os estudos toda que vez que precisar de um livro, caderno, tablet etc., é algo bem desagradável, uma vez que quebra a sua rotina de estudos. Além disso, causa stress e desmotivação, uma vez que sempre que você retornar à mesa terá que retomar o raciocínio do que estava sendo estudado. Por isso, antes de iniciar as sessões de estudo, coloque todo material que irá utilizar próximo ao seu local de estudos. Tenha tudo à mão, como: lápis, canetas, livros, cadernos, água e algum lanche,.

Tenha compromisso

Agora que tem seu próprio lugar de estudos, equipado e preparado para você, é hora de ter compromisso com os estudos. Para isso, reserve um tempo diário para estudar, dedique-se ao máximo aos livros e apostilas. Mesmo que você não esteja na faculdade, procure fazer um curso bacana ou mesmo uma pós-graduação. Mantenha-se sempre atualizado e estudando. Tenha compromisso com sua carreira.

E vocês quais dicas tem para quem quer organizar um local para estudar? O que, na opinião de vocês, não pode faltar em um bom ambiente de estudos? Compartilhe suas experiências, conte para nós! Participe!!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here