Você sabe realmente como anda a saúde financeira da sua empresa? Independente de seu empreendimento está no vermelho ou no azul, identificar a situação financeira atual é a melhor forma de traçar novos rumos e tomar as melhores decisões para o sucesso do seu negócio.

Conhecer a situação atual é o primeiro passo para melhorá-la

O controle financeiro é indispensável para quem deseja ter um empreendimento de sucesso. Para isso, é preciso ter organização e tomar conhecimento diariamente sobre algumas informações de suma importância para uma gestão eficaz. Confira  alguns itens que você não pode perder de vista em sua rotina empresarial:

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Transações bancárias;
  • Estoque;
  • Compras.

controle-financeiro

Fluxo de caixa precisa ser hábito

O que foi recebido e gasto durante um período de tempo específico é o famoso fluxo de caixa. O ideal é que ele seja realizado diariamente. Dessa forma, você poderá ter total controle financeiro do empreendimento e realizar um planejamento eficaz. Além disso, ciente do fluxo de caixa da sua empresa, você pode identificar rapidamente se houve alguma fraude e tomar as decisões cabíveis.

De olho nos gastos e recebimentos futuros

Quando é a melhor data para sua empresa fazer pagamentos de fornecedores? Se você não tem a menor ideia dessa resposta, então é porque ainda não implementou o fluxo de caixa projetado.

A partir dessa prática, você poderá não só descobrir as melhores datas de vencimento para as contas a pagar, mas também tomar conhecimento do seu verdadeiro poder de negociação. Todos os gastos e recebimentos para os próximos meses devem ser listados.

Para isso, basta incluir vendas e pagamentos que foram parcelados, financiamentos, transações via cartão de crédito, duplicatas, entre outros.

Nunca misture recursos da empresa com os pessoais

Esse é um dos maiores desafios na vida de muitos empreendedores, independente do porte da empresa. Quando o negócio é totalmente de uma pessoa, fica mais fácil criar essa mistura perigosa. De acordo com economistas, os bens particulares nunca deveriam ser confundidos com os bens da organização. Muitas vezes essa prática traz endividamentos imprevistos para os empresários.

Com o fluxo de caixa em dia, a tentação de usar o dinheiro da empresa para bancar seus gastos pessoais pode se tornar menor. Mesmo que você acabe fazendo isso, que não é o recomendado, você saberá exatamente o quanto devolver e assim manterá o foco.

Planejar é preciso

O primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento é o planejamento. Com ele, é possível traçar planos, táticas e metas para conquistar objetivos. Mas, sem conhecer a atual situação financeira do seu negócio, não é possível planejar e sim apenas sonhar. Isso porque não há como obter êxito em estratégias e ações com base em suposições.  Ou seja, ter o controle financeiro serve não apenas para colocar você por dentro do que se passa em sua empresa, mas também possibilita um planejamento eficaz.

Como tornar o controle financeiro da sua empresa mais fácil

Para quem não é contador ou economista, manter as finanças empresariais sob controle pode ser um desafio e tanto. Mas, hoje em dia, realizar o fluxo de caixa, por exemplo, não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Já existem soluções no mercado que facilitam a vida dos empreendedores como o VHSYS . Esse sistema de gestão empresarial online é capaz não só de prever receitas e despesas, mas também colaborar positivamente com a saúde financeira de seu empreendimento. Outra vantagem é que você pode realizar um teste gratuito com esse software.

7 COMENTÁRIOS

  1. ola amigo gostaria muito de realizar meu objtivo em ajudar meu irmao rodrigo nos 2 estacionamento dele um fica na rua afonso dias numero47 outro fica na santos ferreira coma rua cassimiro de ebreu no numero35 mas moro ao lado do mercado da hora numero 181 tambem gostaria de ter uma maquina de orveloque de 5 fio outra maquina de trico e outra maquina de por as pedrinhas no chinelo havaina mas nao tenho condicoes de reformar o estacionamento e por maquinarios novo te convido para dividir as depezas comigo em ser meu socio ok me objetivo e que todo continuem trabalhando com um lugar melhor e mais acochegante e e saber a como administrar minha empresa socio ok se pouder me ajudar te agraco muito eu ana paula de canoas brasil

  2. gostaria de saber quanto tempo leva pra estar com CRA pronto aparti da data que apresento a documentacao na casa de administracao?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here