Dicas para Monografia e TCC – Apresentação/defesa

21
154 Flares 154 Flares ×

E a jornada continua pessoal! Depois de escolher o orientador e o tema para sua monografia, definir qual será a linha de pesquisa e utilizar os melhores métodos para encontrar conteúdo de qualidade, além de considerar aspectos importantes sobre sua monografia, o aluno precisa finalizar seu trabalho e apresentá-lo, fazer a defesa de seu TCC frente à banca examinadora. Este é, sem dúvidas, um dos momentos mais temidos pelo formandos, mas que pode ser uma tarefa muito simples se ele estiver bem preparado. Confira as dicas que separamos pra vocês!

Dicas para Monografia e TCC   Apresentação/defesaEstá precisando de ajuda com sua monografia (TCC)?

Conheça nosso e-book “Como fazer uma monografia de sucesso“, com inúmeras dicas imperdíveis para você fazer sua monografia sem stress. Aprenda a escolher o orientador e o tema de sua monografia, formatar o trabalho segundo as normas ABNT, preparar os slides da defesa e muito mais!

Dicas para Monografia e TCC   Apresentação/defesa

Neste momento final, o aluno precisa demonstrar todo o seu conhecimento sobre a monografia elaborada durante tantos meses. A banca examinadora que ver um aluno preparado e que saiba responder toda e qualquer questão sobre o seu trabalho, seja sobre a forma como foi escolhido o tema, como funciona a ferramenta utilizada, como se chegou aos resultados finais etc.

Por isso, selecionei algumas dicas muito importantes que você deve considerar antes, durante e após sua apresentação. Confira abaixo as melhores dicas para uma apresentação de TCC bem sucedida. Tome nota e use-as com moderação:

Dicas para a apresentação/defesa da sua monografia

Antes da defesa
  • Escolha um tema que você tenha facilidade em falar sobre, pesquisar, analisar etc., enfim um tema que seja fácil para você defender frente à banca. Estar à vontade neste momento é fundamental.
  • Conheça bem o trabalho elaborado, tome nota de cada ação feita durante a preparação da monografia. Na hora da defesa você precisa estar preparado para explicar qualquer coisa que seja questionada sobre seu TCC. Nunca pague para alguém fazer seu trabalho! Nunca!
  • Inclua em sua apresentação de slides apenas aquilo que é primordial para a explicação do seu trabalho. Você terá um tempo determinado para defender seu trabalho (em geral 20 ou 30 minutos), por isso não poderá se estender demais na apresentação.
  • Prepare um resumo consistente do seu trabalho, pois é em cima dele que você montará sua defesa e apresentação de slides. Estruture seu texto em tópicos, contemplando aquilo de mais importante que poderia ser dito sobre determinada parte. Mas atenção, não leia nada durante sua defesa, utilize este resumo apenas para estudo antes da apresentação.
  • Treine sua apresentação. Muitas pessoas aconselham que você treine em frente a um espelho, eu prefiro que você treine em frente às pessoas mesmo (familiares, amigos, namorada etc.), desta forma você poderá simular melhor a situação de falar para pessoas. Controle sempre o tempo.
  • Durma bem na noite anterior, descanse a mente e esteja preparado. Stress neste momento é algo totalmente dispensável, não acha?
  • Vista-se adequadamente para a ocasião, como se fosse para uma entrevista de emprego ou uma apresentação em uma grande empresa. Valorize o seu momento, transmita credibilidade, tudo que puder contar pontos a seu favor é válido, mas sem exageros, claro.
  • Chegue cedo. É muito importante conhecer o local da sua apresentação, bem como questões sobre arquivo eletrônico funcionando, notebook carregado ou com tomada próxima, iluminação, posição para falar e espaço para se movimentar. Domine todas as variáveis que puder.
Durante a defesa
  • Tenha muita calma, fique tranquilo, concentrado e tudo sairá bem. Quanto maior o seu nível de nervosismo, maior será a chance de seu cérebro te pregar uma peça, por isso mantenha a calma e faça exatamente aquilo que você treinou várias vezes.
  • Olhe nos olhos dos professores da sua banca, demonstre confiança e propriedade ao falar. Os professores costumam cobrar mais daqueles alunos que estão visivelmente despreparados para defender seu trabalho, por isso mostre que está preparado e que tem competência para estar lá.
  • Não fale mais do que você sabe. Muitos alunos acham que falando difícil terão maior nota, ledo engano. Quanto mais você usar o “embromation” pior será pra você. Explique tudo aquilo que você estudou, com propriedade. Deixe o “achismo” em casa.
  • Mantenha um vocabulário adequado, bem como gestos e postura. Mostre que você está seguro para falar, movimente-se quando puder, mas de forma confiante.
  • Nunca peça desculpas por ter esquecido algo ou gaguejado etc. (nervosismo é normal), corrija apenas os erros de conteúdo, de preferência no final da apresentação. Evite interromper sua apresentação por qualquer coisa, isso acaba com sua concentração e linha de raciocínio.
  • Mantenha um ritmo adequado de apresentação, não corra demais, não seja devagar demais, não grite e não atropele os tópicos. Com base no seu treinamento, sinta o momento e adeque seu ritmo de apresentação para que todos possam acompanhar seu raciocínio e entender o seu TCC.
Depois da defesa
  • Agradeça a atenção de todos. Mostre o quanto foi importante para você realizar esta pesquisa. Valorizar o seu trabalho e a sua experiência com ele é importante para demonstrar que você não estava brincando quando fez sua monografia.
  • Mostre que você está aberto e disponível para tirar qualquer dúvida sobre seu trabalho.
  • Não compre briga com a sua banca. Se os professores criticarem seu trabalho, seja humilde e reconheça o erro, ou discuta amigavelmente sobre sua perspectiva e também a de seu orientador.
  • Em algumas situações, a banca pede que o aluno leve o trabalho para casa e refaça algumas partes do trabalho. Sim, isso deixa qualquer aluno indignado. Mas não demonstre insatisfação perante a banca, seja humilde mais uma vez e tome isto como uma lição para seu aprendizado e não uma afronta pessoal.

Bom pessoal, este foi o quarto post da nossa série sobre Dicas de como criar uma monografia/TCC de sucesso. Em breve teremos um novo post com mais dicas úteis para ajudá-los neste momento tão importante e desesperador da graduação. Aguardem! Dicas para Monografia e TCC   Apresentação/defesa

Tem alguma sugestão para compartilhar? Deixe-a abaixo nos comentários!

21 COMENTÁRIOS

  1. Hummm, vou fazer uma série dessa sobre TCCs na educação, gostei bastante. Só não sei escrever assim por tópicos, tipo chamando muito a ateção, ou "ditando" regras, meus textos são muito dialógicos eu acho. Mas esse molde mais imperativo casa melhor num texto do tipo o que fazer, né? Que acha?

    • Olá Rosana, tudo bom?
      Acredito que esta forma de escrever em tópicos auxilia muito na fixação do conteúdo por parte dos leitores. A lista é um recurso mto utilizado para destacar itens e melhorar a absorção do conteúdo.
      Obrigado por sua visita.
      Um abraço!

  2. OIii Gustavo.. tudo bem?
    Vou defender minha monografia agora dia 25 de julho, estou perdida no que colocar nos slides, se puder me dar algumas dicas de como montar os slides, o que posso colocar ficarei grata..

    • Olá Daniela, tudo bom?
      Nos slides você precisa por o essencial do seu trabalho. Os conceitos principais, os resultados da pesquisa (graficos, tabelas, imagens, fotos etc). Tudo muito sucinto e objetivo, sem mto texto nos slides e sem uma quantidade grande de slides desnecessarios. Respeite sempre o tempo da sua apresentação.
      Boa sorte na sua defesa!
      Um abraço.

  3. Olá Gustavo, li suas dicas de apresentação!São excelentes, nem magina que era vc o autor. Foquei muito feliz quando terminei de lê-las e vi queé um colega da uff tb!!! Talvéz não se lembre de mim mas sou aluna de adm tb,vou defender meu trabalho esta sexta-feira!!! rss Abs Sheila

    • Olá Sheila, tudo bom?
      Bom também saber que o pessoal da UFF tá acessando o blog e curtindo as dicas. Espero que elas ajudem bastante gente. :)
      Boa sorte na sua defesa, espero que se saia muito bem.
      Obrigado pela visita e participação.
      Um abraço!

  4. Corra, mas com cuidado. Revise seu trabalhos quantas vezes puder para não deixar passar nenhum erro. Boa sorte em mais esta jornada! :)

  5. Olá Gustavo, tudo bem?
    Gostei muito do conteúdo desse site. Estou cursando o 4º periodo de administração e já estou pensando em iniciar minha pesquisa para montar o meu TCC, mas não tenho absolutamente nada em mente.
    Vc poderia citar alguns assuntos que acha interessante?
    Obrigada!

  6. Ola Gustavo,sobre esse e-book ” como fazer uma monografia de sucesso ” que está ai como link para comprar, gostaria de saber se não tem ele em versão de livro, vai me ajudar bastante na minha monografia que estou fazendo.

    • Olá Rafaele, tudo bom?
      Nosso e-book é disponibilizado apenas em versão online, por enquanto. Desta forma, você pode acessá-lo de qualquer lugar, a partir de seu computador, notebook, celular, smartphone etc. Acredito que ele será muito útil para você sim, pois aborda todas as etapas do processo de criação de uma Monografia.
      Você fará uma excelente aquisição, tenho certeza.
      Boa sorte em seus estudos e em sua Monografia.
      Grande abraço!

  7. Super Interessante adorei, são dicas totalmente bem elaboradas e bem vindas por sinal, pois hoje me encontro no 2° período do curso de letras licenciatura em língua Portuguesa pela UEMA, e me vejo meio que desesperada, com tanta que é a pressão sobre um candidato á apresentar um TCC. Tive o previlegio de assistir uma apresentação e dá para se sentir que não é fácil, e que não é difícil se atentarmos bem para essas dicas excelentes ao nosso dispor.
    muito obrigada! e starei sempre revisando sobre este assunto.

  8. Muito boa estas dicas, me ajudaram muito, vou apresentar meu tcc de tec. em Meio Ambiente no sábado, você acredita que apresentação de trabalho tecnico pode ser menos complexo? desde já agradeço.

  9. Boa tarde Gustavo, estou no 7º Perído de Engenharia Civil e e estou com a mesma dúvida da Ingrid em relação ao meu TCC vc poderia me ajudar sobre algum assunto?

Deixe um comentário